Como usar a automação de marketing para facilitar o trabalho do time de venda

Conheça as quatro principais maneiras pelas quais a automação de marketing auxilia os times de vendas e de marketing a funcionarem em conjunto, para transformar dados em perfis de clientes avançados, o que facilita as funções de ambas as áreas e ajuda a empresa a gerar mais resultados.

Se você é um profissional de marketing que está considerando usar um software de automação de marketing, seu chefe provavelmente está ecoando o que Cuba Gooding Jr. disse no filme Jerry McGuire:

“Mostre-me o dinheiro!”

 

De acordo com a Gleanster, 77% dos CMOs de empresas de alto desempenho dizem que o principal motivo para implementar a automação de marketing é aumentar a receita.

Mas como exatamente a automação de marketing ajuda você a fechar mais negócios?

Este post mostrará como a automação de marketing pode mover a agulha em sua empresa. Para maximizar seu investimento em marketing, as vendas e o marketing devem utilizar os dados do cliente simultaneamente e estimular os leads até a venda final.

Felizmente, as plataformas de marketing digital oferecem um conjunto completo de recursos para fazer exatamente isso.

4 maneiras de aumentar as vendas com automação de marketing

| 1. Use pontuação de leads para fornecer leads qualificados para vendas

De acordo com o MarketingSherpa, 61% dos profissionais de marketing B2B enviam todos os leads diretamente para as vendas, mas apenas 27% desses leads são qualificados.

É por isso que os representantes de vendas costumam reclamar de receber leads não qualificados

Determinar se os prospects estão prontos para comprar pode ser difícil, mas a automação de marketing permite que você marque leads para que possa categorizá-los com mais precisão. 

A pontuação de lead é um processo automatizado que adiciona ou subtrai pontos de um lead, dependendo das ações tomadas ou não tomadas.

Como a automação de marketing rastreia o comportamento do visitante, você saberá o que os leads estão visualizando e por quanto tempo. Use esses dados comportamentais (além de outros dados demográficos) para avaliar se cada lead se ajusta ao seu perfil de comprador. 

Por exemplo, a pontuação de um lead pode levar em consideração fatores como:

    • – Lendo o conteúdo de e-mail do estágio inicial (+3)
    • – Participando de um webinar (+7)
    • – Visitando qualquer página do site (+1)
    • – Visualizou uma página de preços (+10)
    • – Assistiu a uma demonstração (+10)
    • – Cancelou inscrição da lista de e-mail (-5)
    • – Inatividade (-1 por mês)

Depois que o lead ultrapassar o limite definido, é hora de fazer uma chamada de vendas.  

Isso reduz as etapas do funil de vendas, pois garante que os representantes de vendas não percam tempo com leads não qualificados.

A pontuação de leads os qualifica para você. Dessa forma, o time de vendas pode fechar os leads certos no momento certo, sem adivinhações

 

| 2. Segmente seus leads 

De acordo com a MarketingSherpa, 70% dos leads não estão prontos para se tornarem clientes devido à falta de nutrição. 

Aumente o impacto das mensagens automatizadas segmentando leads por setor, função, tamanho da empresa e posição. Ao criar suas listas, certifique-se de levar em conta sinais comportamentais e pontuação de leads.

Isso ajuda você a criar perfis de clientes avançados que facilitam as funções de marketing e vendas e, consequentemente, contribuem para aumentar a taxa de conversão

Fortaleça suas mensagens direcionadas e suas campanhas de nutrição, fornecendo conteúdo específico para cada lead. Comece esse processo segmentando seus leads para maximizar o impacto de sua automação de marketing e aumentar as vendas como resultado. 

Imagem: pardot.com

 

| 3. Personalize cada interação

Uma pesquisa da Accenture descobriu que 75% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar de varejistas que:

  • – Os chamam pelo nome;
  • – Recomendam produtos baseados em compras passadas;
  • – Conhecem seu histórico de compras. 

A experiência digital que você proporciona é fundamental para construir uma marca forte. A automação de marketing é a maneira inteligente de satisfazer o desejo dos consumidores modernos, com experiências relevantes e personalizadas em todos os canais. 

Se feita corretamente, a personalização proporciona ao seu público a experiência que ele deseja, além de minimizar a comunicação manual.

Ao utilizar dados comportamentais e demográficos, você pode oferecer aos clientes conteúdo adequado aos seus interesses e atividades, sem levantar um dedo.

E como todas as interações com clientes fornecem informações adicionais, a experiência que eles têm com a marca se torna cada vez mais relevante em todos os canais. Os visitantes se sentem compreendidos, o que acaba incentivando-os a retornar. 

Uma maneira de aprimorar a experiência do cliente é usando os dados do lead e do cliente para personalizar seu website e o design das landing pages

Marcas de e-commerce bem-sucedidas mostram produtos de devolução de clientes que se alinham ao histórico de navegação anterior. Isso eleva a experiência de compra, melhora o tempo na página e aumenta as vendas. 

Para gerar conversões, crie uma impressão excelente toda vez que alguém visitar seu site.

| 4. Promova facilmente as vendas com e-mails automatizados 

Os e-mails automatizados são 3 vezes melhores que outros tipos de e-mails. Como eles são acionados com base em ações de leads, o e-mail automatizado é uma maneira perfeita de manter conversas com clientes em potencial e transformá-los em clientes

Por exemplo, se um cliente em potencial fizer o download de um e-book, você poderá enviar um e-mail de acompanhamento para garantir que ele seja lido. Da mesma forma, se um cliente visualizar uma página de preços, você pode enviar um e-mail criado para clientes interessados ​​para facilitar o processo de vendas. 

Ou seja, mantenha a conversa em andamento com e-mails dinâmicos que são alterados com base nos atributos, interesses e ações do destinatário. Afinal, suas mensagens devem sempre falar com as necessidades e preocupações específicas do destinatário. Seja ele um profissional de marketing, um CEO, um gerente comercial etc. 

O envio de e-mails relevantes e consistentes aos segmentos é uma maneira prática de estimular os leads, sem desperdiçar o tempo dos representantes de vendas. 

Movendo a agulha

Para atrair e nutrir os prospects de maneira mais eficaz, os profissionais de marketing experientes contam com pontuação, personalização, segmentação e automação de leads.

Como essa automação de marketing compartilha e coleta informações simultaneamente, as marcas líderes podem segmentar leads com mensagens comportamentais e acionadas para direcionar as ações desejadas em tempo real. 

Com controle total e visibilidade em toda a jornada do comprador, as vendas e o marketing podem funcionar em conjunto para converter mais leads em vendas. 

Esse post foi escrito pela  LAHAR, um software de automação de marketing robusto com essas e muitas outras funcionalidades

A LAHAR é parceira do PhoneTrack, uma plataforma de monitoramento de ligações que une as soluções da automação de marketing com outros dados extremamente relevantes sobre seus leads — o que melhora sua performance em vendas. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração do produto

Novo ebook

Vamos gerar mais leads telefônicos?

Baixe o material

Comentários

Atendimento e vendas PhoneTrack

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre nossas soluções.

0800 878 3246

São Paulo

Av. Brigadeiro Faria Lima, 3729, 5º andar
Itaim Bibi, 04538-133

11 3508-8004

Curitiba

Av. Candido de Abreu, 427, sala 1607
Centro Cívico, 80530-903

41 4042-6004

Rio de Janeiro

Rua Prof. Castilhos, 431, 7º andar
Campo Grande, 23045-060

21 3500-6962