Guest post em parceria com Galax Pay
O pix para empresas chegou no mercado brasileiro para revolucionar transferências e pagamentos.
O pix oferece uma série de benefícios para empresas de diversos tamanhos e segmentos. A sua já está preparada para esta inovação?
Afinal, o que é o pix?
Criado pelo Banco Central, o pix é uma revolução projetada para facilitar e agilizar transações financeiras como transferências e pagamentos.
Por muito tempo, as principais opções para a realização de movimentações financeiras foram o DOC e o TED. Neste contexto, o pix surgiu como uma terceira via por meio da qual é possível exercer estas atividades de forma prática, segura e rápida.
Após a adesão do pix a partir do cadastramento das chaves no aplicativo do seu banco, torna-se possível a realização de movimentações financeiras em questão de poucos segundos. O que mais chama a atenção dos usuários é o fato de não haver cobrança pelas transações, democratizando o acesso ao serviço.
Mas o melhor é que o uso do pix não está restrito às pessoas físicas, muitas empresas aderiram à forma de cobrança e estão simplificando os métodos para cobrar e receber de seus clientes. Sua empresa já está preparada para cobrar e receber via Pix?
Por que o pix é indicado para empresas?
Além das razões citadas acima, a utilização do pix para empresas são inúmeras, pois o formato foi idealizado considerando as necessidades e demandas deste público que precisava simplificar suas transações.
O pix para empresas funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. O Banco Central (BC) já anunciou recentemente que haverá um limite de R$ 1.000 para transações realizadas no período noturno, entre 20h e 6h. O objetivo da mudança é proteger clientes e usuários de crimes e tornar a experiência de uso do serviço ainda mais segura.
O pix para empresas também é muito vantajoso porque auxilia na redução de custos operacionais internos. Podendo ser utilizado para pagamentos de taxas, fornecedores e até pagamentos dos salários dos colaboradores, onde as tarifas bancárias para a realização de transferências, por exemplo, são eliminadas.
Mas além dessas vantagens, o pix para empresas é realmente muito seguro. Você provavelmente já deve ter percebido que cada vez mais e-commerces estão aderindo essa nova forma de pagamento e possibilitando mais agilidade nas suas transações e minimizando riscos de fraudes ou golpes, uma vez que utiliza criptografia dos dados e protocolos de segurança extremamente rígidos.
Como aderir ao pix para empresas?
Com tantas vantagens, você pode até estar pensando que a adesão do pix para empresas pode ser burocrático ou dar dor de cabeça, afinal, é bom demais para ser verdade. Mas a grande surpresa vem agora: utilizar esta forma para movimentar suas transações financeiras é descomplicado e muito simples de ser utilizado.
É muito fácil entender como o pix para empresas funciona para começar a usufruir após o cadastramento da chave pix nos aplicativos de instituições financeiras, como os bancos. São oferecidas algumas opções que podem ser escolhidas para se tornar o “endereço” para onde deve ser transferido o dinheiro:
- CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica)
- E-mail do responsável pela conta
- Número de celular do titular da conta
- Chave aleatória gerada pelo aplicativo do banco
Cobrar nunca mais será um problema
É certo que uma das formas de facilitar os pagamentos realizados pelos seus clientes é utilizar um método democrático, que todos eles tenham acesso e possam fazer suas transações sem maiores esforços.
O pix para empresas é uma excelente opção, porque além de não ter taxas para quem paga ou recebe, o pagamento é processado de forma instantânea. Assim, é mais agilidade e um maior giro de caixa na sua empresa, a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.
Quais são os métodos para pagar ou receber?
Quando falamos que o pix para empresas é democrático, pontuamos não apenas os valores que podem ser movimentados, mas principalmente as formas existentes à disposição para você usar o serviço.
• Uma delas é o QR Code. Este método é simples e acessível para qualquer smartphone que tenha câmera. Basta ler o código e pronto, a transação pode ser feita com máxima precisão e segurança.
• A chave pix do recebedor é uma das opções. Uma vez informada pelo usuário do pix para empresas, que também deve estar cadastrado através de um aplicativo de instituição financeira, é possível efetuar com pouquíssimos toques na tela.
Como integrar o pix ao sistema de pagamentos da empresa?
Sua empresa utiliza algum sistema de automação para pagamentos, como site, aplicativo ou dispositivos? O primeiro passo é integrar a tecnologia do pix para empresas juntamente às outras formas de pagamento que são oferecidas pelo cliente.
Assim, além de facilitar o acesso do usuário ao pix para empresas, sua organização também democratiza o acesso a novos meios de pagamento, contribuindo de forma muito rica para a democratização dos métodos de pagamento e criando uma experiência única para o cliente.
Se você gostou desta dica de pix para empresas, deixe um comentário abaixo para sabermos que este conteúdo foi importante para você. Se tiver dúvidas, registre que teremos o maior prazer em responder. Até a próxima!