O marketing faz parte do nosso dia a dia. Não só porque trabalhamos com isso. Mas também porque somos impactados ao assistir televisão, ouvir rádio, andar na rua, etc. Esta ação irá influenciar uma decisão de compra e, consequentemente, o comportamento e a visão do consumidor.
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Dessa forma, é essencial nos mantermos atualizados. Assim como em todas as áreas, o marketing está constantemente se renovando. A tecnologia da informação foi um marco na forma de influenciar a decisão de compra. E, a partir disso, novas tendências começaram a surgir e a se desenvolver.
2022 vem com novidades para impulsionar o mercado. Neste artigo, apresentaremos 5 tendências de marketing para o próximo ano. Confira uma prévia:
- Big Data e análise de dados
- Business Intelligence
- Segurança de dados
- Comunicação omnichannel
- Audio marketing
Conheça as 5 tendências para 2022 no marketing
Durante o período de retomada da economia, mais do que nunca, as ações de marketing são essenciais. São elas que irão analisar os cenários de consumo e planejar estratégias. Assim como aumentar a presença da marca, as vendas, entre outros.
O relatório Global State of Marketing da Salesforce de outubro de 2021 trouxe alguns insights importantes sobre o assunto. Nele, foram entrevistados profissionais de mais de 37 países. Conclui-se que a pandemia mudou a forma como as marcas alcançam o público. Além de ter impactado as estratégias para engajamento digital.
Quer saber mais? Siga com a leitura!
Big Data e análise de dados
Outra conclusão fundamental do relatório da Salesforce é sobre a análise de dados. Segundo a pesquisa, o marketing não pode mais estar separado dos dados. A grande quantidade de informações (Big Data) são ricas fontes para um planejamento estratégico.
Utilizar esse mecanismo dentro do marketing é conseguir mensurar e avaliar as informações relevantes para as campanhas. Assim, é possível obter conhecimento para embasar a tomada de decisões. O uso dessa estratégia diminui erros, reduz custos e potencializa a produtividade.
Atualmente, existem softwares especializados na captação e mensuração desses dados. Inclusive, com focos diferentes a depender do canal analisado – ligações, chats, e-mails, etc.
Um exemplo prático disso é a análise de ligações a partir de números máscara. Algumas tecnologias, como a PhoneTrack, mensuram ligações, analisam a produtividade, os anúncios e muito mais.
Business Intelligence
Enquanto Big Data é o volume de dados recebidos, Business Intelligence (BI) é a estratégia para analisar esses dados. Ou seja, as ferramentas para coleta e análise. Desse modo, a informação é organizada para oferecer mais clareza e facilidade.
Levando em consideração o objetivo da sua campanha, você deve escolher a ferramenta que melhor se encaixe. Após essa decisão, seu sistema irá gerar dashboards, ou relatórios, e análises preditivas. Todo esse processo vai agilizar as etapas e agregar valor dentro do marketing. E, mais do que isso, torná-lo mais assertivo!
Segurança de dados
Segundo a IBM, 96% dos brasileiros acreditam que as empresas não protegem seus dados pessoais. Isto deixou ainda mais claro a necessidade da proteção dos dados dos consumidores.
E, em um mundo cada vez mais digital, a segurança de dados se tornou critério nas empresas. Isso porque o volume de dados disponibilizados pelos clientes é cada vez maior. Os consumidores precisam ter a certeza de que estão protegidos ao realizar compras ou contratar serviços.
As empresas ainda estão se adaptando à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Esta lei garante a proteção dos dados dos clientes. Para isso, ela tem o objetivo de garantir segurança jurídica através de normas que as organizações devem implementar.
Como deixamos bem claro, o marketing do futuro está totalmente ligado aos dados. E quem lida com isso tem que conseguir garantir segurança para quem cede as informações. Afinal, informação realmente é poder! E não queremos deixar esse poder nas mão erradas, não é mesmo?
Comunicação omnichannel
Não é segredo que a comunicação está em diversos canais. Logo, todo canal que puder ser usado para se comunicar com seu cliente merece atenção. Integrar diversos canais de atendimento ao cliente é chamado de comunicação omnichannel.
Essa estratégia envolve a integração de mídias online entre si (chats, aplicativos de mensagem, videochamada, etc). E, também, a integração de mídias online com offline. Desse modo, oferece um melhor atendimento e resolução de problemas.
É dessa maneira que o marketing pode utilizar todos os canais disponíveis. Ainda, potencializar os resultados e promover uma experiência do usuário única e positiva!
Para o sucesso dessa estratégia, antes de tudo, é preciso ter domínio da jornada de compra do cliente. Porque, assim, a qualidade da experiência do consumidor não se perderá com a variedade de canais. E, com isso, o cliente terá mais probabilidade de fidelização à empresa que o atendeu.
Também, essa estratégia confere mais agilidade, redução de custos e diminuição dos desvios de comunicação. Isso tudo por conta da integração e da gestão facilitada dos canais.
Audio marketing
E o Audio Marketing, você já conhece? Ele é, basicamente, o uso de voz e áudio para comunicar e criar experiências de marca. Isso engloba os podcasts, assistentes virtuais, chats por áudio, ligações, etc.
Essa estratégia ganhou destaque com o aumento da popularidade dos assistente virtuais, como Siri, da Apple, e Alexa, da Amazon. E, também, por conta do maior uso de mensagens de áudio em aplicativos de mensagens, como WhatsApp. Além de tecnologias que existem há mais tempo e continuam se aperfeiçoando, como as ligações convencionais.
E por que o Audio Marketing é tão bom? Pois ele traz benefícios como a possibilidade do usuário acessar enquanto realiza outras tarefas. Também oferece maior aproximação dos clientes e agilidade na entrega da informação. Já começou a usar e mensurar canais de áudio? Corre que ainda dá tempo!
Agora que você já sabe o que vem em 2022, está na hora de colocar em prática! Conte com a nossa plataforma, a PhoneTrack, para ajudar a impulsionar resultados! E continue acompanhando nosso blog para saber mais!