Aumentar a taxa de conversão em empresas de serviços financeiros pode ser mais simples com o apoio da Inteligência Artificial. Hoje, a gente vai te mostrar como isso é possível!
A inteligência artificial tem sido uma grande aliada das empresas nos últimos anos. Com tecnologias cada vez mais avançadas, essa inovação consegue reproduzir com perfeição — e até melhor — algumas das nossas tarefas do dia a dia.
Para empresas do setor financeiro, o apoio na IA é ainda mais importante. Afinal, como sabemos, um dos maiores desafios de empresas desse segmento é aumentar a taxa de conversão. Portanto, usar a inteligência artificial para melhorar esses resultados é um ótimo caminho a ser trilhado.
Como a Inteligência artificial ajuda a aumentar a taxa de conversão?
Hoje em dia, existem diversas formas de aumentar a taxa de conversão nas empresas de serviços financeiros com o apoio da inteligência artificial. Analytics, chatbots, CRMs… Não importa! No final das contas, o que nos interessa são os resultados trazidos por elas.
O Speech Analytics, por exemplo, trabalha transformando as suas chamadas de voz em dados. Dessa forma, é possível aplicar automações que identifiquem falhas no seu atendimento e que estão te impedindo de aumentar a sua taxa de conversão.
Da mesma forma, os CRMs desempenham um papel muito importante na organização dos dados gerados pelo time de vendas. Portanto, empresas que trabalham com serviços financeiros podem usar essas plataformas para hierarquizar informações e ter uma visão mais ampla sobre a jornada do cliente dentro da empresa.
Além disso, alguns dados gerados pela inteligência artificial ajudam o negócio a ter previsibilidade sobre o comportamento do consumidor. Dessa forma, é possível tomar decisões mais assertivas em cada possível cenário.
Outra funcionalidade importante trazida pela IA, é a capacidade de criar dashboards das métricas e indicadores das empresas do setor financeiro, como análise de desempenho dos agentes, custo-benefício, oportunidades de venda…
Por fim, por mais que as funcionalidades da Inteligência Artificial vão muito além quando o assunto é aumentar a taxa de conversão, podemos dizer que ela otimiza o tempo da equipe para que todos possam focar no consumidor e nas suas vendas. Isso tudo através da extração de dados e previsibilidade de possíveis situações dentro do processo de aquisição.
Speech Analytics: aumentando a conversão em empresas de serviços financeiros
Seja a sua empresa uma seguradora, um banco, cooperativa de crédito, ou qualquer outra empresa do ramo financeiro, nós sabemos que aumentar a taxa de conversão é um dos seus maiores desafios.
Então, não desanime. Você não está só e nós vamos te mostrar como é simples superar esse problema com o apoio da inteligência artificial.
Independentemente de qual ramo financeiro sua empresa atua, imaginamos que o telefone e as chamadas de voz ainda sejam sua maior arma de vendas, correto? Esse processo é extremamente natural quando se fala no público que sua empresa aborda.
Além disso, a voz passa confiança, proximidade e agilidade. O que torna o canal telefônico um enorme potencial para aumentar a conversão. Vale lembrar também que nós procuramos pelo telefone quando temos urgência de resposta. Ou seja, os leads telefônicos estão mais prontos para fechar negócio com você. E perder essa oportunidade é um grande erro.
Então, por que não unir o útil ao agradável e investir esforços nas suas chamadas de voz para aumentar suas taxas de conversão?
Para isso, é bem simples, basta contar com o apoio de uma inteligência artificial como o Speech Analytics.
O que é Speech Analytics?
Speech Analytics é uma inteligência artificial que monitora todas as suas chamadas e transforma a voz do seu cliente e do seu agente em dados. Para quem está vendendo, a plataforma mostra dados em tempo real. Para a gestão, a tecnologia reúne os dados de todas as ligações e transforma em gráficos e dashboards para análise de desempenho.
As empresas de serviços financeiros podem utilizar esses dados para aperfeiçoar o processo de vendas e aumentar a taxa de conversão com maior facilidade.
Que tipo de dados o Speech Analytics extrai das chamadas?
O Speech analytics extrai informações como:
- Identificação de palavras-chave mencionadas pelo cliente;
- Mapeamento de quais agentes estão seguindo o script de atendimento;
- Desempenho dos agentes;
- Comparativo de desempenho por agente, região ou unidade;
- Menção de concorrentes;
- Humor do cliente;
- Padrões de sucesso;
- Voice ID (identificação automática do vendedor/atendente);
- Palavras proibidas;
- Alertas de risco (menção ao Procon, ouvidoria ou processo)
Como esses dados auxiliam a aumentar a taxa de conversão?
Os dados trazidos pelo Speech Analytics ajudam empresas do serviço financeiro a ter uma noção maior sobre como anda o processo de vendas do negócio. Com isso, é possível obter insights e mirar em estratégias focadas em aumentar a taxa de conversão.
Afinal, a inteligência artificial mostra para a gestão quais argumentos vendem mais, quais estratégias estão funcionando, o que tem afugentado o público, se a concorrência está oferecendo melhores condições, entre outros fatores.
Assim, é possível trabalhar no desenvolvimento da equipe de vendas com feedbacks mais assertivos e treinamentos, além de definir quais práticas devem ser seguidas e quais devem ser descartadas do processo de vendas.
Com o passar do tempo, a empresa consegue aperfeiçoar a sua equipe e trabalhar constantemente com as mudanças necessárias para aumentar a conversão de clientes. Tudo isso de forma automatizada e simplificada com a inteligência artificial.