Recentemente, expliquei para vocês sobre como oferecer uma verdadeira jornada omnichannel no mercado financeiro. Inclusive, nesse mesmo artigo deixei de citar que a Crefisa tem se debruçado bastante na criação de jornadas focadas na melhor experiência do cliente e isso muito me alegra.
Você deve estar se perguntando: mas, Vitor, o que a jornada omnichannel tem a ver com o título deste artigo? Bom, em busca de ser presente onde o cliente está, o marketing das instituições financeiras tem se visto cada vez mais atrelado a inúmeros canais. E nisso pode acabar escorregando na mensuração de uns canais em detrimento de outros.
Um dos mais prejudicados pode ser o marketing off-line que costuma exigir um alto budget para inserção em diferentes mídias. Mas, obviamente, o banco ou a financiadora precisa saber o retorno sobre esse investimento.
Eu tenho uma sugestão de solução para esse problema: mensurar o ROI do marketing com call tracking e eu vou te mostrar como isso é possível.
Mensure o ROI do marketing com análise e rastreamento de chamadas
A ideia de mensurar o ROI do marketing com call tracking não precisa ir longe para você entender a importância. Basta lembrar que o contato telefônico da sua instituição financeira está em todas as inserções de mídia tanto quanto o endereço de site.
Nas campanhas, o call tracking atribui um número de telefone em cada anúncio para rastrear e analisar todas as ligações que forem realizadas para a sua empresa a partir dele. Ele acaba por fornecer dados como: data, hora, localidade e mídia que originou a ligação.
Isso significa que o departamento de marketing poderá saber qual mídia mais originou ligação telefônica para o banco ou financiadora. E mais: quais leads telefônicos se tornaram clientes. Assim, será fácil incluir as receitas geradas a partir das ligações ao lucro do investimento.
Um exemplo: o seu banco veiculou um anúncio de 30 segundos na TV em um horário que corresponde à sua segmentação de público, com o objetivo de divulgar uma nova campanha de empréstimo pessoal. Segundo a emissora, o horário selecionado para a chamada possui um volume significativo de audiência, logo são altas as chances do anúncio ser assistido.
O rastreamento de chamadas telefônicas dos leads que chegaram após visualizar esse anúncio pode ajudar a entender o impacto dele e até a gerar insights para desenvolver um planejamento de veiculações com maior potencial de resultados.
Eu destaquei a mídia off-line, mas já presenciei inúmeros casos em que o marketing é viciado na mensuração do clique e do tráfego originado na campanha de mídia digital, esquecendo que a ligação telefônica também é um resultado da mesma campanha. Ou seja, o marketing faz um grande esforço que acaba por gerar leads telefônicos e não os mensura.
São oportunidades de elevar o ROI com precisão e eficiência que o departamento está deixando passar. Me conta: é o caso do departamento de marketing da sua financeira?
4 formas de usar o call tracking para mensurar o retorno do marketing
As suas campanhas estão gerando leads telefônicos? O seu marketing sabe como o lead telefônico converte em seu banco? Quanto dos leads telefônicos originados na sua última campanha tomaram empréstimo em sua financeira? Acredito que essas perguntas resumem parte da reflexão que fiz no tópico anterior.
Para que o impacto do call tracking no ROI do marketing não se torne um assunto pouco palpável, vou explicar as principais formas que alguns dos nossos clientes utilizam o nosso software para medir e aumentar o retorno das suas campanhas.
1. Rastreamento de chamadas por palavra-chave
O software de call tracking permite identificar as palavras-chave que originam mais ligações. Assim o marketing da financeira pode analisar como a campanha de mídia está performando e como o argumento do anúncio impacta no lead. E, por falar em palavra-chave, o call tracking pode usar o recurso de speech analytics nas chamadas identificar o padrão das palavras-chave em cada chamada facilitando o monitoramento da qualidade de atendimento.
2. Rastreamento de chamadas por campanhas
Como expliquei um pouco anteriormente, o call tracking atribui um número para cada anúncio da campanha. Assim ele revela os resultados das campanhas e te ajuda a identificar quais os formatos de anúncios têm melhor performance na geração de leads telefônicos.
3. Call Score
O call score é uma feature que nós desenvolvemos para processar e analisar as ligações recebidas em seu negócio. O cliente do seu banco falou? O atendente da financeira seguiu script? Por meio dele, o seu negócio pode entender a produtividade das ligações e o porquê a sua financeira pode estar perdendo conversão em vendas.
4. Rastreamento de chamadas por canal
Com o call tracking é possível descobrir quais canais estão levando as pessoas a entrarem em contato no atendimento por voz com a sua financeira. Ou seja, com um software simples, a sua empresa terá entendimento sobre o desempenho de um canal que é deixado de lado por grande parte das empresas que se consideram omnichannel. Eu acredito que isso sim seja inteligência competitiva.
Resumindo….
Costumo imaginar que não adianta realizar campanhas e gerar leads, se não os mensuramos. Eles estão chegando e podem não estar sendo atendidos ou convertidos. Ou, no melhor dos cenários: os leads telefônicos estão se convertendo em clientes, mas o seu marketing não identifica isso e nem possui argumento para otimizar os investimentos em mídia.
Deu para entender, portanto, porque considero o call tracking uma das formas mais inteligentes de mensurar os resultados e a efetividade do investimento que o marketing da sua financeira gere?
Eu trouxe os insights, agora é com você. Aproveite e baixe gratuitamente o Guia Completo do Call Tracking que vai ajudar o seu time de marketing e vendas a gerar mais valor em sua financeira.
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