Nos últimos anos, uma nova realidade bateu na porta das imobiliárias de todo o Brasil. Diversas mudanças no cenário econômico e avanços tecnológicos alteraram totalmente a relação entre cliente e imobiliárias.
Além da mudança no perfil do público interessado em locação e vendas, motivada por crescimento econômico do país, a velocidade que a tecnologia passou a fazer parte da vida das pessoas trouxe novas objeções, desejos e necessidades para esse público mais jovem.
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) para investigar o perfil e os hábitos de compra de consumidores indica que 97% buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas. É um número muito expressivo.
Se antes, nas estratégias de vendas, atendimento e prospecção das imobiliárias, havia uma diferenciação grande entre as mídias online e offline, agora isso tem se diluído cada vez mais.
A nova realidade é conectada. E todos os players do setor precisam se adaptar a ela.
Por isso, a cada ano que passa, as imobiliárias mais bem-sucedidas têm apostado na tecnologia, em novas plataformas e na desburocratização de seus processos para se destacar entre suas concorrentes e agradar o novo público.
Público esse que já não é tão paciente na hora de esperar por uma resposta ou por uma informação sobre um empreendimento.
O modelo “24 horas” já não é uma realidade distante do setor. Não que as imobiliárias precisem manter seus locais físicos abertos 24 horas por dia, mas novas tecnologias permitem que a “máquina” esteja sempre operando online.
Para acompanhar essa tendência de digitalização, as imobiliárias devem pensar em oferecer portais ou plataformas que sejam capazes tanto de realizar gestão interna quanto auxiliar no atendimento de clientes
Tarefas como auxílio na geração de leads qualificados, otimização de anúncios em Facebook e Google, distribuição de contatos entre os corretores para otimizar atendimentos, ferramentas de relacionamento com os clientes e, claro, fotos, vídeos e muitas informações relevantes sobre o bairro da moradia.
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Todo esse contexto pede respostas das empresas. Neste sentido, o mercado é impassível. Quem não se adapta, fica para trás.
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Artigo postado em parceria com a Arbo | Manoel Gonçalves, imobiliarista com mais de 12 anos de experiência no mercado imobiliário. Founder e CEO da Arbo Imóveis, marketplace do mercado imobiliário, que simplifica as transações para locatários, proprietários, administradores e compradores. Responsável pela tecnologia de marketing e vendas da JHSF, BTG Pactual, Apex, Imóveis de Primeira, Helbor, Grupo Avantti e mais de 80 imobiliárias por todo o Brasil.