As agências que trabalham com inbound marketing precisam aprender a desenvolver estratégias de SEO para pesquisa por voz.
Isso se justifica pelo fato de cada vez mais as pessoas usarem o Google e outros buscadores usando comando de voz e não digitando o texto.
Dispositivos de inteligência artificial, como a Alexa, por exemplo, também estão contribuindo para o crescimento exponencial das pesquisas por voz.
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Siga conosco e veja dicas para otimizar as estratégias de SEO para pesquisa por voz.
Saiba como funciona a pesquisa por voz no Google
A pesquisa por voz no Google é algo que vem sendo incorporado na vida das pessoas. O Google Chrome, navegador da gigante de tecnologia, tem a ferramenta de pesquisa por voz, na qual basta o usuário selecionar o ícone do microfone que fica ao lado do campo de pesquisa e fazer a sua busca.
As principais empresas de tecnologia também estão desenvolvendo assistentes virtuais, com as quais os usuários podem “conversar” e realizar pesquisas. É o caso da Alexa, que citamos anteriormente, da Siri, da Cortana, entre outros.
Esse hábito é bem interessante para as empresas, que podem aproveitar disso em suas estratégias de marketing. Quando alguém faz uma pergunta para o Google Home, por exemplo, o aparelho pode responder, de acordo com o que encontrar em uma página da web.
Ele deixa claro a fonte de onde retirou a informação e envia um link para o usuário, que pode acessá-lo e se manter em contato com a fonte, que pode ser o blog da sua empresa.
Ou seja, as pesquisas por voz podem ser uma excelente maneira de captar leads para os negócios.
5 estratégias de SEO para pesquisa por voz
As estratégias de SEO para pesquisa por voz fazem parte de um conjunto de ações para mobile only, em que os dispositivos móveis estão sempre no centro.
Veja, na sequência, algumas boas práticas de SEO para otimizar os resultados das buscas por voz!
1. Conquiste os featured snippets
Os featured snippets são conhecidos como a posição zero do Google. Tratam-se daqueles cartões com respostas diretas para perguntas que aparecem no topo dos resultados das buscas, sabe?
De acordo com o próprio Google, 40,7% das respostas das pesquisas por voz são leituras dos features snippets. Por isso, é muito importante conquistar essa posição, principalmente para palavras-chave ou temas que são de grande relevância para o seu negócio.
Para compor os featured snippets, os robôs do Google escolhem as respostas que melhor respondem às perguntas de forma sucinta. Por isso, aposte em conteúdos com objetividade, porém completos.
O uso de listas e tabelas também pode contribuir para que os seus conteúdos conquistem a posição zero do Google.
2. Utilize uma linguagem mais natural e simples
Muitas empresas pecam por serem formais de mais em seus conteúdos para web. Para otimizar o SEO para pesquisa por voz, é preciso desenvolver conteúdos com uma linguagem mais natural e simples.
Isso não quer dizer que os conteúdos devem ser rasos ou com pouca informação! Os posts para blog, por exemplo, devem ser bem completos, porém, com uma linguagem natural, como se fosse alguém conversando com um amigo.
Usar jargões técnicos ou termos muito formais, como se estivesse escrevendo um artigo científico, afastará os seus conteúdos dos resultados das buscas por voz.
Afinal, as pessoas tendem a usar uma linguagem mais solta quando estão falando. Por isso, vale a pena apostar sempre na simplicidade da escrita.
Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo do Backlinko, o nível de linguagem usada em respostas para pesquisar por voz é equivalente à usada pelos alunos da 9ª série. Logo, nada de muitas formalidades ou termos robustos!
3. Tenha um site de rápido carregamento
A maior parte das pesquisas por voz é feita por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Por conta disso, é de fundamental importância que o site e o blog das empresas tenham um rápido carregamento.
Se as páginas forem muito pesadas, demorarão para carregar e os buscadores do Google não farão a leitura dos seus conteúdos para os usuários.
O ideal é que você aposte em uma página leve, sempre usando fotos e vídeos em versões compactadas. Também evite o uso de plug-ins desnecessários, que podem fazer com que o site demore mais para carregar
4. Faça conteúdos com perguntas e respostas
Boa parte das pesquisas por voz são perguntas. É bem comum que os usuários façam buscas como: “Como arrumar uma máquina de lavar roupa estragada?”, por exemplo.
Logo, uma empresa que é especialista no conserto de lavadoras, pode tirar proveito disso e fazer um conteúdo usando essa pergunta como palavra-chave e dando a resposta para o usuário.
As respostas para perguntas comuns de serem feitas pelas pessoas, de acordo com o segmento de cada empresa, devem ser mapeadas e respondidas em conteúdos do blog e para outras mídias. Isso ajudará muito a ter mais sucesso nas buscas por voz.
5. Tenha uma conta no Google Meu Negócio
É bastante comum que as pessoas usem as pesquisas por voz para encontrar empresas ou prestadores de serviço na região. Os usuários podem perguntar às assistentes virtuais onde podem encontrar um restaurante, um cabeleireiro, um consultório médico ou outros estabelecimentos nas redondezas.
Nesses casos, quase sempre as respostas para os questionamentos são pegas no Google Meu Negócio. Nesse espaço, as empresas podem disponibilizar informações como endereço, telefone, e-mail, horário de funcionamento, entre outras.
Tudo isso é lido pelas assistentes virtuais, quando encontram determinada empresa no Google Meu Negócio, que serve para sanar uma dúvida do usuário.
Você já executa estratégias de SEO para pesquisa por voz? Em caso negativo, vale a pena começar a colocar isso em prática o quanto antes, para ter bons resultados no seu negócio ou de seus clientes,
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