A geração de leads é um dos principais elementos para obter novos clientes. Por isso, equipes de marketing e vendas devem estar atentas aos resultados de suas estratégias de aquisição.
Como anda a estratégia de aquisição de clientes na sua empresa? Se, assim como nós, você entende que a geração de leads tem um papel fundamental nesse processo, este texto foi feito para você.
Aqui, nós vamos te apresentar as principais estratégias para capturar novos clientes em potencial. Continue lendo o artigo e conheça todo o potencial que você tem para explorar.
As melhores estratégias para geração de leads
O relatório de Mercado de Vendas 2020-2021, da Pipedrive, mostra que 51% dos profissionais de vendas têm dificuldades com a geração de leads. Isso mostra que, mesmo com os inúmeros canais de aquisição, os profissionais ainda não estão preparados para lidar com a atração de novos clientes.
Mas por que isso acontece?
Bom, muitos fatores podem influenciar essa dificuldade. Investimento nos canais errados, baixa qualidade nos materiais criados/enviados ou a falta das ferramentas certas para gerar leads são só alguns exemplos.
Agora, você vai conhecer as melhores estratégias para geração de leads. Assim, fica mais fácil fazer um planejamento assertivo e focado nos resultados que você deseja.
Materiais ricos para atrair leads
Você já deve ter baixado um e-book, infográfico ou um template de algum lugar da internet, né?
Pois bem, esses materiais são chamados de materiais ricos. Eles servem para que as empresas realizem uma troca com os leads. Enquanto a empresa disponibiliza um conteúdo de valor, o cliente oferece alguns dados em troca, como o e-mail e o telefone.
A partir daí, a empresa consegue educar o usuário com um conteúdo e recebe formas de entrar em contato com ele. Com isso, é possível que você envie e-mails informativos, novos materiais ricos, e outras comunicações para aquecer esse lead.
Como você sabe, dentro da jornada de compra, existem diferentes etapas até que o vendedor finalize uma venda. Os materiais ricos desempenham um papel importante nesse funil de aquisição.
Afinal, com este tipo de conteúdo, você consegue instruir os leads frios, ganhar mais autoridade na venda e auxiliar o usuário na tomada de decisão.
Alguns exemplos de materiais ricos são:
- E-books;
- Infográficos;
- Webinars;
- Guias;
- Demonstrações ou degustações;
- Vídeos.
Nesta página, você pode conferir alguns exemplos de materiais ricos que nós desenvolvemos aqui na PhoneTrack.
Geração de leads telefônicos
O telefone é um dos principais aliados numa estratégia de venda. Este canal passa confiança e proximidade. E não a toa converte até 15x mais que um formulário no site, por exemplo.
Os leads telefônicos são os mais quentes que você pode ter no seu funil. Pois nós, enquanto consumidores, recorremos a ele quando estamos com urgência ou para tirar dúvidas, por exemplo. Assim, fica mais fácil convencer o usuário do que trocando inúmeros e-mails com ele.
Mas como fazer a captação desses leads por chamadas de voz? É simples: com uma plataforma de call tracking.
O Call Tracking é uma tecnologia que te ajuda a medir o sucesso das suas estratégias com base nas ligações que você recebe. Você pode:
Saber a origem de um lead telefônico
De qual campanha o lead veio? Com o Call Tracking, você mapeia essa informação de um jeito muito simples. Assim, você consegue saber se foi pelo Google Ads, Facebook, website, e até mesmo de mídias offline, como televisão, rádio e panfletos
Recuperar os leads perdidos
Com a funcionalidade de oportunidades perdidas, você pode retornar as chamadas que você não conseguiu atender. Assim, os leads telefônicos não se perdem. Inclusive, a plataforma envia um SMS para o seu celular quando alguém te ligou e ficou sem atendimento.
Classificar os leads telefônicos
O call tracking também te ajuda a qualificar os leads que chegam por telefone. Com o Call Score, você categoriza as chamadas mais produtivas, atribuindo de forma automática notas para cada uma delas, de acordo com o perfil e interesse do usuário.
Dashboards e relatórios
O Call Tracking apresenta inúmeros dashboards, gráficos e relatórios para que a sua aquisição de leads telefônicos seja mais visual. Dessa forma, fica mais fácil visualizar seu desempenho e provar seus resultados.
SEO na geração de leads
Conteúdos na internet (como este que você está lendo agora) são boas formas de gerar leads. O SEO desempenha um papel muito importante nessa jornada. Pois, através dele, você consegue ranquear nos mecanismos de busca e ser encontrado por novos clientes.
A Search Engine Optimization é a estratégia de produção de conteúdos na internet focada em boas práticas. Assim, o algoritmo do Google qualifica seu conteúdo e passa a colocá-lo no topo das pesquisas. Para isso, é preciso seguir algumas regras na produção: como as palavras-chave em foco, tamanhos das sentenças, densidade do conteúdo, entre outros.
Nesse sentido, você pode contar com um profissional especializado em SEO e com algumas ferramentas. Vamos listar algumas delas aí embaixo:
Semrush
É usado para pesquisa de palavras-chave e dados de classificação online, como métricas de volume de pesquisa e custo por clique. Essa plataforma também coleta informações sobre palavras-chave online coletadas nos mecanismos de pesquisa do Google;
Google Trends
Essa é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. Aqui, você pode pesquisar palavras relevantes para sua empresa e criar conteúdos se baseando no que o público está buscando;
Yoast
Por sua vez, o Yoast é um plug-in de otimização de mecanismo de pesquisa para WordPress. Ele te mostra insights sobre seu conteúdo, apontando o que pode ser melhorado nele de acordo com os parâmetros do Google e outros mecanismos de busca.
Speech Analytics
O Speech Analytics não é, necessariamente, uma plataforma focada em práticas de SEO. No entanto, ela pode ser muito útil. Essa inteligência artificial acompanha as chamadas de voz de sua empresa em tempo real, mapeando os termos mais falados pelo seu cliente. Com esse dado, você pode entender as dores do seu cliente e produzir conteúdos focados nelas.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para a sua estratégia de aquisição de leads.
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