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  • 02.09.2020
  • Agência, Call Tracking, Marketing, Vendas

Como trabalhar o lead telefônico na sua empresa/agência

Como trabalhar o lead telefônico na sua empresaagência

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A princípio, no dicionário de marketing o lead é um termo bastante conhecido. Mas e o lead telefônico? Dessa forma, vamos apresentar a importância deles nas empresas e agências de comunicação.

Acima de tudo, os leads são pessoas que já conhecem seu produto ou serviço e estão dentro de uma jornada de interesse de compra. Em outras palavras, ele passa por um funil, que é composto na estratégia de marketing, com a função de atrair e engajar a pessoa até a compra.

Como trabalhar o lead telefônico na sua empresa/agência

Um lead pode ter contato com a empresa de várias maneiras, sendo as principais:

  • Preenchimento de formulários: quando um lead demonstra interesse em receber ofertas e comunicações de determinado negócio;
  • Ligações telefônicas: liga para o telefone da empresa após pesquisar sobre algum produto ou serviço da empresa;
  • Landing page: call to action que direciona o lead a uma página no site com o intuito de iniciar sua jornada de compra.

Seja como for, o Google pode ser um ótimo canal de entrada, seja pelos mecanismos de busca, adwords ou Google Meu Negócio.

Conheça nosso guia gratuito de como usar o Google Meu Negócio para conquistar mais clientes

Os leads são categorizados de acordo com seu interesse pela empresa ou produto e divididos em frio, morno e quente. Assim, o lead frio é aquele que teve um primeiro contato com a marca e ainda não possui intenção de compra. Já o lead morno considera seu serviço ou produto oferecido para solucionar um problema. Por fim, o lead quente conhece, confia na marca e considera uma boa opção de compra.

Como trabalhar o lead telefônico na sua empresa/agência

Por que o lead telefônico é tão importante?

Em primeiro lugar, quando um cliente entra em contato por telefone, ele é considerado um lead quentíssimo. Isso porque a ligação é um método de contato com a empresa que transmite confiança, praticidade e agilidade no atendimento. Bem como, esse lead é extremamente qualificado e sua propensão à compra é maior. Nesse sentido, o click to call do Google Meu Negócio tem sido um ótimo aliado das empresas, visto que cerca de 70% dos clientes que pesquisam sobre uma empresa usam o botão.

Dentro da estratégia de marketing, o lead telefônico deve ser não somente capturado, mas também analisado e otimizado para garantir mais conversões. Abaixo listamos as principais vantagens de analisar dados de voz.

Vantagens do lead telefônico

Otimizar investimento em campanhas
Em síntese, poucas empresas acompanham dados telefônicos e não incluem essas informações no cálculo do ROI. Contudo, usar os dados de voz trazidos pelo telefone é um diferencial competitivo importante. Afinal, ele permite um acompanhamento e desenvolvimento de estratégia vendas mais eficaz e econômica.

Todavia, acompanhar os KPIs de campanhas que envolvem ligações telefônicas é essencial também para entender a efetividade de cada canal de anúncio. Sejam eles Google e Facebook ads, outdoors, cartões de visita e outros canais on ou off. Além disso, os dados ajudam na gestão de esforço do time de consultores e a entender melhor a necessidade do cliente.

Como resultado, é possível criar novas estratégias focadas em perfis de leads quentes e realocar recursos de mídia para otimizar o processo.

Veja como as informações trazidas pelo Call Tracking podem otimizar os investimentos em mídia

Criação de conteúdo com base em dados
É possível analisar os termos mais falados durante todas as ligações com o Speech Analytics. Com esses dados, a criação de conteúdo para blog, site e landing pages fica mais prática e tem como base dados atualizados.

Outro ganho em conhecer os termos mais falados é trabalhar o SEO. Usar os termos e palavras-chaves certos fazem com que o Google coloque o site ou LP na primeira página. Ainda mais se considerarmos que 90% das pesquisas não chegam até a segunda página.

Aumento da produtividade do time de atendimento ao cliente
Por fim, se a empresa tem um time de atendimento telefônico, o monitoramento das ligações permite acompanhar a produtividade do time. Dessa forma, é possível entender quais abordagens funcionam melhor para finalizar uma venda e quais são os pontos de melhoria no atendimento.

Origem dos dados

Todos os dados citados são trazidos com as funcionalidades do PhoneTrack. Eles são insumos para a criação de conteúdo, treinamentos de vendas e pós vendas.

Conhecer as preferências do lead através dos dados de voz pode ser a diferença entre sua agência e a concorrência

Quer saber mais sobre como otimizar e converter mais com os leads telefônicos? Entre em contato com o time Phonetrack e conheça a plataforma que leva campanhas de marketing por todo o Brasil à máxima otimização.

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