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  • 22.06.2023
  • Mercado Financeiro, Speech Analytics, Tecnologias

Mercado financeiro: o uso da IA na experiência do cliente

  • Postado por: Matheus Neves
Cópia de Modelo Topo - Blog (17)

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O mercado financeiro pode ser muito beneficiado com a inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente. Hoje, você vai entender melhor como isso pode ser possível!

Com a evolução da tecnologia, novas soluções são desenvolvidas para aperfeiçoar processos dentro das empresas. E quando se fala na experiência do cliente dentro do mercado financeiro, é impossível não se apoiar em ferramentas como a inteligência artificial.

Empresas focadas em serviços financeiros estão passando pela transformação digital. Diante disso, é muito importante incluir na lista de tecnologias o uso da IA. Com ela, é possível automatizar inúmeros processos e oferecer ao consumidor a melhor experiência possível.

Quer saber como? Então continue lendo este artigo da PhoneTrack!

Inteligência artificial, transformação digital e o mercado financeiro

A transformação digital é o hoje! Na era em que vivemos, é impossível não associar a inteligência artificial à boa parte do nosso dia a dia. Seja na hora de conversar com uma empresa através de um chatbot, de automatizar processos dentro do nosso trabalho, e daí por diante.

No mercado financeiro, é claro que não seria diferente. Com o avanço dos bancos digitais e das fintechs financeiras, deixar de lado as novas tecnologias é um grande tiro no pé. Isso porque, dentre as inúmeras transformações trazidas pela IA está na melhora do atendimento. E 74% dos consumidores escolhem ter uma boa experiência com uma marca, mesmo que precisem pagar mais por isso, segundo a CX Trends 2022.

Portanto, cada vez mais as empresas do setor financeiro vêm buscando uma melhora nesse aspecto. Seja digitalizando processos, automatizando o atendimento ou buscando melhorias através da análise de dados. No final das contas, o que importa é que o cliente fique satisfeito.

Qual o impacto da inteligência artificial  na experiência do cliente de instituições financeiras?

A inteligência artificial ajuda as empresas do mercado financeiro a processarem o grande volume de informações e transações geradas por dia dentro das instituições. Sendo assim, a tecnologia ajuda a automatizar processos que, de forma manual, levariam muito mais tempo para serem feitos.

Dessa forma, todo mundo sai ganhando. Os operadores podem ter mais confiabilidade nas informações, a empresa reduz custos e o consumidor final fica mais satisfeito.

Ou seja, a inteligência artificial tem um impacto direto na experiência do cliente. Pois, através dela, a instituição financeira busca melhorias, disponibiliza ofertas personalizadas e aperfeiçoa a jornada do consumidor dentro do negócio. Isso é possível através de diferentes soluções que, trabalhando juntas, alcançam os resultados esperados.

Mercado financeiro: o uso da IA na experiência do cliente

Como está a experiência do cliente no mercado financeiro?

Com o grande número de instituições financeiras disponível, entre as tradicionais e digitais, o cliente busca aquela que ofereça a melhor experiência a ele. Diante disso, a competitividade no mercado financeiro está mais alta do que nunca.

Segundo o levantamento de principais reclamações contra bancos, realizado pelo Banco Central, a prestação de informações de forma inadequada ocupa a 3ª posição no ranking de principais queixas dos usuários.

Diante disso, encontramos uma das principais falhas cometidas pelas instituições financeiras quando o assunto é experiência do cliente: a comunicação.

Ou seja, por mais que a jornada omnichannel seja uma realidade constante em nossas vidas, boa parte do mercado financeiro não tem feito bom uso dela. Isso é reflexo, entre outras coisas: da falta de integração entre canais, do despreparo das equipes e da falta de estrutura suficiente para abrigar essa estratégia.

Por fim, é preciso entender que inúmeros fatores influenciam a boa experiência do cliente. Bons preços, boas oportunidades, clareza nas informações, e daí por diante. No entanto, não podemos descartar a comunicação com o cliente.

Afinal, através de uma comunicação assertiva, é possível reverter situações de reclamações, aumentar o número de conversão, aperfeiçoar o suporte ao cliente e muito mais. Pois é a partir de uma boa conversa que conseguimos resolver nossos problemas.

Usando a inteligência artificial na experiência do cliente da sua instituição financeira

Vamos entender de uma vez por todas como utilizar a inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente na sua instituição financeira. Independentemente do tipo de serviço que a sua empresa disponibiliza, é possível tirar proveito da tecnologia para impulsionar seus resultados.

