Cooperativas de crédito podem aumentar o número de conversões com o apoio da inteligência artificial. Para te ajudar com isso, preparamos este artigo com todas as respostas que você precisa.
A gente sabe que o mercado financeiro tem dificuldades quando o assunto é aumentar as taxas de conversão. Isso ocorre porque a concorrência desse segmento está cada vez mais forte. Quando somamos com o despreparo das equipes e a falta da automatização de alguns processos, isso pode se tornar ainda mais complicado.
Hoje você vai aprender como utilizar a inteligência artificial para aumentar as suas taxas de conversão. Continue lendo para saber mais.
Os desafios para aquisição de novos clientes em bancos e cooperativas de crédito
Você sabia que o Nubank gasta menos de 1 dólar com marketing para conquistar um cliente? O que essa empresa disponibiliza, além de serviços de qualidade, para atrair público para os seus serviços?
Bom, são várias perguntas que surgem em nossa cabeça ao nos depararmos com um dado como esse. A verdade é que, além de focar nas estratégias certas para atrair novos clientes, o Nubank também trabalha fortemente para prestar um bom atendimento e reter os usuários que já fazem parte da empresa.
“O engajamento dos usuários do Nubank não tem relação com interesse financeiro: ao contrário de boa parte das concorrentes, a fintech não paga bônus nem dá brindes a quem indicar amigos que venham a abrir uma conta. Um dos fatores que levou a fintech a se destacar no mercado de bancos e financeiras foi a cultura do foco no cliente. O atendimento humano sempre foi um diferencial, e mesmo após 8 anos de história a ouvidoria do Nubank está entre as cinco melhores do país, segundo ranking do Banco Central.”
– Seu Crédito Digital
Mas o que a prestação de um bom atendimento tem a ver com o aumento da conversão de clientes nas cooperativas de crédito?
Em primeiro lugar, porque a recomendação de quem já é seu cliente é o marketing mais precioso que você pode obter. E segundo, porque saber atender o usuário que está entrando em contato pela primeira vez é vital para fechar novos negócios.
Os profissionais das cooperativas de crédito precisam ter o discurso certo na ponta da língua na hora de converter clientes. Afinal, são de boas conversas que surgem bons negócios. E é por isso que o canal telefônico tem impacto direto na aquisição de novos clientes.
Porém, ter o telefone na palma da mão não é o suficiente. É preciso que os profissionais recebam o treinamento adequado, que o script de atendimento seja assertivo e que as equipes tenham jogo de cintura na hora de adaptar o discurso e ofertas oferecidas ao lead.
Nesse sentido, a inteligência artificial pode se tornar uma grande aliada para bancos e cooperativas de crédito. Pois, através de tecnologias como o Speech Analytics, é possível extrair as informações necessárias para aperfeiçoar o atendimento e aumentar as taxas de conversão.
Logo abaixo você vai entender melhor o potencial dessa inovação para os seus resultados.
Inteligência Artificial para Cooperativas de crédito
O Speech Analytics é uma inteligência artificial que ajuda cooperativas de crédito a melhorarem o atendimento e as estratégias de vendas, além de auxiliar no aumento das taxas de conversão. Para isso, a tecnologia acompanha todas as ligações da empresa em tempo real, extraindo dados de voz e trazendo insights para as equipes de vendas.
Assim, as equipes podem melhorar suas abordagens, identificar falhas no script de atendimento e encontrar problemas na operação.
Aumentando as taxas de conversão
Para aumentar as conversões na sua cooperativa de crédito com apoio da inteligência artificial, basta ficar de olho nos insights trazidos pelo Speech Analytics.
Alguns dados trazidos pela tecnologia são:
- Aderência dos agentes ao script de atendimento;
- Comparativo de desenvolvimento dos agentes;
- Argumentos que vendem mais;
- Humor do cliente;
- Palavras-chave mais importantes;
- Menção à concorrência e a produtos específicos;
- Call Score (produtividade das ligações);
- Palavras de risco (como Procon, Justiça ou Processo);
- Entre outros.
A partir da análise desses dados, você consegue encontrar falhas no seu atendimento de forma mais clara.
Um ponto importante a ser mencionado, é que o Speech Analytics traz dados em tempo real, mas também produz gráficos e dashboards para que a gestão mensure os resultados da equipe.
Com isso, todo mundo sai ganhando. O agente consegue informações úteis sobre o atendimento para adaptar seu discurso, abordagem ou oferta de produto, e a gestão consegue fazer análises, comparativos e extrair relatórios do desenvolvimento da equipe.
Neste artigo, preparamos mais de 10 dicas sobre como extrair o melhor do Speech Analytics. Confira o texto completo e entenda o verdadeiro potencial dessa tecnologia