Identifique falhas e tenha novos insights sobre as ligações do seu negócio com a ajuda do Speech Analytics
Se você é empreendedor ou atua no setor de marketing ou comercial de uma empresa, já deve ter em mente que dados são capazes de revolucionar a forma como vemos o presente e o futuro de um negócio.
Hoje, conseguimos extrair informações valiosas dos mais diversos canais. Inclusive do telefone!
Mesmo que muita gente acredite que os canais de voz estejam ultrapassados, o mercado nos mostra o oposto. Leads que vêm pelo telefone são leads quentes. Praticamente todos estão prontos para adquirir seu produto ou serviço. E não dar a devida atenção a esse fator pode ser decisivo para os resultados da sua empresa.
E quem confirma esse dado não somos nós: segundo a BIA Advisory Services, um lead telefônico converte 15x mais do que um lead convencional de formulário!
O Speech Analytics é uma tecnologia que chegou para revolucionar a sua visão sobre dados de voz.
Mas como?
Imagine uma operação em que são recebidas cerca de 100 ligações telefônicas por dia. A empresa entende que é importante analisar os níveis de satisfação do atendimento dessas chamadas. Mas, para que isso aconteça, é necessário analisar ligação por ligação.
Isso pode soar insustentável. Afinal, com esse grande volume de atendimentos realizados diariamente, separar tempo e/ou uma equipe exclusiva para realizar essa análise não é muito viável.
Mas e se fosse possível analisar os dados gerados por cada chamada em tempo real através de inteligência artificial?
Bom, com o speech analytics isso é possível!
Quer saber mais sobre o Speech Analytics e o porquê da sua companhia precisar dessa tecnologia? Então continue lendo este artigo que preparamos para te ajudar!
O que é Speech Analytics?
Speech Analytics é uma tecnologia de inteligência artificial aplicada à voz. Através dela, você obtém dados em tempo real sobre as ligações do seu negócio. Como: identificação de palavras-chave no que está sendo conversado na chamada, nível de satisfação do cliente e até mesmo o tom de voz utilizado durante a conversa.
Mas como ele faz isso?
O Speech Analytics nada mais é do que um software capaz de analisar, identificar, transcrever e armazenar informações trocadas na interação entre empresa e cliente.
Com isso, ele capta as emoções e termos ditos em um grande volume de palavras de forma automatizada, revelando os níveis de satisfação do usuário, entre outros insights.
Saiba tudo sobre o Speech Analytics lendo este nosso artigo.
Quais os principais benefícios dessa ferramenta?
Veja como essa tecnologia pode potencializar o seu atendimento ao cliente:
- Identificação das melhores oportunidades de venda: coloque o speech analytics para mapear expressões como: “estou interessado em…” ou “quero mais informações sobre…” e muito mais;
- Fique de olho no que a sua concorrência tem feito: acompanhe as citações sobre a concorrência feitas durante as suas chamadas. Com isso, você sempre pode ter uma carta na manga para cobrir ofertas ou oferecer descontos especiais;
- Melhore o atendimento ao seu cliente: identifique se a comunicação utilizada com seus clientes está sendo realmente efetiva. Saiba também quais formas de abordagem mais agradam sua clientela, entre outros.
- Otimize o SEO do seu negócio: Com a identificação de palavras-chave, que é feita durante as chamadas, saiba quais termos os seus usuários estão pesquisando no google e invista esforços nessa estratégia;
- Categorize de forma automática as suas chamadas telefônicas: a inteligência artificial do speech analytics organiza as ligações de forma automatizada. Isso garante a sua empresa mais organização do seu banco de dados;
- Tenha a transcrição dos diálogos sempre na palma da mão: o speech to text mostra todo o diálogo em forma de texto, proporcionando uma análise ainda mais efetiva sobre as suas chamadas;
Speech Analytics na prática
Imagine que Pedro é gestor de qualidade de uma empresa focada na comercialização de internet por fibra óptica. Ele identificou algumas falhas no atendimento ao ouvir uma das ligações.
Com isso, Pedro se perguntou se este padrão se repetia nos outros 50 pontos de atendimento da companhia.
Para chegar a respostas sólidas, ele desconfia, também, que precisa:
- Auditar e otimizar o atendimento feito pelas equipes;
- Mensurar a intenção do lead quando ele entra em contato. Pois muitos leads ligam procurando por suporte e não para compra de novos planos;
- Identificar palavras-chave para melhorar a performance do Ads e da estratégia de SEO;
A fim de suprir essa demanda, Pedro resolveu testar o Speech Analytics em suas bases de atendimento. A partir da plataforma, ele conseguiria:
- Script de atendimento: para monitorar a aderência obrigatória aos tópicos do script de vendas;
- Autoclassificação: classificar os leads que procuram por suporte para otimizar campanhas para quem procura por vendas;
- Palavras-chave: identificar palavras mais faladas nas ligações;
- Google Ads: cruzar palavras de origem do lead com palavras-chave das ligações
Após algumas semanas utilizando o Speech Analytics, Pedro já notou alguns resultados satisfatórios, tais como:
- Identificou que 20% dos leads gerados procuram por suporte. A ação realizada a partir disso foram otimizações em LPs para melhorar a qualidade do lead;
- Também identificou que apenas 40% do script de vendas era cumprido. O que resultou em um treinamento para equipe;
- Outro destaque foi o aumento de 15% nas vendas com otimização do GCLID, baseado na palavra-chave e integração com Google Ads;
Por fim, depois de tantos resultados positivos, Pedro adotou o Speech Analytics como padrão para a empresa. Isso aumentou a qualidade do time de atendimentos cada vez mais.
Assim como Pedro, você quer garantir bons resultados quanto ao rendimento das suas equipes? Então, conte com o Speech Analytics para te trazer dados reais sobre a sua empresa.
Coloque o Speech Analytics na sua estratégia e garanta melhores resultados para o seu negócio agora mesmo!
Como sabemos, o mercado está cada vez mais competitivo. O que você tem feito para estar um passo à frente da sua concorrência?
Atualmente, empresas que negligenciam a importância dos dados — especialmente dos dados telefônicos — tendem a perder seu espaço para aquelas que estão mais preparadas.
Mas, como sabemos, estamos vivendo a era da Big Data. Cada vez mais negócios vêm enxergando a importância das informações. Pois é só através delas que as tomadas de decisão são realmente assertivas.
Uma pesquisa realizada pela Gartner estima que companhias que se valerem de dados para gerar valor aos negócios serão 20% mais lucrativas.
No entanto, só é possível ter em mãos informações 100% reais mensurando todos os canais de contato com o seu cliente. Afinal, é para ele que você trabalha e é para ele que o seu atendimento e soluções devem estar focadas.
Para que isso se torne real, a análise do telefone, que é o verdadeiro termômetro para saber a visão do seu público sobre o seu negócio, é indispensável.
Alie-se ao Speech Analytics para proporcionar aos seus clientes uma experiência única. Conheça nossa plataforma e comece a aplicar essa tecnologia inovadora, a PhoneTrack, na sua empresa agora mesmo.
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