Quem trabalha com marketing sabe que uma estratégia de SEO é fundamental para capturar novos leads. E existem diversas formas de captar as keywords certas para a sua estratégia, inclusive as ligações que a empresa recebe.
As chamadas de voz representam a preferência da maior parte das pessoas para entrar em contato com uma empresa. Segundo uma pesquisa que fizemos por aqui, mesmo com a transformação digital, 60% dos consumidores preferem atendimento pelo telefone.
O que muita gente não sabe, é que as ligações podem ser usadas na estratégia de SEO. Afinal, através do contato com o consumidor, é possível saber as palavras que não saem da cabeça do seu público. E isso pode dar um norte muito importante para você escolher as melhores palavras-chave para o seu conteúdo.
Quer saber como? Então continue lendo o que preparamos para você!
Como as ligações podem ajudar na escolha de keywords?
Quando há um grande fluxo de ligações em uma empresa, os atendentes podem, com o tempo, identificar padrões de comportamento do público, como expressões mais utilizadas, concorrentes mais mencionados e daí por diante.
Através da análise de tudo o que está sendo dito, é possível mapear as palavras-chave mais importantes para o seu consumidor. E, com isso, deduzir o que ele pesquisa nos mecanismos de busca para chegar até você.
Por exemplo: Letícia tem uma rede de lojas de peças automobilísticas. Como o fluxo de ligações é bem grande, ela percebeu que os atendentes estavam identificando padrões nas suas chamadas.
Algumas das perguntas mais comuns eram: Qual a diferença entre comprar uma peça nova ou uma usada? As peças novas têm garantia? Eu posso usar a peça X no modelo de carro Y?
Depois de identificar essas perguntas frequentes, Letícia conversou com a agência que cuidava do marketing da sua empresa. Ela levantou ideias sobre uma estratégia que envolvesse atrair mais público, baseando-se nas questões levantadas pelos atendentes, com as principais dores dos clientes.
A agência apresentou a ela uma estratégia de SEO, com blog posts respondendo a essas e outras dúvidas semelhantes e algumas alterações no conteúdo do site. Depois de alguns meses colocando a ideia em prática, a empresa de Letícia começou a ter o dobro de leads do período anterior à estratégia.
Tudo isso graças à sua percepção do padrão dos seus consumidores, unida a uma boa escolha de keywords para o SEO da empresa.
Ou seja, o telefone teve um impacto direto na identificação das palavras-chave, que, por sua vez, fizeram seu alcance e vendas aumentarem.
Mas como colocar isso em prática?
Leia também: Como otimizar seu SEO para Pesquisa por Voz?
5 passos para você usar ligações no SEO da sua empresa
Agora, você vai entender na prática como fazer algo parecido com o que Letícia fez.
1. A escolha da tecnologia
Em primeiro lugar, você vai precisar de uma tecnologia para extrair os assuntos mais relevantes para o consumidor. Afinal, você não pode ouvir todas as ligações uma a uma. Existem projeções de que transcrever uma ligação manualmente pode levar até 5 vezes mais tempo do que a duração da chamada.
Com o tempo, o que deveria ser uma forma de atrair mais clientes, acaba se tornando um gasto muito alto e desnecessário.
O mercado de tecnologia de voz aumentou exponencialmente nos últimos anos. E existem tecnologias, como o Speech Analytics, que são capazes de transformar a voz do seu consumidor e do seu atendente em dados. Veja um exemplo:
O Speech Analytics pode ser um grande aliado na melhoria do SEO da sua empresa. A ferramenta levanta dados em tempo real e permite que você mapeie, em segundos, quais os assuntos mais frequentes nas chamadas com o consumidor.
2. Etapa de configuração da ferramenta
Como se trata de uma inteligência artificial, o Speech Analytics aprende com o tempo. Mas, no início, você deve programar a tecnologia para mapear palavras e expressões específicas.
A princípio, configure a ferramenta para identificar assuntos que você considera relevantes. Isso vai ajudar você a ter certeza se está apostando no caminho certo. Conforme as ligações forem analisadas pelo Speech Analytics, a IA vai mapear outros assuntos frequentes.
E aí que está o dado que queremos. É a partir das informações geradas pela ferramenta é que iremos traçar uma boa estratégia de SEO.
3. Comece a análise para o SEO
Agora que o Speech Analytics já está trabalhando, está na hora de ver o que ele tem a nos dizer.
A tecnologia de análise de voz da PhoneTrack permite que você saiba quais os termos mais recorrentes, frases mais recorrentes, concorrentes mais mencionados, produtos mais procurados, expressões mais comuns e daí por diante.
Lembre-se que a IA vai identificar os termos que você configurou, e também vai sugerir outros que não, mas que foram mencionados muitas vezes nas chamadas analisadas.
Lembre de prestar bastante atenção em todos eles, pois os que você configurou podem te indicar se as palavras-chave que você tem trabalhado são eficazes. Enquanto as outras podem indicar um novo caminho para a sua estratégia.
4. Escolha as Keywords mais relevantes
Por fim, você já terá em mãos quais termos os seus clientes mais mencionam durante as chamadas. Agora, você precisa analisar quais delas podem ajudar a sua estratégia de SEO.
Se você identificou que o 1 produto é muito mencionado, ou uma dúvida muito frequente, comece a trabalhar essas temáticas no seu conteúdo. Pois é bem provável que, antes de ligar, um consumidor procure informações na internet. E se o seu nome estiver no topo do conteúdo que ele leu, a sua credibilidade vai às alturas.
Mas lembre-se de mensurar constantemente os seus resultados. Analise o que está dando certo, o que pode ser melhorado e o que deixou de fazer sentido. O trabalho de SEO é constante e nunca deve ser feito de “qualquer jeito”.
5. Speech Analytics: Muito além do SEO
Você já conhecia o Speech Analytics? Se não, você consegue imaginar outras utilidades dele para uma empresa?
Dentre os inúmeros benefícios dessa inteligência artificial, aperfeiçoar o atendimento da empresa é, sem dúvidas, um dos mais cobiçados. Veja bem: além de mapear as palavras mais frequentes, a tecnologia também identifica o humor do cliente, mensura a produtividade da chamada, se o agente está seguindo o script de vendas, e muito mais.
Isso torna o Speech Analytics, além de uma ferramenta potente para a escolha de keywords para a sua estratégia de SEO, uma tecnologia fundamental para a melhora do seu atendimento: das vendas até o suporte.
Quer conhecer melhor essa tecnologia? Fale com a gente!
A PhoneTrack é uma empresa especializada em dados de voz. Somos a plataforma de call tracking e speech analytics mais completa do Brasil.
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