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  • 20.07.2022
  • Atendimento telefônico, Tecnologias

Por voz ou por mensagem: qual o melhor canal de comunicação?

  • Postado por: Marcelo Castilho
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Você sabe qual o melhor canal de comunicação para o seu negócio? Hoje em dia, com tantos meios de comunicação disponíveis, as empresas podem ficar em dúvida sobre qual deles é mais eficiente na abordagem com os clientes.

Uma das dúvidas mais comuns entre as organizações, é acerca da efetividade de um canal de comunicação que elas utilizam. Afinal, com a tendência da jornada omnichannel a todo vapor, se tornar multi presente na vida do consumidor é um desafio constante.

Para ajudar a tirar essa pulga detrás da orelha, hoje o nosso Especialista em Mercado Financeiro aqui na PhoneTrack, Marcelo Castilho, vai compartilhar com você um pouco sobre suas percepções acerca do assunto. Vamos lá?

Por voz ou por mensagem: qual o melhor canal de comunicação?

canal de comunicação: texto ou telefone

Os canais de comunicação são complementares, e não excludentes! Eles estão ligados diretamente ao momento de compra, na etapa do funil.

O movimento omnichannel é vivo e presente no comportamento do consumidor, o desafio aqui é como gerar a melhor experiência e aumentar a taxa de conversão.

É fato que as empresas possuem dificuldades reais de entender o  seu cliente, qual a sua jornada e como qualificar a oportunidade. Mas isso pode ser facilmente superado com as tecnologias corretas em mãos.

O telefone foi criado em 1876. Já se passaram mais de 146 anos que falamos por um aparelho com um amigo, um parente ou uma empresa. Sabemos que a voz é o caminho mais intuitivo e  amigável de se comunicar, mas, para alguns gestores, a falta de qualificação deste contato é desafiador. 

O centenário telefone, com o seu principal recurso, ligar, falar e se comunicar por voz, possui mais de 259 milhões de números no Brasil. Lembrando que o último censo (2020) contabilizou que somos 212 milhões de brasileiros. Ou seja, 1,2 telefone por brasileiro!

Um outro dado importante é que, ano a ano, o telefone fixo vem reduzindo sua participação nos lares, mas se mantendo vivo nas empresas.

A primeira ferramenta de mensagem apareceu por volta do ano de 1996, o ICQ criado na época da internet discada. Tenho certeza que muitos que estão lendo este artigo nem sabem o que é isso, internet discada!

O software chegou a possuir mais de 100 milhões de contas cadastradas no mundo.  Acredite se quiser, mas o ICQ ainda vive, ele é considerado por muitos o avô do WhatsApp. Em 2021, o WhatsApp passou de 120 milhões de usuários apenas no Brasil, o que nos coloca como o segundo lugar do mundo em número de usuários, atrás apenas da Índia. 

O avanço da maturidade digital nas empresas passa pelo melhor aproveitamento das oportunidades. É inevitável que as interações que  ocorrem todos os dias dos consumidores com as empresas sejam mensuradas —  e  mais, em tempo real.

Hoje, o mercado oferece diversas ferramentas muito acessíveis, com investimentos muito alinhados à entrega de insights ricos!  

Sabemos que no mundo os canais de comunicação são muito presentes no nosso dia a dia, mas quando você pega o telefone para ligar, ou é por amor ou é por ódio.

O amor é o que faz você querer comprar, fundo de funil. E o ódio é quando você quer reclamar e ser ouvido. 

Nesse sentido, ter um canal aberto para ouvir o cliente é muito importante para melhorar a satisfação dos clientes. Pesquisas mostram  que os clientes possuem tolerância aos erros das empresas, o que eles não toleram e a falta de solução.

Outro dado importante é que clientes que tiveram uma experiência ruim com um serviço, mas tiveram uma solução que atendeu a sua expectativa, ficam muito mais tempo com as empresas.

Marcelo Castilho é especialista no Mercado Financeiro e Automotivo e é o Director of Sales  da PhoneTrack. Acesse o seu LinkedIn clicando aqui e tenha acesso a mais conteúdos como esse!

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