Está na hora de apresentar aquele relatório no final do mês? Saber quantas ligações sua campanha gerou pode ser uma ótima métrica a ser compartilhada!
Todo mundo que trabalha com marketing enfrenta o mesmo desafio em comum ao final do mês: provar os resultados. Atualmente, existem diversas formas de se apresentar os números no final do mês, seja para os clientes da sua agência, ou para os gestores da empresa em que você trabalha.
Uma maneira muito interessante de provar o impacto das suas ações é identificar quantas chamadas telefônicas foram geradas por cada anúncio. E hoje, nós vamos mostrar para você como isso pode ser feito.
Vamos lá?
Por que saber quantas ligações minha campanha gerou é importante?
Com tantas métricas disponibilizadas na tela, como acessos, cliques, número de leads que preencheram formulário X… por que, ainda assim, é importante saber quantas ligações minha campanha está gerando?
Bom, pensa com a gente: se você fosse dono da empresa Y e quisesse saber da efetividade de suas campanhas de marketing, quais dados você gostaria de ter na mesa para saber se tomou as decisões certas?
Quantos cliques e visualizações o anúncio teve ou quantas ligações, efetivamente, ele gerou ao seu negócio? O número de visitantes do site ou quantos leads ligaram e converteram em venda pelo telefone?
Pois é, saber quantas ligações foram geradas pelas campanhas é infinitamente mais atrativo do ponto de vista de vendas e marketing. Afinal, o telefone é o canal de contato mais promissor para as empresas. Pois é através dele que os clientes entram em contato quando estão com um senso maior de urgência.
Você sabia que 80% dos consumidores preferem conversar com agentes humanos ao invés de preencher formulários ou conversar com um chatbot?
fonte: Amdocs
Além disso, o tradicional preenchimento de formulários pode trazer alguns danos ao seu processo de vendas. Como:
- A taxa de resposta: que, ao contrário de ligações telefônicas, cai bruscamente por conta de perda de dados ou preenchimento errado. As ligações, por sua vez, são 100% respondidas;
- Informações falsas: pois a maioria dos formulários contêm dados falsos ou faltando. Afinal, o lead tem medo de ser abordado de forma antiética pelas empresas;
- Qualidade dos leads: quem liga para a sua empresa tem mais chances de fechar negócio, logo, são mais qualificados e convertem 10x mais. Ao contrário dos formulários, que acabam distanciando o usuário do produto final por conta com funil de vendas;
- Tempo de resposta: os leads que ligam têm um atendimento imediato, o que faz com que convertam com maior facilidade. Já os que preenchem um formulário estão aptos a esperar, o que significa que podem não ter um interesse tão grande quanto o dos que ligam;
Agora que você já sabe por quê mensurar suas campanhas baseando-se no número de ligações que elas geram, está na hora de responder a pergunta de ouro:
Como saber quantas ligações minha campanha está gerando?
Ter essa resposta é muito mais fácil do que você pensa.
Para identificar quantas ligações suas campanhas estão gerando, você vai precisar de uma plataforma de Call Tracking. Aqui neste passo a passo, iremos te mostrar como funciona através da nossa ferramenta, a PhoneTrack.
Nela, você consegue mensurar as ligações geradas em suas campanhas online, de Google Ads, Facebook Ads, por exemplo, e até mesmo das suas campanhas offline, como outdoors, panfletos, comerciais na TV e muito mais!
Saiba mais sobre o que é Call Tracking acessando este link.
Vamos lá?
1. Faça a aquisição de Números-PhoneTrack
Quando você começa a utilizar nossa plataforma, você irá escolher quantos números-phonetrack você deseja obter para suas campanhas.
Chamamos de Números-PhoneTrack, ou Números-Máscara, números de telefone diferentes daquele que você comumente divulga em suas campanhas. No entanto, esses números redirecionam as ligações para o seu telefone principal. A diferença é que, com esses números distintos, a nossa inteligência artificial consegue mapear de onde as chamadas estão vindo.
Por exemplo:
- Na sua campanha do Google Ads, o telefone está com final 0001;
- Na sua campanha no Facebook Ads, o final do telefone é 0002;
- Já nas campanhas da TV, o final será 0003;
- E assim por diante.
Depois de colocar as campanhas no ar, você terá a seguinte visualização no seu dashboard da plataforma, com o número exato de ligações que cada anúncio gerou para a sua empresa:
A visualização dos dados também pode ser feita por dia:
2. Coloque os números nas suas campanhas
Com os Números-PhoneTrack em mãos, está na hora de colocar a mão na massa!
Aqui, você irá organizar para quais campanhas cada número de telefone vai. Assim que você definir e informar à plataforma qual campanha cada número representa, os dados vão aparecer no seu painel de indicadores e serão atualizados em tempo real.
Você pode comprar quantos números quiser. Basta acessar a plataforma na seção de “Administração de números da conta” e clicar na opção “Comprar número”.
Muito mais fácil do que você imaginava, não é verdade?
3. Faça integrações para dados mais detalhados
A PhoneTrack possibilita a integração com centenas de softwares, CRMs e analytics.
Utilizamos, por exemplo, o GCLID do seu Google Ads para oferecer dados extremamente detalhados sobre suas ações na plataforma. Alguns deles são:
- Identificamos quais campanhas, grupos de anúncio e palavras-chave do Google Ads geram mais ligações;
- Quais tipos de anúncio do Google Ads geram mais ligações;
- De onde (ESTADO) as ligações estão vindo;
- Data e horário de clique;
- Quais páginas do seu site o usuário acessou no período de 7 dias após o clique;
- Qual o posicionamento no google ads;
- Formato de acesso dos leads que originou o clique (mobile ou desktop);
- Análise das ligações que converteram em vendas, te ajudando a otimizar suas campanhas com base nesses dados;
Além disso, a plataforma também leva informações até outras ferramentas, como o RD, por exemplo. Possibilitando que a organização de dados do seu negócio fique mais centralizada e robusta.
Confira as nossas principais integrações clicando aqui.
Transformamos voz em dados e as suas chamadas em vendas!
Com a PhoneTrack, você tem na palma da mão centenas de informações para tornar o seu marketing e o seu time de vendas mais assertivo. Confira todas as funcionalidades da plataforma e converse com um dos nossos especialistas.