Agência: Evite erros de marketing e melhore sua performance

Os erros de marketing cometidos por agências são as razões da dificuldade de comprovar resultados. Descubra como evitá-los e melhorar a sua performance.

Com mais dinheiro sendo direcionado para estratégias de promoção e venda, por conta do cenário econômico cada vez mais competitivo, as agências estão tendo um aumento de demanda dos clientes. É necessário, portanto, garantir que erros de marketing nos planos de ação não sejam cometidos. A busca da otimização da performance nas entregas de resultados tornou-se essencial.

Veja neste artigo quais erros você deve evitar para entregar resultados mensuráveis e reais para seus clientes.

Os 5 erros de marketing que sua agência não pode cometer

|Erro #1 Não ter objetivos claros

Um dos maiores erros de marketing que as agências podem cometer é não estabelecer objetivos e metas a serem alcançadas nas campanhas de seus clientes. Sem um norte a seguir, torna-se praticamente impossível mostrar que os resultados obtidos geraram valor e que o retorno sobre o investimento está alinhado com as expectativas do cliente.

|Erro #2 Não definir o público alvo correto

Não determinar a audiência correta prejudica o desempenho das ações de marketing. Quando não se define o público alvo torna-se a comunicação aleatória e barulhenta, a marca do cliente perde credibilidade e autoridade, além de diversas oportunidades por não atingir a pessoa correta no momento oportuno.

|Erro #3 Não ter a mentalidade focada no cliente

O marketing desempenha um papel fundamental na atração, conversão, engajamento e retenção de clientes. Como as agências atendem diversos perfis, é preciso ter a mentalidade focada nos objetivos e resultados que eles desejam alcançar e não cometer erros. Independentemente da meta a ser alcançada, é preciso personalizar as ações e estratégias de acordo com a necessidade de cada empresa.

|Erro #4 Não produzir conteúdos que convertem

A geração de leads é o ponto principal em uma estratégia de marketing digital. Quando não se tem conteúdo relevante que provoca conversão, é o momento da agência rever os formatos de trabalho. Ao não realizar esse passo básico, a agência deixa passar várias oportunidades de vendas para seus clientes.

|Erro #5 Não acompanhar o ROI completo do marketing

Cada cliente percebe o ROI do marketing de uma maneira diferente e sua agência precisa estar ciente de como cada empresa enxerga o valor de uma estratégia bem sucedida. Enquanto uns baseiam-se em metas de vendas, outros avaliam o engajamento e a retenção de clientes. Se você não quantificar o sucesso de uma ação, gerando dados do início ao fim das campanhas, não terá meios para justificar o investimento feito e arcará com as consequências de um dos piores erros de marketing.

O caminho para melhorar a performance da sua agência

Então se você quer evitar todos os erros de marketing e entregar resultados consistentes para seus clientes, sua agência precisa estar com os olhos voltados ao marketing digital de performance.

|Foco no planejamento

O primeiro passo é ter um planejamento claro do objetivo final. Conheça o mercado, a concorrência e o público-alvo do seu cliente. Ter essa estrutura desenhada garante alinhamento e maiores chances de sucesso.

|Defina a persona da sua agência

Quando se pensa em marketing digital de performance, é necessário conhecer quem verdadeiramente deverá ser atraído pela oferta desenhada. Por isso, identifique a faixa etária, sexo, localização, renda, preferências e comportamentos da persona do seu cliente. Com certeza será muito mais fácil elaborar campanhas e até direcionar investimentos de mídia paga.

|Estabeleça objetivos

Identificar o objetivo do cliente e transformá-lo em metas atingíveis é papel da agência. O usuário pode querer gerar mais engajamento, conquistar mais leads para serem nutridos por newsletter ou aumentar o tráfego do site. Independentemente do resultado final, traçar o caminho e executá-lo com precisão fará parte do seu dia a dia. Qualquer empresa ao te contratar vai dizer que quer aumentar vendas, desvendar o porquê e como fica sob sua responsabilidade.

|Analise os canais

Quais canais geram mais resultados para o seu cliente? Quais mídias a persona dele mais consome? Entender os meios de comunicação e criar uma uma boa estratégia de SEO, além de gerar mais engajamento, contribui para aumentar o tráfego do site e converter leads. Pesquisar, analisar e estudar o cliente é a forma de assegurar sucesso nas campanhas evitando os erros de marketing. Para entender o retorno das mídias, é importante mensurar inclusive as campanhas offline. Dessa forma, você terá informações mais assertivas sobre o tipo de canal que melhor funciona com determinados públicos.

Uma dica valiosa é fazer entrevistas com os clientes ideias para averiguar os canais de preferência. Assim, não há erro ao criar a estratégia de distribuição de conteúdo.

|Mensure os resultados

Quando a sua agência está focada em performance, mensurar os resultados é essencial para analisar o desempenho da campanha e identificar o momento certo de fazer modificações que melhorem suas métricas. Analisar o tráfego do site, tempo de visita, taxas de cliques, custos por clique e por leads, taxas de conversão e de aquisição de clientes fundamentam os seus relatórios que comprovam o retorno sobre o investimento.

Outro dado essencial que deve constar na sua mensuração é a dos leads telefônicos gerados pelas campanhas. Através de sistemas de call tracking, é possível mensurar exatamente qual campanha melhor performa e mais gera vendas para o cliente da agência.

|Tome decisões baseadas em dados

Mudar é preciso e saber identificar o momento certo da mudança é essencial. Todos os dados coletados tornam-se insumos para fugir dos erros de marketing. Quando sua agência estiver planejando e estabelecendo objetivos de marketing de um cliente, deixe claro quais são os indicadores de performance das campanhas que demonstram se as estratégias implementadas foram ou não bem sucedidas.

Neste momento que você já conhece os erros de marketing a serem evitados e como construir uma agência voltada à performance, sua agência pode oferecer serviços que realmente apresentem diferenciais competitivos e mostrem o valor de suas ações por meio de dados.

Porém vale um reforço: o marketing digital de performance precisa de tempo para construir uma base de dados relevante o suficiente para promover melhores resultados. Sua agência será como um personal trainer, que precisará acompanhar constantemente os ganhos dos seus clientes e modificar sempre que preciso os exercícios para colher os melhores resultados.

Se você gostou deste post e não quer mais que sua agência cometa erros de marketing, aprenda a criar estratégias de marketing digital que gerem resultados para seus clientes! Boa leitura!

 

Esse texto foi escrito por Hubify, Agência de marketing digital de performance.

 

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