Fechar bons negócios é essencial para a sobrevivência das empresas. Em uma agência de comunicação, ainda mais nos dias atuais, essa é uma necessidade urgente. Afinal, a concorrência é grande, o orçamento de muitas marcas para publicidade é bastante regrado e é preciso ter um bom pipeline de vendas para que a receita permaneça sempre elevada. Por isso, é extremamente necessário investir em motivar o time de vendas.
Embora essa pareça uma tarefa fácil em um primeiro momento, na realidade, ela exige um planejamento estratégico centrado e constante por parte dos gestores.
Mais do que mostrar a relevância de fechar contratos para a empresa e para os próprios colaboradores, é importante dar as ferramentas e os incentivos certos para que eles realmente se sintam atraídos a vender cada vez mais. Neste artigo, vamos mostrar como motivar o time de vendas e assim fazer com que sua agência prospere continuamente. Acompanhe!
A importância de um time de vendas ser motivado
Antes de qualquer coisa, é preciso entender a real importância de ter um time de vendas motivado. Isso porque muitas vezes os gestores pensam que é só para manter as negociações em alta. No entanto, a relevância vai além disso.
Colaboradores motivados oferecem um atendimento muito melhor e mais humanizado, contribuindo com a boa imagem de uma marca. Outro aspecto fundamental é que, com isso, eles conseguem não somente gerar uma venda no momento, mas também fidelizar os consumidores, fazendo com que seu negócio seja uma referência para eles.
Os passos essenciais para estruturar um time de vendas qualificado
Agora que você já sabe a importância de motivar o time de vendas, chegou a hora de falar sobre como estruturar uma boa equipe.
Análise das funções atribuídas a cada membro
Dentro de um time, há várias funções diferentes, certo? É preciso analisá-las cuidadosamente e verificar qual colaborador se encaixa mais em cada uma delas. Qual tem o perfil de líder? Qual tem um talento nato para a comunicação e pode ser o responsável por ajudar a capacitar os outros? Quem é o mais criativo?
Outra dica importante é integrar vendas e marketing na empresa. Essa atitude tem sido amplamente utilizada nas agências e dado certo!
Constatação das principais dificuldades
Muitos são os desafios que podem surgir na hora de atrair clientes e fechar negócios. Avalie quais são as principais dificuldades que aparecem nesse processo e dedique uma atenção especial a elas, verificando, a partir de relatórios, o que pode ser feito para contorná-las.
Algo que costuma ser conflituoso são as técnicas de vendas. Muitas vezes, embora as pessoas estejam motivadas, as técnicas utilizadas já são ultrapassadas e ineficientes. Pense nisso e considere elaborar um playbook de vendas para o seu time!
Verificação do tipo de treinamento oferecido
As técnicas de vendas utilizadas por seu negócio podem não ser eficientes, mas outra realidade que costuma se mostrar bastante presente é a falta de um treinamento adequado em relação a elas. Estude como o conhecimento é transmitido e se realmente está levando aos resultados desejados.
As principais dicas para motivar um time de vendas
Pronto! Você contratou uma boa equipe, a estruturou da maneira correta e sabe da importância de mantê-la motivada. Mas como fazer isso? É justamente o que explicaremos a seguir.
1. Aposte na gamificação para as metas
Muita gente deve se lembrar de quando participou de uma gincana superdivertida, não é mesmo? A gamificação usa mais ou menos essa lógica: investe em técnicas de jogos para engajar a equipe e fazer com que as pessoas alcancem suas metas de uma forma mais leve e agradável. Para isso, é importante ter metas bem-definidas e atingíveis e também contar com premiações realistas, mas satisfatórias.
2. Ofereça benefícios não necessariamente financeiros
Premiações em dinheiro são boas, mas não são tudo. Muitas vezes, os colaboradores sonham com uns dias de descanso, por exemplo, ou em exercer uma nova função. Mostre sempre o que eles têm a ganhar realizando boas vendas e foque as principais necessidades do time, que nem sempre são financeiras.
3. Invista em feedbacks
Não é nada agradável trabalhar sem saber o que o gestor pensa acerca de suas atitudes. Muitas vezes, colaboradores que atuam bem passam a se sentir desmotivados por considerarem que não recebem o reconhecimento merecido.
Outros podem acreditar que estão indo bem e não investir em melhorias, apesar de precisarem delas. Diante desse cenário, investir em feedbacks é essencial. Sempre dê aos colaboradores um retorno sobre as ações deles.
4. Comemore o sucesso
Por falar em reconhecimento, uma atitude que ajuda a fazê-lo sempre presente é comemorar o sucesso. Sempre que a equipe ou um colaborador em especial bater uma meta, celebre. Elogie, mostre a importância do que ele fez e até mesmo ofereça algo, como um jantar com acompanhante em um bom restaurante, por exemplo.
5. Estabeleça metas claras
Para que o time esteja motivado, é muito importante que ele trabalhe com metas claras. Caso contrário, se tudo chegar até ele de maneira subjetiva, não saberá perfeitamente para onde ir. Além disso, sem um objetivo transparente, o colaborador fica sem saber como e se alcançou verdadeiramente as metas.
6. Trabalhe os pontos fortes dos colaboradores
Cada pessoa tem algum ponto forte que faz com que ela se destaque entre as demais. É justamente isso que você precisa não somente descobrir, mas também estimular. O colaborador trabalha perfeitamente com venda consultiva, por exemplo? Estimule-o a ir além nisso e mostre como o talento dele é especial.
7. Conte com uma infraestrutura adequada
De nada adianta tentar motivar a equipe se ela não conta com uma infraestrutura adequada para atuar. Ofereça um espaço propício, equipamentos de qualidade, como celulares e computadores, entre outras ferramentas apropriadas. Já pensou no time tentando trabalhar o funil de vendas, por exemplo, sem ter boas condições de comunicar uns com os outros?
Motivar o time de vendas é essencial não somente para estabelecer bons negócios, mas fidelizar os consumidores e fazer com que o empreendimento se torne uma referência entre os demais. Agências de comunicação devem investir nesse aspecto para saírem à frente e manter um bom número de clientes ativos.
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Guest post escrito por Raphael Pires, da iClips, a solução all-in-one para gestão de agências.