Novas tendências de marketing surgem frequentemente e é importante que os estrategistas da área fiquem de olho nas novidades para implementá-las em suas empresas. Um exemplo recente é a pesquisa por voz, uma prática que ganha cada vez mais usuários.
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Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa Ilumeo, publicada em uma reportagem do portal Consumidor Moderno, o uso de dispositivos com comandos de voz aumentou em 47% entre os brasileiros durante a pandemia da Covid-19.
Assistentes virtuais, como a Alexa, a Siri, a Cortana e a própria ferramenta de buscas do Google utilizam do recurso de pesquisa por voz, que caiu no gosto dos usuários da internet.
Atualmente já é possível, inclusive, fazer compras online de forma totalmente online, usando apenas os dispositivos de voz em equipamentos como o Amazon Echo e o Google Home. O áudio marketing veio para ficar e você deve se atentar para isso.
Exemplos do uso da pesquisa de voz para fazer compras
Desde 2016, a Amazon permite que a Alexa, sua assistente de voz, faça compras diretamente em lojas online por meio de comandos de voz do usuário. Tudo isso é realizado sem que seja necessário o uso de um celular, tablet ou computador para completar a operação.
Por meio do Amazon Echo, o usuário fala o que quer comprar e a assistente virtual relaciona os produtos relacionados. Ela ainda pode calcular descontos e taxas de frete, além de informar, caso o item desejado não esteja disponível em estoque.
A pesquisa por voz vem sendo usada, inclusive, para a realização de compras comuns do dia a dia, como as que realizamos no supermercado. Um case interessante foi divulgado em reportagem do jornal O Globo.
De acordo com a publicação, o Supermercado Zona Sul, do Rio de Janeiro, integrou todo o seu site de compras e app com a Alexa e com o Google Assistant. Dessa forma, basta que o cliente fale em voz alta a sua lista de compras para incluir ou excluir itens.
Depois de finalizada a lista, as assistentes virtuais usam o cartão de crédito cadastrado na plataforma para realizar o pagamento. Após a confirmação, o cliente recebe as compras no conforto de casa.
Ideias para integrar a pesquisa por voz em suas estratégias de marketing
Integrar a busca por voz em suas estratégias de marketing é algo que tende a ser cada vez mais necessário para as empresas. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ser colocadas em prática. Confira!
Desenvolva ações criativas e que chamem a atenção do público
As estratégias com comandos de voz podem ser feitas de forma criativa, para chamar a atenção do seu público e estimular o interesse por usar esse recurso.
Ainda citando a reportagem feita pelo O Globo, vemos exemplos de ações de voice commerce que repercutiram na mídia e deram super certo para os seus idealizadores.
Um deles é da rede de pizzarias Domino’s, que usou uma aplicação em que a cantora Jojo Todynho atendia os pedidos feitos pelos clientes por meio da Alexa ou do Google Assistente.
No período que antecedia o Dia das Crianças, foi realizada uma campanha em que os dubladores de personagens dos filmes da Disney atendiam os pedidos. Dessa forma, os pequenos puderam interagir com os seus desenhos animados favoritos ao pedir uma pizza.
Ações como essas impulsionam as buscas por voz de forma criativa. Além disso, acostuma o público a usar esse tipo de recurso e fideliza clientes nas empresas.
Aposte nas palavras-chave com formato de perguntas
A produção de conteúdo para web, com o uso de recursos de SEO, é um dos principais meios que as empresas usam para rankear bem no Google e em outros buscadores.
Esse tipo de estratégia também é útil para usar a pesquisa por voz no marketing. No entanto, algumas adaptações devem ser realizadas para que tenha mais sucesso.
Uma das medidas que devem ser tomadas é apostar nas palavras-chave em formato de perguntas para produzir os conteúdos. Afinal, é dessa maneira que as pessoas costumam pesquisar por voz.
Imagine, por exemplo, que você está com dor de dente e precisa urgentemente localizar um dentista para resolver o problema. Se estiver pesquisando por texto, é bem provável que digite algo como “dentista na cidade X”, para receber uma lista de profissionais que podem atendê-lo.
Ao pesquisar por voz, é bem provável que a busca feita seja algo como “onde encontrar um dentista na cidade X?”. Ou seja, para otimizar o SEO para voz, trabalhar com as interrogações como palavras-chave é sempre importante.
Conquiste a posição zero do Google
De acordo com o Google, 40,7% das respostas de buscas por voz são encontradas em páginas que estão na posição zero do Google.
Também conhecida por snippet, a posição zero do Google são aqueles cartões com respostas diretas que aparecem quando fazemos uma pesquisa.
As assistentes virtuais, na maioria dos casos, leem esses cards, quando alguém faz uma pesquisa por voz. Por isso, é importante tentar ocupar essa posição.
Para que isso seja conquistado, os conteúdos produzidos para sites e blogs devem apostar em parágrafos pequenos e completos, que respondam rapidamente o que os usuários querem saber.
Tenha uma conta no Google Meu Negócio
Para melhorar os resultados do seu negócio nas pesquisas por voz, ter uma conta no Google Meu Negócio é fundamental. Isso porque essa plataforma permite que sejam disponibilizadas informações como a localização, o horário de funcionamento, entre outros dados importantes para o consumidor.
Assim, quando alguém fizer uma busca por um serviço local, como um dentista, um médico, uma padaria, entre outros, poderá saber essas informações e já realizar a compra ou agendar o serviço que deseja.
Integrar a pesquisa por voz nas estratégias de marketing é algo cada vez mais necessário. O nosso desejo é de que este conteúdo tenha trazido bons insights nesse sentido.
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