Qualificação de atendimento automatizada

O mercado financeiro comumente recebe um grande número de ligações por dia. Isso ocorre porque a voz transmite confiança e proximidade, o que leva mais segurança para o cliente. Portanto, é preciso estar atento às chamadas de voz do negócio para saber se os usuários estão recebendo um atendimento de qualidade.

Vamos a exemplos dentro do segmento financeiro?

O Banco Daycoval fez uso do Call Score para oferecer um atendimento melhor aos seus clientes. Essa tecnologia atribui notas automaticamente a todas as ligações recebidas, mensurando o nível de produtividade de cada uma delas.

“Graças ao call score, criamos o hábito de analisar e ouvir as ligações telefônicas. Isso nos ajudou a entender os pontos de melhoria e aperfeiçoar o nosso atendimento”.

Andre Curi Ferraro, Marketing Banco Daycoval

Análise de dados de voz

Os dados de voz são informações extraídas das ligações que a sua instituição financeira recebe. Esses dados são muito úteis para você compreender o nível de satisfação dos clientes, o desempenho dos agentes de atendimento ou vendedores, e até mesmo para monitorar os seus concorrentes.

O Speech Analytics é a inteligência artificial mais conhecida nesse aspecto. A IA acompanha as chamadas em tempo real, trazendo insights para quem está atendendo. Além disso, cria dashboards, gráficos e nuvens de palavras para que a gestão acompanhe de perto o atendimento.

Alguns dos principais dados trazidos:

  • Identificação de palavras-chave mais importantes;
  • Menção a palavras de risco, como “Procon”, “Ouvidoria”, “processo” e “reclamação”;
  • Aderência ao script de atendimento por parte dos agentes;
  • Comparativo de desempenho por atendente;
  • Humor do cliente (sentimentos positivos, negativos ou neutros);
  • Menção à concorrência, para que você possa acompanhar o que as outras empresas estão oferecendo como diferencial)

Com esses dados de voz em mãos, você consegue atingir pontos de melhoria para a experiência do cliente. Assim, fica mais claro quais treinamentos seu time precisa, quais argumentos de atendimento têm melhor ou pior desempenho, quais as percepções do público sobre sua marca, e muito mais.

Retorno de ligações perdidas

A melhor experiência para o cliente está nos detalhes do atendimento que a sua instituição financeira disponibiliza. E o retorno de ligações perdidas entra nesse emaranhado de detalhes que melhoram a percepção do público sobre sua marca.

Segundo um levantamento feito pelo time da PhoneTrack, identificamos que cerca de 30% das ligações recebidas pelas empresas ficam sem atendimento. Com a Inteligência Artificial que desenvolvemos, chamada “oportunidades perdidas”, ajudamos as empresas a recuperarem 100% dessas chamadas.

O Banco Daycoval foi uma das empresas do ramo financeiro beneficiadas pela plataforma. Entre os anos de 2017 e 2021, foram mais de 73 mil oportunidades recuperadas. 

O retorno de ligações perdidas é fundamental para proporcionar uma boa experiência para os clientes. Isso porque, na maioria das vezes, o usuário não volta a ligar para a empresa após ter sua chamada não atendida.

Jornada omnichannel integrada e eficiente

A inteligência artificial, quando aplicada numa jornada omnichannel, permite uma melhoria significativa na experiência dos usuários com a sua marca. Chatbots, WhatsApp, telefone e outros canais podem trabalhar juntos para melhorar sua comunicação com o público —  desde que estejam integrados entre si.

Dizemos isso, pois muitas empresas do ramo financeiro acreditam que disponibilizar múltiplos canais de atendimento é o suficiente para ter uma jornada omnichannel. Mas a verdade é que esse tipo de estratégia só é eficiente se todos eles estiverem ligados entre si.

Você já teve a experiência de ligar para uma empresa e ela ficar te “empurrando” de um canal para outro? Do WhatsApp para o telefone, do telefone para o chat, do chat por e-mail… Quando você percebe, já se passaram horas, ou até mesmo dias, e o seu problema não foi resolvido.

Isso acontece quando os múltiplos canais utilizados pela empresa não estão interligados. Para isso, a inteligência artificial pode ser a auxiliar que a equipe precisa para aperfeiçoar essa estratégia.

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