A Conversation Intelligence já é uma tendência no mundo dos negócios. Hoje, você vai entender melhor essa estratégia e quais são os seus benefícios para o seu negócio.
As tecnologias que utilizam a inteligência artificial para automatizar o trabalho humano não param de evoluir. Com elas, o dia a dia das empresas fica mais agilizado e as equipes podem focar em demandas mais relevantes, como a experiência do cliente, por exemplo.
Nesse sentido, a Conversation Intelligence se apresenta como uma ferramenta muito potente, em especial para times de vendas e atendimento ao cliente. Com os insights trazidos pela tecnologia, é possível aplicar várias melhorias no processo de interação com o consumidor, aumentando suas vendas e satisfação do cliente.
O que é Conversation Intelligence?
Conversation Intelligence usa a inteligência artificial (IA) para fazer análises de voz ou texto. Assim, a tecnologia extrai informações para que o time tenha insights sobre o atendimento ao cliente e quais ações podem ser aplicadas para melhorar o processo.
Os dados levantados pela Conversation Intelligence podem ser integrados com outras plataformas, criando um fluxo de dados contínuo com CRMs, por exemplo. Isso permite que a análise de dados seja feita em tempo real, deixando para trás o acompanhamento manual do atendimento.
Ou seja, essa inteligência artificial pode ser extremamente útil para times de vendas, marketing, experiência do cliente e suporte. Afinal, através dela, processos como a monitoria de qualidade manual podem ficar no passado do seu negócio.
Exemplos de tecnologias que usam a Conversation Intelligence
Para que possamos entender melhor como funciona a Conversation Intelligence, separamos alguns exemplos de tecnologias que utilizam essa inteligência artificial. Dá só uma olhada:
Speech Analytics
O Speech Analytics é uma tecnologia que analisa interações por voz em tempo real. Ou seja, quando um cliente liga para a sua empresa, essa IA extrai informações sobre as falas do cliente e do operador, o que ajuda a identificar falhas e padrões no atendimento da empresa.
As principais funcionalidades dessa tecnologia são:
- Identificação de palavras-chave: saiba quais as palavras que estão sendo mais mencionadas nas ligações;
- Palavras de risco: identifique quando o cliente mencionar palavras de risco, como ‘processo’, ‘cancelamento’ ou ‘Procon’;
- Menção à concorrência: saiba quando um concorrente seu for mencionado nas chamadas e aja preventivamente para cobrir ofertas ou agregar mais valor ao seu serviço;
- Humor do cliente: a inteligência artificial do Speech Analytics identifica o humor do cliente para que você saiba o que ele está sentindo ao entrar em contato com a sua marca;
- Identificação do atendente: saiba qual operador atendeu cada ligação de uma forma 100% automatizada;
- Call Score: a tecnologia atribui notas de acordo com a produtividade das ligações;
Por fim, o Speech Analytics é um dos melhores exemplos sobre como funciona a Conversation Intelligence. Essa ferramenta é fundamental para que seu time de atendimento tenha os insights certos para melhoria da jornada do cliente.
Além disso, essa plataforma faz a integração com dezenas de outras tecnologias. Ou seja, você pode criar um fluxo ininterrupto de dados entre as principais ferramentas do seu dia a dia.
Chat analytics
Semelhantemente ao Speech Analytics, o Chat Analytics faz uma análise das interações por chat com o seu consumidor. Seja do WhatsApp, redes sociais ou chat do seu site, essa tecnologia consegue extrair tendências, padrões de sucesso, entre outros insights para você aplicar na rotina do seu negócio.
Uma funcionalidade interessante do Chat Analytics, é que até mesmo as mensagens de voz que você recebe podem ser transcritas e transformadas em dados, graças à integração com plataformas como o Speech Analytics e Call Tracking.
Quais são os benefícios da Conversation Intelligence?
As razões para você aplicar essa tecnologia na sua estratégia são inúmeras. A gente mostra:
Aumento de conversões
Você não pode melhorar as conversões no seu negócio enquanto não tiver insights sobre o que o público acha das suas abordagens. A Conversation Intelligence permite que você identifique com precisão o que funciona e o que não funciona quando o assunto é abordar o seu cliente e como ele responde aos esforços do seu time.
Melhor experiência para o cliente
Com os insights retirados pela inteligência artificial, é possível identificar quais são as melhorias necessárias para que a experiência do cliente seja a melhor possível. Afinal, não existe forma melhor de proporcionar uma jornada agradável ao usuário, do que ouvindo o que ele diz para você.
Mais dados sobre o seu público
A Conversation Intelligence oferece uma infinidade de insumos para que você conheça o seu público de perto. Isso não é fundamental apenas para melhorar o atendimento prestado a ele, mas também para reestruturar produtos e serviços, para que eles agradem ao máximo as suas personas.
Identificação de problemas
Você não precisa cometer sempre os mesmos erros. A Inteligência artificial oferece as informações necessárias para que a monitoria de qualidade encontre padrões no atendimento que estão afugentando o seu consumidor.
Aumento da produtividade
Não tem como falar da conversation Intelligence sem mencionar a melhora significativa da produtividade da sua equipe. Sem a necessidade de analisar manualmente as interações com o seu público, seu time pode focar no que realmente importa: em oferecer a melhor experiência para o cliente do início ao fim de sua jornada.