Reconhecimento de voz: inteligência artificial no atendimento ao cliente

Todos nós concordamos que a tecnologia está mais para ajudar do que atrapalhar os negócios, não é mesmo? E no que diz respeito à inteligência artificial aplicada em atendimento ao cliente, os benefícios são indiscutíveis quando se trata do reconhecimento de voz.

Assim como o atendimento ao cliente ajuda empresas a conquistar, fidelizar e reter clientes, a tecnologia do reconhecimento de voz otimiza esse processo com a aplicação de inteligência artificial.

Além de otimizar a excelência em um processo indispensável para o sucesso dos negócios, dispositivos com reconhecimento de voz também podem ajudar na gestão de empresas e na conquista de melhores resultados.

Outras vantagens da tecnologia do reconhecimento de voz:

❯ Elevar o nível de atendimento aos clientes;

❯ Reduzir internamente processos de atendimento;

❯ Obter relacionamento mais próximo com clientes;

❯ Baratear custos com atendimento;

❯ Aumentar a satisfação de clientes.

Parece um sonho, né? Para acreditar nessas promessas do reconhecimento de voz, só entendendo como a inteligência artificial impulsiona atendimento ao cliente com a tecnologia do reconhecimento de voz.

Inteligência artificial: como funciona o reconhecimento de voz

Vamos por partes e, principalmente, com calma neste artigo. Ok?

Primeiro precisamos desvendar rapidamente o mistério por trás da inteligência artificial para, em seguida, explicarmos como funciona o reconhecimento de voz e, por fim, entendermos como ele transforma processos de atendimento ao cliente, entre outros.

Inteligência artificial é um termo relacionado à capacidade de máquinas pensarem como os seres humanos. Ou seja, está relacionado à capacidade das máquinas aprenderem, raciocinarem, deliberarem e optarem de modo racional por uma solução.

As máquinas ou computadores ou softwares precisam de uma única coisa para aprender: dados. Mas o processo de aprendizado se dá por três etapas:

❯ Modelos de classificação para processar e analisar os dados de maneira inteligente;

❯ Acessar grande quantidade de dados para aprimorar o aprendizado;

❯ Potência no processamento eficiente de dados.

Dito tudo isso, podemos dizer que inteligência artificial basicamente combina grandes quantidades de dados e algoritmos matemáticos para que softwares aprendam automaticamente com modelos e informações pré-definidas.

Ou seja, a inteligência artificial tem a capacidade de reunir e aprender com muito mais dados que a nossa vã filosofia permite a nós reles mortas.

Trazendo a inteligência artificial para o mundo do reconhecimento de voz temos a análise (e síntese!) de dados e informações sonoras.

Como?

De acordo com uma gramática previamente definida e elaborada por empresas especializadas em reconhecimento de voz, a tecnologia reconhece termos, palavras-chave e expressões específicas pronunciados durante uma interação.

Programas de reconhecimento de voz analisam e realizam tarefas conforme as informações pré-definidas e o que vai sendo dito durante o atendimento ao cliente.

Não só ao cliente, né? Existem dispositivos como a Siri (Apple), a Alexa (Amazon) e o Home (Google) que “atendem” somente seus proprietários. Esses assistentes pessoais e smartphones também executam tarefas a partir do reconhecimento de voz.

Mas aqui, neste artigo, estamos focadíssimos em softwares de reconhecimento de voz exclusivamente voltados para empresas, em especial atendimento ao cliente.

Então, dando prosseguimento ao nosso objetivo, que é explicar os benefícios do reconhecimento de voz para os negócios, vamos falar sobre a adesão dessa tecnologia na sua empresa.

Reconhecimento de voz para empresa: adesão

Além de ser uma ferramenta que sustenta com maestria o processo imprescindível para todo e qualquer negócio (o atendimento ao cliente), pois permite que as empresas se aproximem de seus clientes e fortaleçam esse relacionamento, softwares de reconhecimento de voz aprimoram os processos internos das empresas.

Afinal, a inteligência de sistemas com reconhecimento de voz encontram mais rapidamente soluções do que qualquer ser humano, porque o software aprende com uma enorme quantidade de dados coletados durante as interações e os padrões pré-definidos conforme as peculiaridades e necessidades de cada negócio.

Podemos dizer então que utilizar softwares com reconhecimento de voz aumentam a produtividade. Concorda? Veja bem. Com a agilidade e eficiência do sistema em encontrar soluções no atendimento, não há a necessidade de uma pessoa encarregada de atender clientes e possíveis clientes.

Com o uso de URA (Unidade de Resposta Audível) se automatiza o contato com o robô que identifica as palavras ditas durante a ligação. O sistema responde dúvidas ou realiza solicitações de acordo com o banco de dados e outras informações que ele mesmo cruza.

