Para um departamento de marketing, mensurar os resultados de campanhas de mídia é essencial tanto por questões estratégicas quanto como justificativa para investimento correto da verba do cliente. De tão essencial, sempre surgem novas métricas de marketing digital e o click to call é uma delas.
Pois é, as ligações telefônicas agora são o novo clique para o mundo digital. E quem inclui essa métrica de marketing digital como dado melhora a performance do ROI (retorno de investimento) e sai na frente em relação aos concorrentes. Além de impressionar os clientes.
Diversos segmentos de negócios são sensíveis às ligações telefônicas, ou seja, o consumidor precisa realizar uma ligação para a empresa antes de tomar uma atitude. Graças ao Google, pequenas e médias empresas locais têm se beneficiado do telefone novamente, pois basta uma busca e um clique para solicitar um produto ou tirar uma dúvida.
Algumas empresas deixam de investir mais dinheiro em ações de marketing digital unicamente porque os números não são apresentados de maneira clara. Para conquistar o cliente e conseguir mais verba para as campanhas, é importante apresentar métricas, pois elas indicam a visão geral da estratégia e os resultados das ações empregadas.
Quer métrica mais fácil de compreender que apresentar o volume de ligações que a empresa do cliente recebeu a partir das suas ações de campanha de marketing digital?!
Pois é isso e muito mais que sistemas de call tracking fazem por você. Digo… fazem por seus clientes.
Então, vamos ver de pertinho as principais métricas de marketing digital para acompanhar e por que o call tracking precisa estar entre os indicadores-chave em uma agência?
Métricas de marketing digital: o que são
A grosso modo, métricas representam um conjunto de valores que pode ser medido para identificar o desempenho geral de estratégias e campanhas de marketing.
Mas, em letras miúdas, o que não podemos esquecer jamais é que métrica de marketing é um indicador para medir, monitorar e avaliar a performance das ações nas empresas e para as empresas.
Por essa razão, as métricas precisam estar disponibilizadas sempre de maneira simples, clara e objetiva. Afinal, nem todo mundo está familiarizado com os indicadores que as diversas ferramentas de marketing digital trazem.
E como quaisquer outras métricas de marketing, as métricas de marketing digital são indicadores para verificar o retorno real do investimento nessas campanhas criadas para atingir algum objetivo do cliente.
Dependendo do negócio do seu cliente, algumas métricas obtidas offline são cruciais para mensurar as ações de marketing digital que você sugeriu para a campanha. E esses indicadores sequer são colhidos no Google Analytics, por exemplo.
Desse modo, acompanhar as métricas corretas para os objetivos da campanha de marketing digital do seu cliente dá à agência maior poder de gestão e tomada de decisão para adequar suas estratégias.
Com esses lembretes em mente, está na hora de conferir as principais métricas de marketing digital para clientes que também são sensíveis ao telefone.
Principais métricas de marketing digital
Existe uma diversidade de métricas de marketing digital que não cabem para explicar a todos os clientes da sua agência, ou porque não conversam com o negócio deles ou porque eles não vêem valor nelas.
Como dissemos, talvez esteja faltando nas suas métricas de marketing digital um canal offline extremamente de fácil compreensão e extremamente importante para empresas locais, imobiliárias, clínicas, hotéis e concessionárias: o telefone.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, pela BIA/Kelsey, empresa de consultoria na área de marketing e publicidade, identificou que: Anualmente, até 2020, 169 bilhões de chamadas serão realizadas para empresas e gerarão até 1 trilhão de dólares em negócios.
Não dá para ignorar esses dados, não é verdade? Então, é hora de repensar suas métricas de marketing digital e incluir inovação e ainda mais tecnologia que traz resultados para suas estratégias de marketing.
Reformule suas estratégias se baseando em métricas sólidas e convincentes, incluindo os indicadores gerados pelas ligações telefônicas combinadas com métricas de marketing digital.
Como? Deixe a gente te dar alguns exemplos das principais métricas de marketing digital combinadas com a gestão dos leads telefônicos.
|Retorno sobre o investimento (ROI)
Calcular o ROI serve para descobrir quanto uma campanha gerou de receita para a empresa anunciante e, consequentemente, identificar quais esforços geraram mais vendas e onde empregar melhorias.
Uma métrica para o marketing digital, é apresentar o tráfego do site convertido em novos clientes dentro do período da sua campanha. E com o call tracking é possível incluir no cálculo do ROI as ligações originadas a partir do site.
|Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
O CAC é o valor que uma empresa gasta para obter um cliente novo, e pode ser calculado facilmente ao dividir o investimento total em mídia pelo número de clientes pagantes obtidos, no período específico da campanha.
Você pode incluir as ligações originadas por seus anúncios a partir do click to call e números máscara fornecidos por sistemas de call tracking, que identificam a mídia que originou a ligação. As plataformas de call tracking também indicam a conversão de clientes.
|Custo por lead (CPL)
Gerar lead é um objetivo comum em estratégias de marketing digital, mas somente gerá-los não é o objetivo em si. É preciso conhecer o custo correspondente para compreender a rentabilidade de cada ação de marketing.
Identificar o CPL de cada mídia ajuda a ajustar o orçamento para cada canal. Deixar de incluir as ligações recebidas por seu cliente é fazer o cálculo do CPL completamente errado e jogar dinheiro fora.
|Taxa de conversão
Dos leads gerados pela campanha de marketing digital, quantas converteram? Ter o resultado desse levantamento simples dá uma ótima visão sobre quais aspectos dos esforços de marketing podem ser melhorados e serem ajustados.
Como as ações de marketing digital também geram ligações telefônicas, você só vai descobrir a taxa correta de conversão se monitorar as chamadas originadas para seu cliente. Concorda?
Combinando essas ferramentas fica fácil calcular o investimento dos clientes da sua agência, gerar insights para adequar a verba de mídia, levar inovação tecnológica para seus clientes e, consequentemente, conseguir mais verba para campanhas de marketing digital.