A mídia offline é uma das mais tradicionais no mundo do marketing. Será que ela ainda vale a pena para o setor imobiliário? Descubra no post de hoje.
Imobiliárias são um dos principais segmentos a investir em mídia offline. Isso porque o marketing local, nome dado a estratégias focadas em um determinado espaço físico, é extremamente atrativo para o setor.
Mas, afinal de contas, banners, outdoors e panfletos realmente trazem resultados para essas empresas?
No post de hoje, você terá a sua resposta!
Mídia offline para imobiliárias: dificuldades e oportunidades
No nosso Report de Ligações Telefônicas de 2022, observamos que o maior fluxo de chamadas para imobiliárias vêm do Perfil da Empresa no Google. Mas o que realmente nos chamou a atenção é que, dentre os 6 segmentos analisados pelo relatório, o setor imobiliário foi o que mais teve fluxo de chamadas originadas por mídias offline.
Para chegarmos nesse resultado, foram analisadas mais de 290 mil ligações recebidas por empresas do setor, das quais 11%, cerca de 32.500 chamadas, vieram de mídias como outdoors, banners, televisão ou panfletagem.
Fernanda Fabian, nossa Head de Marketing aqui na PhoneTrack, pontua que um estudo da Gartner chamado ‘The State of Marketing Budget and Strategy 2022’ mostrou que investimentos em canais offline voltaram com tudo nesse ano.
Puxado principalmente por investimentos em eventos (que vale reforçar o momento pós pandemia que vivemos e a necessidade de parte da população em querer retomar os encontros presenciais), seguidos de patrocínios, TV, parceria, mala direta, rádio e publicidade ‘Out of Home’.
“Quando falamos em mercado B2B, são 21% dos seus orçamentos para eventos. Já para B2C, esse número é de 14%. Ainda que a maior parte dos investimentos sejam destinados para o digital, o que dá pra perceber tanto com os dados da Gartner quanto da PhoneTrack, é que os canais offline voltaram a ganhar fôlego.”
Para o segmento, o investimento ainda faz sentido
Além disso, Fabian diz que outro ponto a se considerar é o segmento. Quando falamos de mercado imobiliário, é muito claro que estamos falando de localização. Então, pra ela, faz muito sentido investir em publicidade offline.
“Me recordo até de um fato: eu morava relativamente longe de um antigo trabalho, pegava um trânsito todos os dias, e (parada no trânsito) via um outdoor que justamente me convidava a ir morar no bairro que ficava meu trabalho. Foi tentador, e só não me mudei porque mudei de emprego.”
A especialista acredita que imobiliárias que ainda não investem nesse tipo de divulgação só não o fazem por viver na eterna dúvida de ‘não sei como mensurar resultados’.
A parte boa é que, como identificamos com os dados da PhoneTrack, existe uma forma fácil e confiável de fazer isso. Tão fácil quanto mensurar campanhas digitais.
Como mensurar os resultados da mídia offline para imobiliárias?
Mensurar os resultados da mídia offline não é uma tarefa difícil. Com o Call Tracking, por exemplo, essa realidade fica ainda mais simplificada.
Essa tecnologia identifica com precisão a origem das chamadas de uma empresa, seja de mídias on ou offine. Para isso, ela atribui números diferentes para cada campanha, mas que redirecionam para o mesmo telefone central. Dessa forma, é possível identificar quais canais estão gerando mais ligações.
Além disso, o Call Tracking também possui dezenas de outras funcionalidades. Uma das principais é o retorno de oportunidades perdidas. No Report de Ligações Telefônicas de 2022, identificamos que, em média, 42% das ligações para imobiliárias são perdidas.
E fica pior: mais da metade dos clientes (59,1%) que ligam uma vez e não são atendidos na primeira oportunidade, nunca mais tentam contato com a imobiliária e vão procurar a concorrência.
O Call Tracking também entrega informações como o nível de produtividade da ligação, quantas vezes o mesmo cliente ligou para você, possui integração com dezenas de plataformas de marketing e CRM, entre outras funcionalidades.Baixe o nosso Report de Ligações Telefônicas e prepare sua estratégia para este novo ano. Clique aqui para conferir!