E dando continuidade à Jornada do Call Tracking, seguimos na terceira edição dos nossos webinars com o tema “Gere leads telefônicos no Google meu negócio, Google Ads e Facebook Ads com Click to Call”.
Leonardo Oliveira (customer success analyst) e Guilherme Santana (partner executive) foram os especialistas da vez, e falaram sobre a importância de aplicar click to call em campanhas, Google Meu Negócio e site para mensurar com precisão os leads telefônicos gerados por estes canais. Vem com a gente conferir os pontos principais desta conversa:
Acesse abaixo o conteúdo na íntegra:
Comportamento do consumidor
O bate-papo começou com uma contextualização sobre as mudanças no comportamento dos consumidores. Guilherme deu o exemplo de uma situação de vazamento no encanamento de uma casa anos atrás em que, para encontrar um profissional que resolvesse o problema, era necessário buscar contatos na famosa “lista amarela”.
Essa situação é totalmente distante da realidade atual, na qual é possível encontrar qualquer tipo de profissional através de uma rápida busca online. Essa praticidade e agilidade fazem com que a busca local seja um fator importante de conversão. E justamente para tornar o contato mais eficiente é que entra o click to call.
Click to call
O click to call é uma função aplicável em anúncios online, sites e Google Meu Negócio, que facilita o contato telefônico de um lead ou cliente com empresas através de um único clique. Só para se ter ideia da importância desta funcionalidade, segundo pesquisa do Google, 70% dos usuários que fazem buscas online utilizaram click to call direto da página de pesquisa para entrar em contato com empresas.
Além disso, essa mesma pesquisa apontou que 61% dos consumidores online afirmam que o click to call é a parte mais importante no processo de compra. Ou seja, o telefone é a forma mais rápida e procurada para entrar em contato com uma empresa quando o objetivo é encontrar mais informações sobre serviços, produtos ou, até mesmo, marcar uma reserva ou consulta, quando o assunto é busca local.
Google Meu Negócio
Um dos recados do bate-papo foi pra quem ainda pensa que o Google Meu Negócio é apenas um espaço para indicar horário de funcionamento e endereço. O Google Meu Negócio é um dos principais canais de contato quando falamos de busca local, gerando leads telefônicos orgânicos quentes.
Google Ads
O Google Ads já possibilita a aplicação do que chamamos de “extensão telefônica”, ou seja, de um número telefônico disponível nos anúncios. Dessa forma o lead impactado consegue realizar uma ligação para a empresa através de um único clique. Uma possibilidade bem prática é a de vincular o Google Meu Negócio ao Google Ads, permitindo que o lead chegue até às informações da empresa através de um anúncio.
Sites
O click to call também pode ser aplicado em sites, facilitando o contato do lead com a empresa por meio do telefone. Com o uso de números virtuais em campanhas e a configuração correta, é possível inclusive mensurar a origem dos leads telefônicos que converteram pelo site.
Durante o bate-papo, foi falado sobre como ferramentas como Google Analytics já possibilitam a quantificação de cliques nos números de telefone, mas não permitem a validação da quantidade de ligações que foram efetivamente realizadas.
Para fins de mensuração, é indispensável garantir que os leads que chegam pelos canais com click to call aplicado estão sendo devidamente monitorados com o suporte de ferramentas de Call Tracking.
Call Tracking
Com a atribuição de um número de telefone virtual exclusivo para cada campanha de marketing em diferentes canais, o Call Tracking identifica a origem da ligação recebida e, a partir disso, é possível mensurar o volume de ligações provenientes de cada anúncio ou canal de contato.
Durante o webinar, nossos especialistas trouxeram três sugestões de uso e aplicação do click to call com Call Tracking, dá uma olhada:
Campanhas de remarketing
Após ser impactado por uma campanha de mídia paga, uma boa ideia é trabalhar extensões telefônicas nas campanhas de remarketing na rede de pesquisa. O objetivo é afunilar os leads mais qualificados e que possuem maior nível de interesse nos produtos ou serviços ofertados.
Segmentação de campanhas
Utilize os dados de origem por mídia dos leads telefônicos para melhorar as segmentações de campanhas e até mesmo otimizar os horários de investimento conforme o volume de ligações recebidas.
Desperdício de leads
Sem a aplicação do click to call, o caminho para o lead realizar uma ligação se torna mais complicado e, ao dificultar o contato telefônico, por consequência há um desperdício de leads. É fundamental ter em mente que quem decide como vai entrar em contato com a empresa, é o lead e seu papel é garantir que todos os canais de contato serão efetivamente mensurados.
E aí, já conferiu se todos os seus canais de contato e anúncios estão com click to call aplicados? Se tiver alguma dúvida sobre mensurar as ligações, confira nosso ebook completo do Call Tracking: