Em tempos tão conectados como os dias de hoje, qualquer empreendedor que trabalha pelos métodos tradicionais já deve ter pensado se realmente vale a pena integrar loja física e virtual, especialmente, com o aumento substancial no número de smartphones. E com a melhoria das redes de internet, essa possibilidade acaba se tornando cada vez mais tentadora.
No entanto, muitos lojistas ainda acreditam que o processo de criação de um e-commerce é muito complicado. O fato é que existem diversas alternativas no mercado que podem tornar isso mais simples e rápido.
Ficou interessado? Confira o conteúdo a seguir e veja como essa opção pode transformar o seu negócio:
➊ A internet não para de crescer
O primeiro dos motivos que deve fazer você integrar loja física e virtual é bastante evidente: a internet não para de crescer! Dentro dessa realidade, ao ter um e-commerce você se torna apto a atingir um número muito maior de clientes e ganha uma vantagem competitiva diante da sua concorrência.
Inclusive, cada vez mais pessoas estão procurando o mundo online antes de comprar na própria loja tradicional. O universo digital facilita a visualização de mais produtos, favorece a comparação de preços e traz mais dinâmica e velocidade para o comprador, o que é muito positivo em dias corridos como os de hoje.
➋ O seu alcance fica muito maior
Outro razão para você integrar loja física e virtual é o fato de um empreendimento online ter um alcance muito maior do que o físico. Isso ocorre porque, ao contrário do que aconteceria no ambiente real, o comércio eletrônico permite que você trabalhe praticamente sem limitações, de acordo com suas escolhas.
É possível, por exemplo, entregar suas mercadorias em qualquer lugar do mundo, variando apenas a taxa de frete. O horário de funcionamento também não será mais um problema: você pode vender em qualquer hora, pois seu site não estará funcionando apenas em horário comercial. Isso significa que você poderá ter mais vendas.
➌ Você amplia suas formas de contato
Em tempos de grande competitividade em praticamente todos os segmentos do mercado, melhorar o relacionamento com o seu público é fundamental para aumentar as suas chances de sucesso. E, ao investir em uma loja virtual, você pode ampliar os seus canais de contato e aprimorar o atendimento aos seus consumidores.
Sob hipótese alguma você pode se acomodar e se limitar aos telefones e ao e-mail. Os clientes atuais pedem mais que isso e, portanto, é preciso fugir do convencional. Em outras palavras, sua empresa deve oferecer diversos canais de contato: telefone, e-mail, chat online, redes sociais, aplicativo e tudo mais o que você puder para facilitar o acesso.
➍ Há um aumento de credibilidade
As pessoas tendem a confiar mais em empresas que possuem presença virtual e física e isso pode aumentar consideravelmente o número de transações e o ticket médio por cliente (valor médio de consumo em um comércio). Há uma verdadeira sinergia positiva quando você está tanto no meio digital tanto no tradicional e isso é benéfico para sua marca.
Ainda existem várias pessoas que não confiam na segurança das transações virtuais, seja por mero preconceito ou por alguma experiência anterior ruim com algum e-commerce. No entanto, quando você une esse modelo de negócio com um endereço real, no qual qualquer um pode ir, você ganha mais uma vantagem competitiva.
➎ A loja virtual é mais barata
Mais uma vantagem de integrar loja física e virtual é que praticamente tudo no meio digital acaba custando mais barato, desde a abertura do empreendimento até a sua manutenção. Mesmo a burocracia para a criação de um e-commerce é, consideravelmente, mais discreta que a de um comércio tradicional.
Entre outras coisas, você precisará de menos espaço, pois não terá que montar vitrines e expositores para os clientes observarem suas mercadorias, o que já implica em uma redução robusta dos preços de aluguel. O número de funcionários também acaba sendo menor, pois você não precisa de vendedores, caixas ou seguranças, por exemplo.
➏ Sua marca passa a ser multicanal
Ser multicanal é uma tendência e está se tornando cada vez mais uma necessidade para empresas que desejam ter êxito em qualquer ramo do mercado. Os clientes de hoje exigem bastante para fechar negócio e estão muito mais ativos e atentos durante o processo de compras.
Os consumidores modernos querem se relacionar com as suas marcas de várias maneiras, sem barreiras físicas. Eles querem ter a alternativa de pesquisar o preço virtualmente e comprar na loja tradicional, ou vice-versa. Por isso, é muito importante oferecer opções para que ele chegue até você.
➐ Você pode usar a sua experiência
Outro benefício de integrar loja física e virtual é que você já tem uma experiência anterior no meio tradicional e, consequentemente, possui uma base pregressa de clientes. Esse conhecimento, por mais que você possa não perceber, ajuda bastante a ter uma atuação mais segura e experimentada no universo digital.
Além disso, as pessoas já escolheram comprar em sua empresa anteriormente, o que traz mais segurança para o negócio. Em outras palavras, você deve aproveitar esse know-how para criar o seu e-commerce e para incentivar as pessoas que compraram de forma offline comprem com você por meio online.
➑ É uma chance de modernizar a marca
Por fim, integrar loja física e virtual é uma chance de modernizar a sua marca e melhorar a maneira pela qual o público vê a sua empresa. Estando no universo digital, você vai ao encontro dos anseios do cliente atual e pode conquistar as pessoas que estão procurando exatamente o que você tem a oferecer.
Por meio de buscadores, como o Google, os usuários podem pesquisar por produtos específicos e encontrar sua marca ou mesmo procurarem artigos da concorrência e, sem que ao menos esperem, acabarem entrando na sua página. Já sem marcar presença online isso jamais irá acontecer.
Ao fazer essa modernização, você não pode desconsiderar as ligações telefônicas que podem abrir outras oportunidades de vendas para sua empresa. O PhoneTrack é uma plataforma de monitoramento de chamadas telefônicas, com diversos indicadores, que aumentam a performance de vendas.
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