Os gurus do marketing acreditam que o melhor caminho para atingir resultados mais exitosos é ser uma empresa omnichannel, oferecendo ao público uma jornada pelos vários canais de comunicação que a ela possa dispor, inclusive por telefone.
Desse modo, o call tracking surge como uma tecnologia que otimiza a aplicação do telefone no planejamento de marketing digital, incluindo o canal de comunicação como estratégico na conversão de lead.
Para isso, o call tracking monitora e mensura as ligações, gerando dados para insights de novas ações de marketing, investimento em mídia e de formatos de anúncios que melhor convertem leads.
Se você já está convencido de que é hora do seu banco contratar call tracking para aproveitar todas as vantagens dessa tecnologia no marketing e vendas da instituição, então, vamos trazer seis dicas para convencer o gestor a contar com a tecnologia. Assim, vai ser mais fácil melhorar a performance do atendimento no canal telefônico e como aproveitar melhor os leads telefônicos.
6 argumentos para convencer a gestão a contratar call tracking
1. Aumenta o ROI
Levante dados que revelem como está o status da empresa em relação aos leads telefônicos. Apresente as taxas de ligações por mês, cruzando com o número de conversão e, principalmente, o retorno por investimento nesse setor.
Em seguida, compare com dados de empresas que utilizam o call tracking como recurso que não só monitora a origem das ligações, como analisa, indicando pontos fracos e fortes no atendimento que atualmente a empresa executa. Certamente, os resultados encontrados, por mais que não sejam precisos, irão demonstrar que com um software de call tracking é possível melhorar a performance da empresa e aumentar o ROI no atendimento e nos canais online e offline que direcionam para o contato telefônico.
2. Torna o Marketing mais eficiente
Uma importante trend para o marketing de bancos em 2021 é a utilização de AI para entender o comportamento dos seus clientes. O call tracking conta com a feature do speech analytics, que ajuda a compreender mais sobre o que deseja o cliente que é atendido pela empresa por telefone.
Por exemplo: com o call tracking, é possível descobrir quais campanhas estão gerando leads telefônicos ou não. Ou seja, com esse diagnóstico, é possível tomar decisões futuras mais inteligentes e eficazes, conhecendo melhor quais canais investir e como investir, obtendo o maior número de ligações a partir desse trabalho de otimização da campanha baseado nos dados que a ferramenta vai fornecer.
3. Melhora a jornada do cliente
Com os dados sobre o comportamento de consumo do público que o call tracking entrega, o marketing pode criar conteúdos com argumentos estratégicos para outros canais, como o facebook ads ou google ads.
Desse modo, a jornada do cliente não será encerrada com o telefonema. Ele ainda será impactado pela campanha em outros meios que consome, dentro de uma abordagem que o agrade e o faça continuar consumindo aquele conteúdo/produto/serviço.
4. Personaliza a experiência do usuário
Dentro do que chamamos de jornada do cliente está a experiência que pode encurtar ou aumentar a jornada de acordo com o tipo de atendimento que ele vivencia. Portanto, quanto mais personalizada e alinhada com as dores e necessidades dele, maior é a chance de ele permanecer atento à abordagem, manter-se na ligação.
Como o call tracking mapeia dados de geolocalização, permanência e até mesmo palavras-chave utilizadas na ligação, é possível criar uma abordagem com a equipe de atendimento para padronizar e ao mesmo tempo humanizar e personalizar mais o atendimento quando o cliente ligar para a empresa.
5. Otimiza o atendimento telefônico
O software não substitui o atendimento humano. Pelo contrário, ele aprimora. Com os dados que ele levanta, há a possibilidade de se treinar a equipe de atendimento, melhorando a performance do núcleo, tendo como resultado mais leads se convertendo em clientes, sem desistir da ligação porque ficou muito tempo em espera ou porque não teve suas dores compreendidas.
A partir dos dados do call tracking pode-se criar um script de abordagem, como já mencionado, onde o atendimento saberá exatamente em quais momentos deve tratar de tais assuntos, inclusive, a oferta do produto ou serviço, sem parecer mecanicista para o interlocutor. Isso também faz aumentar a produtividade do setor de atendimento.
6. Ajuda na segmentação de público
O software de call tracking permite ainda que os dados sejam analisados em plataformas de web analytics, como a do Google. Ao integrar tais dados, o setor de marketing terá uma visão geral e também minuciosa da campanha, revelando detalhes do comportamento do público, como palavras-chave de maior desempenho, canais de acesso, horários etc.
A partir disso, pode-se dividir o público em subgrupos trabalhando com uma abordagem de forma segmentada e distinta para cada um, posto que o resultado do call tracking apontará vários dados que podem ser usados nesses grupos menores de maneira mais eficaz, seja na linguagem ou no approach empregados. A vantagem de trabalhar com subgrupos de clientes é que se tem um perfil bem mais definido e preciso com maior probabilidade de conversão.
Resumindo…
Podemos perceber que todos esses elementos não só melhoram as ações e entregas do marketing como otimizam o desempenho da empresa como um todo. Aumentar a conversão de leads, significa aumentar o faturamento da empresa. Isso aqui é um argumento importante para convencer o gestor a contratar call tracking. O marketing, por sua vez, terá participação direta nesse resultado e poderá trabalhar de forma mais integrada com o setor de vendas.
Todos ganham com esse investimento. Para isso, é necessário buscar uma empresa que tenha expertise no mercado de call tracking e atenda empresa do seu segmento de atuação, assim ela poderá indicar dados de como o call tracking é usado em empresas concorrentes.
Ainda tem dúvidas sobre como convencer seu gestor a contratar call tracking? Confira quais são os benefícios dos recursos PhoneTrack em sua instituição financeira.