O Perfil da Empresa no Google, ou como era conhecido, o Google Meu Negócio, é uma importante ferramentas para impactar positivamente nos resultados das empresas.
Independentemente do porte da empresa, todo mundo deve — ou deveria — estar presente no Google Meu Negócio. O Perfil da empresa no Google é uma das funcionalidades da plataforma que mais leva clientes até as empresas, especialmente aquelas que possuem atendimento físico.
Hoje, nós separamos para você algumas dicas de como se beneficiar dessa estratégia, levando ainda mais clientes para o seu negócio de forma totalmente orgânica!
Muitos dos insights listados aqui foram retirados do papo que a PhoneTrack bateu com o Felipe Caezar, CEO da HubLocal, no podcast Voz em Foco. Você pode ouvir o episódio completo clicando no player abaixo!
Qual o impacto do Perfil da Empresa no Google para os meus negócios?
Antes de investir esforços em estratégias no Google Meu Negócio, você deve estar se perguntando: será mesmo que vale a pena?
Bom, para responder a esta pergunta, vamos deixar que um especialista fale. O CEO da HubLocal, Felipe Caezar, fez parte da implementação do Perfil da Empresa do Google aqui no Brasil. Então, ninguém melhor do que ele para explicar pra gente o impacto dessa plataforma para as empresas:
“O Google Meu Negócio é a principal ferramenta do mercado para se fazer marketing local. Pois ela gerencia o perfil das empresas em todos meios de buscas por localização do Google, seja no Google Pesquisa, Google Maps, ou em aplicativos que utilizam a tecnologia do Google como nativa. Que é o caso do Waze e diversos outros.
Dessa forma, se a empresa gerencia de forma correta o Perfil da Empresa no Google, automaticamente irá aparecer nas pesquisas do Google, que detém mais de 92% de market share no Brasil, e em diversos outros dispositivos que utilizam a tecnologia do Google Maps como ambiente de busca.
O impacto é até difícil de mensurar pela quantidade de dispositivos que utilizam hoje o Google Maps.”
Felipe pontua que todos os tipos de empresa podem se beneficiar com estratégias de Marketing Local, mas principalmente aquelas que tenham um atendimento presencial ou por televendas.
“Muitas pessoas perguntam sobre a utilização de estratégias de Marketing local em E-commerces ou empresas que não tenham presença física. O que eu respondo sempre é que o impacto é bem menor, pois o Marketing Local tem como principal objetivo utilizar a localização da empresa como o fator determinante para atração de clientes para o estabelecimento, para o ponto físico.
Sem o fator físico, não é possível fazer a geração de rotas ou ligações para o estabelecimento. Por isso que empresas que queiram receber o cliente no balcão, ou queiram gerar impacto para o televendas são as que mais se beneficiam dessas estratégias.”
Perfil da empresa no Google: como destacar a minha empresa?
O CEO da HubLocal trouxe dicas valiosas para empresas que queiram se destacar no Perfil da Empresa no Google.
“Hoje existem mais de 200 critérios de posicionamento para que um perfil de Empresa no Google tenha sucesso. Mas a HubLocal busca impactar primeiro nos critérios mais básicos, pois 98% das empresas do mercado não o fazem, os quais sãos:”
Informações básicas
É preciso estar presente no Google Meu Negócio com o Nome, Endereço (localização geográfica) e Telefone (que chamamos de NET) 100% correto no Google e replicado nas principais plataformas de mapas e listas da internet. Assim, é possível que haja uma validação de localização
Atualização constante
É fundamental manter sempre atualizado o perfil da empresa no Google, principalmente quando o assunto é envio de conteúdos semanais, cadastro de produtos ou serviços, fotos, envio de postagens e atualizações no horário de funcionamento, incluindo horários em dias especiais, como feriados.
Responder avaliações
Terceiro ponto: incentivar e responder todas as avaliações com informações completas sobre produtos ou serviços consumidos por clientes reais. Hoje o Google consegue identificar palavras-chave do segmento, produto ou serviço nessas avaliações e fortalece o posicionamento por meio delas.
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