Conheça as quatro principais maneiras pelas quais a automação de marketing auxilia os times de vendas e de marketing a funcionarem em conjunto, para transformar dados em perfis de clientes avançados, o que facilita as funções de ambas as áreas e ajuda a empresa a gerar mais resultados.
Se você é um profissional de marketing que está considerando usar um software de automação de marketing, seu chefe provavelmente está ecoando o que Cuba Gooding Jr. disse no filme Jerry McGuire:
De acordo com a Gleanster, 77% dos CMOs de empresas de alto desempenho dizem que o principal motivo para implementar a automação de marketing é aumentar a receita.
Mas como exatamente a automação de marketing ajuda você a fechar mais negócios?
Este post mostrará como a automação de marketing pode mover a agulha em sua empresa. Para maximizar seu investimento em marketing, as vendas e o marketing devem utilizar os dados do cliente simultaneamente e estimular os leads até a venda final.
Felizmente, as plataformas de marketing digital oferecem um conjunto completo de recursos para fazer exatamente isso.
4 maneiras de aumentar as vendas com automação de marketing
| 1. Use pontuação de leads para fornecer leads qualificados para vendas
De acordo com o MarketingSherpa, 61% dos profissionais de marketing B2B enviam todos os leads diretamente para as vendas, mas apenas 27% desses leads são qualificados.
É por isso que os representantes de vendas costumam reclamar de receber leads não qualificados.
Determinar se os prospects estão prontos para comprar pode ser difícil, mas a automação de marketing permite que você marque leads para que possa categorizá-los com mais precisão.
A pontuação de lead é um processo automatizado que adiciona ou subtrai pontos de um lead, dependendo das ações tomadas ou não tomadas.
Como a automação de marketing rastreia o comportamento do visitante, você saberá o que os leads estão visualizando e por quanto tempo. Use esses dados comportamentais (além de outros dados demográficos) para avaliar se cada lead se ajusta ao seu perfil de comprador.
Por exemplo, a pontuação de um lead pode levar em consideração fatores como:
-
- – Lendo o conteúdo de e-mail do estágio inicial (+3)
- – Participando de um webinar (+7)
- – Visitando qualquer página do site (+1)
- – Visualizou uma página de preços (+10)
- – Assistiu a uma demonstração (+10)
- – Cancelou inscrição da lista de e-mail (-5)
- – Inatividade (-1 por mês)
Depois que o lead ultrapassar o limite definido, é hora de fazer uma chamada de vendas.
Isso reduz as etapas do funil de vendas, pois garante que os representantes de vendas não percam tempo com leads não qualificados.
A pontuação de leads os qualifica para você. Dessa forma, o time de vendas pode fechar os leads certos no momento certo, sem adivinhações.
| 2. Segmente seus leads
De acordo com a MarketingSherpa, 70% dos leads não estão prontos para se tornarem clientes devido à falta de nutrição.
Aumente o impacto das mensagens automatizadas segmentando leads por setor, função, tamanho da empresa e posição. Ao criar suas listas, certifique-se de levar em conta sinais comportamentais e pontuação de leads.
Isso ajuda você a criar perfis de clientes avançados que facilitam as funções de marketing e vendas e, consequentemente, contribuem para aumentar a taxa de conversão.
Fortaleça suas mensagens direcionadas e suas campanhas de nutrição, fornecendo conteúdo específico para cada lead. Comece esse processo segmentando seus leads para maximizar o impacto de sua automação de marketing e aumentar as vendas como resultado.
| 3. Personalize cada interação
Uma pesquisa da Accenture descobriu que 75% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar de varejistas que:
- – Os chamam pelo nome;
- – Recomendam produtos baseados em compras passadas;
- – Conhecem seu histórico de compras.
A experiência digital que você proporciona é fundamental para construir uma marca forte. A automação de marketing é a maneira inteligente de satisfazer o desejo dos consumidores modernos, com experiências relevantes e personalizadas em todos os canais.
Se feita corretamente, a personalização proporciona ao seu público a experiência que ele deseja, além de minimizar a comunicação manual.
Ao utilizar dados comportamentais e demográficos, você pode oferecer aos clientes conteúdo adequado aos seus interesses e atividades, sem levantar um dedo.
E como todas as interações com clientes fornecem informações adicionais, a experiência que eles têm com a marca se torna cada vez mais relevante em todos os canais. Os visitantes se sentem compreendidos, o que acaba incentivando-os a retornar.
Uma maneira de aprimorar a experiência do cliente é usando os dados do lead e do cliente para personalizar seu website e o design das landing pages.
Marcas de e-commerce bem-sucedidas mostram produtos de devolução de clientes que se alinham ao histórico de navegação anterior. Isso eleva a experiência de compra, melhora o tempo na página e aumenta as vendas.
Para gerar conversões, crie uma impressão excelente toda vez que alguém visitar seu site.
| 4. Promova facilmente as vendas com e-mails automatizados
Os e-mails automatizados são 3 vezes melhores que outros tipos de e-mails. Como eles são acionados com base em ações de leads, o e-mail automatizado é uma maneira perfeita de manter conversas com clientes em potencial e transformá-los em clientes.
Por exemplo, se um cliente em potencial fizer o download de um e-book, você poderá enviar um e-mail de acompanhamento para garantir que ele seja lido. Da mesma forma, se um cliente visualizar uma página de preços, você pode enviar um e-mail criado para clientes interessados para facilitar o processo de vendas.
Ou seja, mantenha a conversa em andamento com e-mails dinâmicos que são alterados com base nos atributos, interesses e ações do destinatário. Afinal, suas mensagens devem sempre falar com as necessidades e preocupações específicas do destinatário. Seja ele um profissional de marketing, um CEO, um gerente comercial etc.
O envio de e-mails relevantes e consistentes aos segmentos é uma maneira prática de estimular os leads, sem desperdiçar o tempo dos representantes de vendas.
Movendo a agulha
Para atrair e nutrir os prospects de maneira mais eficaz, os profissionais de marketing experientes contam com pontuação, personalização, segmentação e automação de leads.
Como essa automação de marketing compartilha e coleta informações simultaneamente, as marcas líderes podem segmentar leads com mensagens comportamentais e acionadas para direcionar as ações desejadas em tempo real.
Com controle total e visibilidade em toda a jornada do comprador, as vendas e o marketing podem funcionar em conjunto para converter mais leads em vendas.
Esse post foi escrito pela LAHAR, um software de automação de marketing robusto com essas e muitas outras funcionalidades.
A LAHAR é parceira do PhoneTrack, uma plataforma de monitoramento de ligações que une as soluções da automação de marketing com outros dados extremamente relevantes sobre seus leads — o que melhora sua performance em vendas. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração do produto.