Investir em mídia offline ainda é a principal estratégia adotada por grande parte das empresas. Mesmo diante do cenário digital, que vem crescendo a cada ano, ainda existe muito espaço para esse formato de divulgação, afinal temos as pessoas que não têm acesso às plataformas online, ou ainda os momentos do dia em que estamos diante da TV, no trânsito, passando pelos outdoors ou ouvindo um pouco de rádio para distrair.
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Seja qual for o canal de mídia off que a sua empresa utilize, é essencial tomar algumas providências para não investir no escuro. Neste artigo, vamos falar sobre como rastrear e mensurar melhor as estratégias offline, desde o entendimento dos indicadores e a integração de um modelo omnichannel de atuação, até o uso de tecnologias avançadas para um controle mais preciso e eficaz dessa iniciativa. Confira!
1. Entenda os indicadores que a mídia offline oferece para utilizá-los de forma estratégica
Antes de desenhar um plano de divulgação em mídia off, é importante entender quais são os indicadores que esses canais oferecem e como eles podem ser utilizados de forma mais estratégica para o seu negócio, acompanhe.
Origem
A origem é o indicador que mostra de onde estão vindo os clientes, qual foi o seu primeiro ponto de contato. Na mídia online, esse dado é facilmente coletado diante da interação dos usuários com o site, redes sociais ou anúncios no Google, por exemplo. Contudo, quando falamos de TV, rádio, outdoor e mídia out-of-home, esse rastreamento já não é tão simples.
De toda forma, esse é um indicador importante para compreender se os esforços realizados nesses canais offline estão gerando resultados e quais são eles. Isso ajuda a definir melhorias para os próximos ciclos, bem como a calcular o ROI e justificar o volume de investimento.
Conversões
Conversão é o momento em que o lead entra na base de contatos do negócio e ganham oportunidade de avançar no funil de vendas. Por exemplo, uma pessoa que entra em contato por telefone pela primeira vez pode ser classificada como prospect. E, caso aceite marcar uma reunião com um vendedor, ela se torna um cliente em potencial.
É importante entender o percentual de conversão para monitorar seu desempenho e saber onde estão os pontos de represamento de demanda; ou em quais pontos do funil devem ser implementadas mudanças que surtam maiores impactos nos resultados do negócio.
Características específicas de cada canal
Cada canal conta com suas particularidades que devem ser compreendidas e respeitadas para que possam ser utilizadas de forma mais objetiva e eficiente na estratégia de divulgação da empresa. O comportamento do cliente varia conforme o canal que ele escolhe para se relacionar com a empresa. Por isso, a forma como as informações são dispostas também deve acompanhar as características do canal.
2. Integre a mídia off a uma estratégia omnichannel
A melhor forma de investir em mídia offline é integrando-a a uma estratégia omnichannel. Essa pode ser definida como um conjunto de ações realizadas em diferentes canais, seguindo uma mesma lógica de comunicação. Para isso, é preciso se atentar aos seguintes aspectos:
Entenda a dinâmica da integração dos canais
Integrar diferentes canais é uma tarefa que demanda muita prudência, pois cada um deles conta com limitações diferentes. A TV tem limitação de tempo, o rádio não conta com recursos visuais, o outdoor precisa ser objetivo e preciso, e assim por diante. Estude cada canal e adapte a estratégia a cada um deles.
Estabeleça um padrão na comunicação
Mesmo com tantas diferenças, é imprescindível que exista um padrão geral na comunicação, desde a linguagem utilizada até o uso de alguns termos específicos que sejam inerentes ao negócio. Aqui é muito importante cuidar da sequência de um contato entre um canal e outro, como quando a pessoa vê uma propaganda na TV e, em seguida, liga para a central de atendimento. As informações precisam estar sempre muito coerentes, mesmo na migração entre canais.
Potencialize as ações aproveitando o melhor de cada canal
Assim como cada canal tem suas limitações, eles também têm as vantagens específicas que devem ser exploradas. A grande sacada de uma estratégia omnichannel é ter um escopo central da divulgação com versões adaptadas para cada canal, aproveitando o que eles têm de melhor a oferecer. Assim, as peças se tornam ainda mais atrativas e eficientes na captação de clientes.
Utilize novas tecnologias para rastrear e mensurar canais
A tecnologia cumpre um papel muito importante na mensuração dos leads gerados em mídias offline. Atualmente, contamos com soluções modernas e avançadas que permitem um controle maior dessas entradas, bem como análises mais precisas e ricas.
O uso de ferramentas tecnológicas contribui em diferentes frentes de ações, das quais destacamos as principais abaixo.
Conheça a dinâmica de entrada dos leads
O grande desafio ao investir em mídia offline está no rastreamento da entrada dos leads. Contudo, utilizando as ferramentas e processos certos, é possível identificar qual foi o canal que efetivamente trouxe cada lead e como foi a sua jornada antes do primeiro contato direto. Com um rastreador de chamadas, por exemplo, sua empresa pode definir números de telefone específicos para cada canal, facilitando a captação dessa informação.
Saiba quais canais atraem e convertem mais
É muito frustrante para um setor de marketing não saber o quanto de vendas um anúncio no rádio, TV ou outdoor traz para o negócio. Com a ajuda da tecnologia de ponta, esse cálculo se tornou mais fácil e preciso. O uso de QR codes em campanhas com apelo visual e de números de telefones virtuais específicos para cada canal permite que cada um deles seja melhor metrificado e analisado dentro da estratégia traçada.
Calcule o ROI de cada canal
Por fim, com acesso a uma quantidade e qualidade maiores de dados, tanto o setor de marketing quanto o de vendas conseguem medir, com mais precisão, o ROI de todas as ações desenvolvidas. Isso é fundamental não apenas para justificar os investimentos realizados, como também para direcionar os próximos passos de forma mais eficiente.
Como vimos neste artigo, é possível investir em mídia offline sem ficar perdido quanto aos seus reais resultados. Adotando processos bem estruturados e as ferramentas tecnológicas certas, os times de marketing e vendas poderão aproveitar muito melhor o potencial desses canais e trazer excelentes clientes para a base.
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