O atendimento automatizado com a URA aumenta o engajamento, pois não tem mais a necessidade de digitar números que transferem a ligação para outros ramais com outras gravações onde precisamos digitar mais outros números que novamente transferem para…

Bom, você deve conhecer a bola de neve de URAs sem reconhecimento de voz, né? E já deve ter discado a opção para falar diretamente com o atendente porque sabia que a quantidade de transferências nem sempre ajudam a resolver o seu problema, não é?

Mas as vantagens do reconhecimento de voz para negócios não param aqui. As empresas conseguem ter mais controle sobre todos os contatos realizados, porque softwares com reconhecimento de voz estruturam grandes quantidades de dados e informações.

E o que você me diz de relatórios em tempo real com informações confiáveis sobre o seu negócio baseado em dados coletados diretamente com seus clientes, sem sequer precisar que eles respondam a um questionário?

Pois é, alguns softwares com reconhecimento de voz conseguem disponibilizar relatórios com dados coletados em cada atendimento ao cliente, com sugestões para implementar melhorias em seu produto ou serviço.

A inteligência artificial aplicada na tecnologia do reconhecimento de voz entrega soluções indispensáveis para incrementar o atendimento ao cliente e, desse modo, aumentar a performance das empresas.

Confira os principais benefícios do reconhecimento de voz no setor de atendimento ao cliente.

| Benefícios do comando de voz para o atendimento ao cliente

❯ Agilidade: o reconhecimento de voz traz resoluções para o problema ou dúvida do cliente de maneira mais rápida, pois não precisa digitar nada e porque o sistema tem soluções pré-definidas; 

❯ Atendimento humanizado: por facilitar o atendimento ao cliente, reconhecimento de voz proporcionam boa experiência aos mesmos, elevando o índice de satisfação pois as resoluções são entregues mais rapidamente;

❯ Segurança: a depender do negócio, alguns softwares com reconhecimento de voz fazem a biometria da voz para evitar possíveis fraudes no atendimento ao cliente;

❯ Identificação do perfil dos clientes: é possível até categorizar o perfil dos clientes com o reconhecimento de voz, analisando o humor e variações de comportamento para adequar a abordagem ao cliente;

❯ Encaminhamento: direciona a ligação para o serviço desejado, sem a necessidade de navegar pela URA;

❯ Transcrição automática: softwares com reconhecimento de voz fazem a transcrição do áudio automaticamente, o que facilita a busca de informações posteriormente;

❯ Estruturação de dados: o sistema interpreta e analisa o histórico as informações na interação com o cliente, estrutura esses dados e indica as necessidades e preferências do consumidor; 

❯ Reconhecimento da fala: alguns sistemas com reconhecimento de voz identificam e traduzem idiomas; outros, como do Voiceitt, reconhecem a dificuldade no ato de falar e conduzem o atendimento perfeitamente. 

| Reconhecimento de voz: custo

Como qualquer outra coisa que precisamos adquirir, existem diversos preços para softwares com reconhecimento de voz.

A variação de valores vai de acordo com o que o produto entrega; quanto mais robusto, quanto mais integrações e ferramentas o software tiver, mais alto o valor a se pagar por esse serviço.

Contudo, podemos garantir que é bem mais barato do que ter uma central de atendimento ao cliente ou até mesmo terceirizar esse tipo de serviço.

E, como vimos até aqui, softwares com reconhecimento de voz têm diversas funcionalidades que centrais de atendimento não fazem. Desse modo, o custo fica diluído.

Software de reconhecimento de voz: como funciona

Softwares com reconhecimento de voz analisam sons e realizam tarefas com base nas informações fornecidas por comando de voz.

Ao ser captado o áudio, o sistema traduz as vibrações emitidas pela fala, transformando-as em dados digitais. Essas informações são interpretadas pelo software que já possui modelos de dados previamente cadastrados.

O sistema divide as palavras em fonemas e, por isso, consegue identificar palavras pronunciadas de maneiras diferentes e também palavras-chave, expressões e termos pré-definidos.

Por fim, as tarefas e respostas dadas ao cliente são realizadas e entregues por um robô, conforme as indicações no banco de dados da empresa.

A tecnologia do reconhecimento de voz não para de avançar, e as possibilidades são variadas conforme o seu negócio. Então, vale acompanhar esses avanços constantemente para entender como a sua empresa pode crescer com softwares com reconhecimento de voz e inteligência artificial.

Novo ebook

Vamos gerar mais leads telefônicos?

Baixe o material

Comentários

Atendimento e vendas PhoneTrack

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre nossas soluções.

0800 878 3246

São Paulo

Av. Brigadeiro Faria Lima, 3729, 5º andar
Itaim Bibi, 04538-133

11 3508-8004

Curitiba

Av. Candido de Abreu, 427, sala 1607
Centro Cívico, 80530-903

41 4042-6004

Rio de Janeiro

Rua Prof. Castilhos, 431, 7º andar
Campo Grande, 23045-060

21 3500-6962