Após quase dois anos de medidas de segurança por conta da pandemia, é momento para recuperação econômica! A retomada da economia vai aquecer o mercado e aumentar as vendas.
Ainda em 2020, a Covid Radar realizou uma pesquisa sobre a retomada econômica. E 89% dos entrevistados acreditava que a crise de covid-19 teria um impacto negativo nos negócios. Eles não estavam errados!
Use o Call Tracking da PhoneTrack para aumentar os leads na retomada econômica! Experimente agora.
Mas, agora, com o avanço da vacinação, a situação está mudando. E as empresas precisam traçar estratégias para voltar a crescer. Quer saber como fazer isso? Continue lendo este artigo.
Qual foi o impacto da pandemia nas empresas
A pandemia de covid-19 chegou de forma repentina. Por isso, muitas empresas se viram sem preparação para levar os processos nesse período. Segundo o IBGE, 4 em 10 empresas foram afetadas. Além disso, o comércio registrou uma queda de 48,6% nas vendas.
Segundo a pesquisa da FGV IBRE de julho de 2021, a pandemia afetou de forma diferente os setores. Por exemplo, a recuperação positiva das empresas se deve pela evolução da indústria. Este segmento cresceu no segundo semestre de 2020. E empresas de tecnologia e telecom são exemplos de segmentos que acompanham essas indústrias.
Entretanto, ao encararmos o setor de serviços, vemos uma queda. E, especialmente, os que demandam presença de pessoas, como bares e hotéis. O aumento da vacinação e a chegada do período de férias é uma esperança para esse segmento.
Além disso, a pesquisa também traz a perspectiva do consumidor. O relato deles é de que os processos estão mais lentos. E que, assim como nas empresas, a retomada não é disseminada em todos os grupos de renda. Isso dificulta a integração do consumidor neste momento. E, dessa forma, fica difícil aumentar as vendas e recuperar a economia, não é mesmo?
Outro impacto foi na forma de trabalho. Muitas empresas tiveram que aderir ao modelo home office sem planejamento prévio. E esta mudança ajudou na queda do desempenho, pois as organizações não tiveram tempo de estruturar os novos processos.
Mesmo em meio a tudo isso, os negócios têm evoluído positivamente. E grande parte disso se deve ao avanço da vacinação. Também ao aumento das flexibilizações e redução dos números negativos.
É necessário agora se apropriar do momento de retomada econômica. E conseguir recuperar os resultados pré-pandemia para aumentar as vendas.
Os dados de voz são aliados na retomada econômica
Durante o período de retomada econômica, as estratégias precisarão ser mais certeiras. Isso porque as empresas não podem desperdiçar chances de crescimento. Assim, é preciso analisar os detalhes e prever tendências. Para isso, o uso de Analytics, a análise de dados, é o mais indicado!
A análise de dados permite compreender a interação dos seus consumidores. Também, auxiliar no entendimento das prioridades, assim como na avaliação dos processos. Tendo os dados sobre a equipe, o produto e os processos, é possível diminuir a margem de erros. E, ainda, aprimorar a gestão e reduzir custos!
A partir disso, é importante avaliar quais dados sua empresa quer analisar. Os dados de voz são uma ótima pedida! Para essa estratégia, é possível utilizar as tecnologias de Call Tracking. Ela engloba as ligações, que, ainda hoje, continuam sendo o meio de contato com retorno mais rápido.
Analisando as ligações, é possível entender os motivos que fazem seu cliente entrar em contato. Assim como ver os horários de maior movimento e identificar oportunidades de vendas em tempo real.
Como já tratamos em outro artigo, a análise das chamadas demonstram números muito atrativos. É sempre bom lembrar: leads telefônicos convertem até 15x mais do que os vindos de um formulário (fonte: BIA/Kelsey).
E como essa tecnologia ajuda a aumentar as vendas? Ao analisar suas ligações, você consegue agilizar suas chamadas e, assim, realizar mais vendas. Também é possível corrigir processos que estejam atrapalhando o fechamento de negócios. Além disso, você consegue treinar sua equipe para prospectar melhor e aplicar as técnicas corretas com aquele determinado cliente.
Quer mais detalhes de como usar essa tecnologia na prática? Confira!
Como utilizar ligações para aumentar as vendas
Já falamos sobre o uso de dados de voz para aumentar as vendas, mas como fazer isso? Para começar, faça um planejamento. Sem um plano não é possível saber onde quer chegar. O resultado positivo vem de listar as metas e de estabelecer os melhores indicadores.
Após isso, escolha a ferramenta correta! Isso quer dizer investir em uma invista em uma plataforma avançada que converta os dados de voz em leads. Assim, a empresa terá informações como indicadores de desempenho, qualidade no atendimento e quantidade de conversões.
Convidamos você a conhecer a PhoneTrack, nossa tecnologia de análise de ligações. Com ela, é possível realizar tudo o que foi listado anteriormente e muito mais! Para isso, você só vai precisar de uma linha de telefone comum e alguém para acompanhar os dados. Muito simples, né?
Seguindo esses primeiros passos, você poderá utilizar o Call Tracking para diversas funcionalidades. Confira!
Implementar melhorias no atendimento ao cliente
Os dados de voz são uma excelente solução para que o atendimento aos clientes seja aperfeiçoado. Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo feito pela Deloitte, 47% dos contatos feitos com as empresas são por meio dos canais de voz.
E você ainda poderá usar esse contato para corrigir possíveis erros da sua equipe! Afinal, um erro no atendimento pode impedir um negócio de ser fechado.
Aplicar essa tecnologia ao funil de vendas
E já que estamos falando de aumentar as vendas… Com base nas ligações recebidas, você descobre qual é a maior fonte de leads para os seus clientes. Assim, pode concentrar os esforços na criação de conteúdo para as mídias que geram mais resultados.
Mensurar campanhas offline
E quem disse que as campanhas offline devem ser deixadas de lado? Unindo o tecnológico ao tradicional, é possível aumentar as conversões. Por exemplo, colocar QR codes em outdoors e panfletos é um bom jeito melhorar sua performance.
Prospectar mais do que nunca
Também dá para transformar seus dados de voz em textos. E, assim, analisar esses scripts para encontrar pontos de melhoria no processo de prospecção.
Quer saber mais sobre o uso de dados de voz nos negócios? Confira o artigo 10 insights de dados de voz para o seu negócio e fique por dentro!
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