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  • 19.08.2022
  • Mercado Financeiro

Melhore os resultados da sua equipe no mercado financeiro

  • Postado por: Matheus Neves
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Quer aprender a melhorar os resultados da suas equipes do mercado financeiro? Então leia este conteúdo que nós preparamos para você!

Atualmente, as instituições financeiras enfrentam muitas dificuldades para se destacar da concorrência e aumentar as taxas de conversão. Afinal, com o alto número de novas empresas do setor surgindo frequentemente, está cada vez mais complicado desenvolver soluções inovadoras para atrair o público.

A solução para esses problemas, no entanto, pode estar mais perto do que você imagina. Afinal, investir em estratégias para melhorar os resultados da sua equipe pode ser o elemento que falta para você impulsionar seus resultados.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você aplicar na sua estratégia e aperfeiçoar os resultados junto ao seu time. Continue a leitura e saiba do que estamos falando!

Equipes do mercado financeiro: quais os desafios atuais?

O cenário do mercado financeiro nunca foi tão atrativo para o público como é hoje em dia. Boas oportunidades de negócio, produtos personalizados, experiências 100% digitalizadas… O consumidor atual possui um longo “menu de degustação” de instituições que podem —  ou não —  oferecer a melhor experiência a ele.

Por outro lado, para os bancos, o cenário é um pouco diferente. Com a alta competitividade, está cada vez mais difícil cativar o público e trazê-los para dentro de casa. Afinal, para desenvolver estratégias de aquisição num mercado tão competitivo como é o financeiro, é preciso levar em conta inúmeros fatores para que a instituição não fique no prejuízo.

Ou seja, disponibilizar oportunidades que tragam pouco retorno financeiro ou investir dinheiro excessivo em campanhas de aquisição  pode não ser o caminho ideal.

Dados mostram que o melhor caminho para cativar o público está no atendimento humanizado e na melhor experiência de usuário.

desempenho da equipe no mercado financeiro e a experiência do consumidor

Além disso, uma cultura focada em dados —  ou Data Driven —  também tem tomado conta do mercado financeiro. O uso das informações dos clientes e do segmento em si ajuda as equipes a melhorarem os resultados, aumentando o número de conversões e a taxa de retenção.

Abaixo, vamos aprofundar melhor cada um desses tópicos. Mas, enquanto isso, por que você não aproveita a oportunidade para baixar nosso material exclusivo para instituições financeiras? Nele, nós mostramos na prática como estruturar uma cultura Data Driven no mercado financeiro. É só clicar no banner abaixo e fazer o download.

melhorar desempenho da equipe no setor financeiro com data driven

Como melhorar o resultado da sua equipe no mercado financeiro

No tópico anterior, demos alguns pequenos insights sobre oportunidades de melhoria para a equipe da sua instituição financeira. Abaixo, vamos aprofundar melhor cada um deles e mostrar caminhos possíveis para que você coloque a mão na massa e veja os resultados acontecerem!

Comece a coletar e a usar dados de forma mais estratégica

Sem dados não existem decisões assertivas. Nem uma visualização geral do desempenho da instituição ou das suas equipes. Sem dados, seu banco é só mais um banco no mercado!

Portanto, é preciso buscar formas de coletar seus dados e utilizá-los de forma inteligente na tomada de decisões. Por exemplo: dados de atendimento ao consumidor podem ser úteis para melhorar a experiência do cliente. Dados sobre desempenho de campanhas online serão essenciais para mensurar a efetividade das ações. E daí por diante.

Olha só um bom passo a passo para você seguir:

1. Encontre a melhor forma de coletar dados

Inteligência artificial para coleta de dados em tempo real é uma boa pedida a essa altura. Com o apoio da tecnologia, você consegue informações em tempo hábil para tomar as decisões certas na hora certa.

Por exemplo: o Speech Analytics acompanha as ligações em tempo real e as transforma em dados. Assim, você consegue informações sobre o desempenho dos seus atendentes e vendedores e os níveis de satisfação do seu público. Dessa forma, é possível encontrar insights muito úteis, que é o próximo passo a ser tomado.

2. Saiba o que fazer com os dados

Dados não servem para ficar parados. Portanto, use e abuse das informações coletadas para criar planos de ação de melhoria na sua equipe. 

Utilizando o mesmo exemplo da IA que mencionamos no tópico acima, você consegue identificar padrões de sucesso ou de fracasso nas suas abordagens. Assim, você pode fortalecer o que tem dado certo e aperfeiçoar o que não vai bem.

Uma das melhores formas de melhorar os resultados da equipe da sua instituição financeira é oferecendo treinamentos e feedbacks individuais. Dessa forma, o time fica mais engajado nas melhorias e sabe qual caminho trilhar para atingir os resultados.

3. Acompanhe os resultados e volte o ciclo do início

Agora que você coletou, analisou e criou planos de ação com base nos dados, é hora de não deixar a peteca cair. A essa altura, acompanhe os resultados após a instalação das melhorias e veja como fica o desempenho da equipe. Com isso, fica mais fácil identificar quais os próximos passos a serem tomados.

A transformação digital também melhora os resultados da sua equipe

Outro ponto importante para melhorar o desempenho das equipes no mercado financeiro é a transformação digital. As fintechs chegaram e dispararam na frente da preferência do público. Afinal, elas permitem mais autonomia e digitalização para os seus usuários.

Portanto, ao pensar em melhorias para impulsionar os resultados do time, não deixe de considerar a inovação dos processos, dar mais autonomia ao cliente e digitalizar seus processos atuais.

Assim, fica mais fácil as equipes terem desempenhos mais eficazes, pois não ficam reféns de processos quadrados e que não agradam mais o consumidor.

Invista no desenvolvimento da equipe

Não existe equipe de sucesso sem um bom desenvolvimento por parte da gestão. Afinal, instruir seus agentes ao sucesso é o ponto de partida mais fundamental para aperfeiçoar seus resultados.

Portanto, encontre formas de mensurar as dificuldades do seu time, desde as mais coletivas até as individuais. Dando a atenção que a equipe merece e precisa, o engajamento aumenta e as métricas de sucesso também.

Soluções tecnológicas podem ser suas aliadas nesse processo. Lembra do Speech Analytics que mencionamos ali em cima? Essa IA tem o poder transformador para que a gestão identifique pontos de melhoria de forma mais clara.

Alguns dados disponibilizados pela plataforma que ajudam a sua equipe a melhorar os resultados:

  • humor do cliente;
  • adesão do agente ao script de atendimento;
  • comparativo de desempenho entre os membros da equipe;
  • palavras-chave mencionadas nas ligações;
  • palavras proibidas ditas em chamadas;
  • menção à concorrência e a produtos específicos;
  • argumentos que convertem mais;
  • entre outros.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a entender melhor como melhorar os resultados da sua equipe no mercado financeiro.

Para acompanhar mais dicas como essa, continue acessando o blog da PhoneTrack. São milhares de conteúdos disponíveis para o seu desenvolvimento e para a sua empresa.

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