O mercado automotivo vem se reerguendo ao final de 2020. De acordo com o Estadão, as vendas de veículos subiram, em novembro, 4,65%, e bateram um novo recorde de vendas. Cerca de 25 mil unidades foram emplacadas.
Mas aí é importante se questionar: o que você está fazendo para aproveitar este momento?
Como conseguir resultados mais expressivos, como esses, em 2021? A resposta está nas tendências de marketing para o mercado automotivo.
Até porque, mesmo com essa alta em relação ao ano de 2020, os resultados ficaram bem abaixo dos 7,12% do mesmo período do ano passado. E com o acumulado desde janeiro, as vendas estão vindo em um ritmo de queda de 28,15%, num total de 1,81 milhão de unidades licenciadas, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave.
Mas, diante dessa leve mudança de cenário, é muito importante que as concessionárias e montadoras se preparem para encarar um 2021 ainda mais competitivo.
As principais tendências de marketing para o mercado automotivo em 2021
1. A voz está em alta, para o mercado automotivo ela sempre esteve…
As conversas sobre como o mercado da voz está mudando o cenário atual já vem de alguns anos, inclusive faz parte da nossa rotina aqui na PhoneTrack, educarmos o mercado sobre a importância dos dados da voz.
Para a ComScore, em 2021 cerca de metade das buscas será feita por voz. E são diversos mecanismos envolvidos nessas buscas, como a Siri (Apple), Alexa (Amazon) e Cortana (Microsoft), que estão ganhando cada vez mais força a cada dia.
E claro, não vamos esquecer do tradicional telefone. Ainda mais quando estamos falando no mercado automotivo, que faz uso desse canal de forma muito mais presente no dia a dia.
E neste caso, é importante estar atento não só para a utilização do canal telefone na sua estratégia, mas com as possibilidades de analisar os dados dos leads telefônicos de forma realmente eficaz para a sua estratégia de marketing.
2. Maior investimento em marketing digital e estratégias de experiências digitais
Se tem algo que 2020 nos provou, isso é: a internet está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e as empresas precisam estar preparadas para isso.
Por isso, o setor automotivo precisa começar a encarar que as estratégias de marketing digital devem estar presentes em 2021 e vieram pra ficar.
Mas além disso, é necessário pensar em experiência e experiência digital. O conceito de fisital estará ainda mais em alta no próximo ano e o setor automotivo deve se preparar.
Alguns exemplos de ações que podem ser realizadas são:
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Trabalhar com test drive na casa dos clientes.
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Trabalhar com vídeos nas plataformas digitais, com foco em mostrar os veículos.
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Criação de um showroom digital, que permita às pessoas conhecerem os veículos sem saírem de casa.
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Trabalhar com videoconferências com os clientes.
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Trabalhar com ligações com os clientes.
3. Atenção aos dados pessoais
Por fim, um ponto de atenção às montadoras e todos os outros segmentos do mercado: cuidado com os dados pessoais dos leads coletados.
Com a LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados) ganhando força em 2021, quem trabalha com estratégias de marketing deve estar atento a como isso está sendo feito.
O objetivo da lei é proteger os dados pessoais dos cidadãos e completar o escopo do marco civil da internet. Mas isso vai causar diversos impactos nas formas como agências de comunicação, marketing e performance, entre outras empresas que coletam dados dos clientes, trabalham com esses dados.
Portanto, concessionárias e montadoras devem estar atentas a essas mudanças provocadas pela lei.
Vamos continuar batendo recorde?
O mês de novembro de 2020 foi bastante positivo para o atual cenário do mercado automotivo, mas para continuar dessa forma, alguns investimentos deverão ser feitos a partir de agora, principalmente em marketing.
Acompanhar as tendências que trouxemos aqui é uma forma de antecipar as estratégias e tornar os seus resultados ainda mais controlados. Vamos juntos e sempre otimistas!