Não há quem diga que um celular não faz parte de sua rotina. Eles estão sempre por perto e em muitos casos é benéfico pensar em ações mobile first, como por exemplo uma jornada de compra para celular.
Ele está presente nas nossas vidas desde a hora que acordamos – e só acordamos porque ele desperta – até a hora que vamos dormir. Você pode até não concordar com as horas excessivas gastas em frente àquela telinha pequena, mas os smartphones podem e vão ajudar você e sua empresa a irem além na experiência do cliente!
Atualmente, com um mundo completamente digitalizado, é normal que os consumidores esperem uma experiência de compra completa a partir de seus smartphones. De acordo com dados da pesquisa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de 2018 do IBGE, de toda a população que possui internet em casa, 98% utilizam o celular como principal aparelho de acesso à internet.
Da mesma forma, a máxima “mobile first” que há alguns anos orientam como companhias vendem seus produtos ou serviços, torna-se cada vez mais “mobile only”. Nesse meio tempo com a pandemia do COVID-19, somente no Brasil, o comércio eletrônico ganhou mais de 4 milhões de novos consumidores. Isso só no primeiro mês de quarentena, consumidores estes que vieram para ficar. Os números são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).
Nesse sentido, quando pensamos em jornada de compra para celular, é essencial considerar alguns pontos para entregar uma experiência de resultados. Acompanhe agora as principais dicas de especialistas:
Adapte a jornada de compra para celular
Antes de mais nada, um dos grandes desafios de construir uma experiência pelo celular é garantir uma aquisição similar ao que o usuário já conhece. Seja fisicamente ou no desktop (computadores e laptops).
A experiência precisa ser acima de tudo segura e cercar o consumidor com informações sobre o serviço é primordial. Em outras palavras, considere utilizar todos os recursos que o smartphone possibilita. Destaque para notificações de e-mail ou app, SMS, ligações e até mesmo redes sociais para manter o cliente em contato com a marca.
Proporcione praticidade
A jornada de compra mobile precisa ser cuidadosamente equilibrada entre ser prática e ao mesmo tempo completa. O consumidor alcança o aparelho mais próximo dele – normalmente o smartphone – para pesquisar e decidir sobre uma intenção de compra.
A experiência precisa ser clara e entregar todos os detalhes essenciais ao consumidor. Acima de tudo, preço, descrição, forma entrega, como entrar em contato telefônico com a empresa, entre diversos outros fatores. Dessa forma você já está um passo à frente e o cliente confiará em seu produto ou serviço.
Ajude a criar a intenção de compra
Você já deve ter visto por aí o termo “UX design”, certo? UX é a sigla para user experience e de acordo com diversos especialistas em marketing digital, é a profissão do futuro. Ela une dados e tecnologia para transformar e otimizar a experiência do cliente através do design. Um ambiente com um design intencional, que facilita a navegação do consumidor até a compra, é certamente uma ótima estratégia dentro da jornada de consumo.
Os benefícios de uma boa experiência de compra pensada para usuários mobile vão além de conversão em vendas. Ela traz lealdade à marca que proporcionou uma experiência completa e confiável, ajudando a fomentar o famoso “marketing boca a boca” tão tradicional e eficiente.
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