Nos dias 14 a 17 de maio de 2019 rolou a Bett Educar, o maior evento de educação da América Latina. Nós da PhoneTrack marcamos presença lá, acompanhamos as tendências, inovações e insights que aconteceram. Estamos aqui para te contar como foi essa importante feira do segmento educacional. Vamos lá?
Bett Educar: o futuro da educação
A Bett Educar é uma feira que, em 2019, completou 26 edições. É o maior encontro de profissionais da área de educação da América Latina. O objetivo do evento é proporcionar palestras, encontros, conversas, workshops e experiências com foco em transformar a educação, buscando métodos inovadores para a prática de ensino.
Como disse Claudia Valério, diretora da Bett Educar, a feira tem como missão “[…] reunir especialistas, iniciativas e tecnologias para desenvolver ainda mais os educadores e potencializar a aprendizagem dos alunos”. Para isso, a feira reúne um grande número de especialistas, empresas de diversos segmentos e muitas soluções tecnológicas que propiciem aos participantes reflexões e uma imersão de conhecimento. Quem foi saiu da feira com novas visões sobre as possibilidades de fazer e transformar a educação.
Nós da PhoneTrack nos impressionamos com a amplitude do evento. Tem muita gente buscando formas de transformar a educação, diversas tecnologias surpreendentes, propostas que vão desde estratégias para as instituições de ensino ampliarem suas vendas, gerenciar seus processos, até efetivamente aperfeiçoarem o ensino e a aprendizagem.
A sala de aula já não é mais aquele espaço tradicional que estamos acostumados. Com as novas tecnologias é possível pensar o ensino de diversas perspectivas, e cada vez mais o mercado da educação está sendo transformado. Por isso a feira é tão legal: ver em um segmento fundamental como a educação, a inovação e a busca por métodos que sejam efetivos e melhorem a educação do país e do mundo.
Quer conferir algumas das principais tendências que vimos na edição de 2019? Continue a leitura!
Bett Educar 2019: as principais tendências na educação
Vamos reunir aqui algumas das principais inovações e tecnologias que apareceram com força na feira Bett Educar 2019. É claro, as propostas são inúmeras, uma vez que a feira contou com 270 marcas e cerca de 20 startups. Foram diversos workshops, oficinas, congressos, palestras e fóruns de gestores que contribuíram para a troca de experiência entre os especialistas do segmento educacional. Vamos passar pelos principais pontos que percebemos como grandes tendências para a educação:
❯ EAD
O EAD, ensino a distância, é uma tendência para o mercado educacional que já existe há algum tempo e vem ganhando cada vez mais espaço. De acordo com uma previsão da ABMES, até 2023 haverá mais matrículas em cursos a distância que em cursos presenciais. Assim, nesse evento que reúne as principais tendências no mercado da educação, houve workshops, palestras e muitos expositores voltados à educação a distância. Esse método só tende a crescer e merece muita atenção dos gestores e líderes das instituições de ensino.
❯ Plataformas de ensino digital
Mesmo nos cursos presenciais, e até mesmo nas escolas que atendem o ensino básico e médio, as plataformas de ensino digital também vêm ganhando espaço no mercado da educação. Essas tecnologias facilitam a relação entre professor e aluno, e proporcionam um ambiente virtual em que podem ser disponibilizados vídeos, conteúdos e até mesmo realizar avaliações online, o que propicia vantagens principalmente para os cursos superiores. São ferramentas que facilitam o ensino e transformam a dinâmica do aprendizado.
❯ Ensino bilíngue
O ensino bilíngue também é uma tendência que podemos observar no evento. É essencial apresentar ao aluno o ensino de outro idioma, principalmente nos primeiros anos da trajetória dele. Essa metodologia de ensino também está apresentando diversas inovações, indo além de algumas aulas de inglês básico. Ela visa ao aprendizado por meio de conteúdos lecionados em língua estrangeira. Assim, o aluno já ganha uma formação essencial para a sua vida e ganha novos horizontes de leitura, além de entrar em contato com diferentes culturas e realidades.
❯ Criatividade
Ficou muito claro no evento que a época em que o aluno só copia conteúdo do quadro já passou. A educação cada vez mais busca valorizar e incentivar a criatividade do aluno, buscando métodos de ensino que o proporcione a criação e a inovação. São diversas as opções para deixar o aluno livre para criar e aprender, e uma que vimos com muita presença é a robótica. Isso dá aos alunos a possibilidade de criar, montar e aprender sobre essa tecnologia que está em ascensão e ganhando muito espaço.
❯ Tecnologias para captação e retenção de alunos
Gerenciar as campanhas de marketing para obter mais leads também é uma necessidade que tem apoio das tecnologias que estão surgindo. Houve na feira muitos sistemas de gestão escolar e CRMs educacionais. É essencial ter um bom gerenciamento de todos alunos e possíveis alunos. Para isso, existem diversas ferramentas que auxiliam na captação e retenção de alunos. Com a visualização de dados, o objetivo é dar às instituições de ensino um controle maior sobre seus processos e a automação de tarefas de gestão que facilitem a rotina na IE.
PhoneTrack na Bett Educar 2019
A PhoneTrack também estava presente na feira, oferecendo também uma tecnologia que impacta muito o segmento educacional.
Com o objetivo de aperfeiçoar os investimentos e fornecer dados sobre o canal telefônico, muito importante para as instituições de ensino, estávamos lá mostrando e ressaltando a utilidade do nosso sistema de Call Tracking para esse segmento.
Com um grande volume de campanhas para captação de alunos, muitas vezes as IE não têm controle sobre as ligações que recebem, que perdem e que realizam. A plataforma de Call Tracking funciona justamente para extrair dados das ligações realizadas, fornecendo insights para aperfeiçoar o atendimento telefônico das instituições de ensino.
Com a atribuição de números-máscara aos diversos meios de divulgação da IE, o sistema processa as ligações recebidas por cada número e as direciona para um número da instituição. Isso faz com que seja possível visualizar qual campanha gerou mais ligações. A plataforma PhoneTrack contribui com o mapeamento do canal telefônico realizando, além do rastreamento, a mensuração das ligações recebidas, a gravação das chamadas e o fornecimento de dados importantíssimos para impulsionar os resultados do marketing e melhorar a efetividade das chamadas realizadas.
E aí, gostou do resumo sobre o maior evento de educação da América Latina? Gostamos muito de participar e contribuir com essa grande feira e não vemos a hora de estar lá novamente!