É comum ter dúvidas sobre a melhor estratégia de vendas e como incluir mais inteligência artificial para otimizar processos. Um grande mantra é “testar, testar e testar”. Mas como saber o que realmente funciona ou o que poderia melhorar dentro do seu funil de vendas? Nesse sentido, veja como a tecnologia como sua aliada para fornecer insights através de dados.
Já contamos aqui por quê sua agência ou empresa deve ser data driven (em tradução literal guiada por dados). Em síntese, mais do que ter os dados trabalhando ao seu favor, empresas data driven têm maiores e melhores retornos dos investimentos (ROI).
A inteligência artificial é o conjunto de sistemas capaz de simular tarefas que anteriormente só seriam realizadas através de um recurso humano. Ela acontece por meio de machine learning, ou seja, aprendizado. Como resultado, é a IA que possibilita maior otimização e automação de processos em diversas áreas. Dessa forma, essas tecnologias vêm mudando a forma como diversas empresas no mundo criam suas estratégias.
A inteligência artificial na rotina
Antes de mais nada, a mudança já está acontecendo! Portanto, listamos aqui 4 motivos que são mais que suficientes para começar a aliar a inteligência artificial em técnicas de vendas.
Motivo 1: Acompanhar melhor os resultados
Primeiramente, é possível transformar uma ligação de telefone em uma fonte de dados riquíssima com muitas oportunidades de vendas. Através da inteligência artificial do Phonetrack é possível criar regras de automação a partir de critérios que façam sentido para converter mais, classificar leads, monitorar as ligações e quais termos são de maior interesse do cliente através da análise de palavras chave. Tudo isso em tempo real.
Motivo 2: Qualificar leads
A inteligência artificial aplicada para vendas pode qualificar os leads certos para a estratégia certa. Em outras palavras, é possível identificar clientes que estão mais dispostos a converter. Tudo isso a partir do aprendizado com leads em cada etapa do funil de vendas. Do mesmo modo, é possível priorizar as estratégias adequadas no momento de compra de cada grupo de lead.
Motivo 3: Ter um CRM completo
O CRM (sigla para Customer Relationship Management) já deixou de ser apenas um diretório de cadastros de informações básicas do cliente. Em síntese, eles podem integrar-se com diversos canais de marketing e ferramentas capazes de cercar todos os pontos de contato com o consumidor. Tudo isso com a ajuda da inteligência artificial e ajudando a construir um relacionamento robusto e certeiro com o cliente.
Motivo 4: Otimizar a produtividade do time de vendas
É possível entender todas as oportunidades através de um monitoramento automatizado e inteligente. Ao mesmo tempo, propor melhorias de forma simples. Com isso, os feedbacks para alcançar todos os objetivos estratégicos ficam mais fáceis e claros.
Dessa forma, em alguns anos será praticamente impossível ter uma estratégia de vendas que resulte em bons números de conversão sem a inteligência artificial. É ela quem facilita, organiza e traz insights sobre sua estratégia em qualquer área.
Quer ficar por dentro das principais tecnologias que vão fazer suas vendas voarem? Fica de olho aqui no blog da Phonetrack 😉