Você sabe como extrair insights de relatórios quantitativos? Para quem atua em agências de comunicação isso é muito importante!
Por meio de dados que estão relacionados em relatórios de ligações telefônicas feitas para o SAC de uma empresa, por exemplo, podem ser retirados diversos insights. Essas informações aperfeiçoam as estratégias de marketing, publicidade e relações públicas de uma marca.
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Com informações tão valiosas em mãos, o head de planejamento de uma agência de comunicação pode conhecer melhor o perfil de quem compra de seus clientes. De tal maneira, consegue propor ações mais certeiras e que realmente tragam bons resultados.
Quer saber mais sobre o tema e ver como extrair insights de relatórios quantitativos? Então, é só seguir com a leitura!
Relatórios de marketing quantitativos: entenda o que são
Podemos definir os relatórios quantitativos como um documento que reúne uma série de aspectos do atendimento ao cliente.
Tais informações são retiradas de interações realizadas via chamadas telefônicas, contatos pelas redes sociais, em conversas do WhatsApp etc.
A importância desses relatórios se justifica pelo fato de que eles podem gerar um melhor entendimento sobre o que os clientes ou os leads pensam sobre determinada empresa.
De tal maneira, o planejamento estratégico de comunicação e também de outras áreas pode ser aperfeiçoado.
4 passos para trabalhar com dados quantitativos
Para trabalhar com a análise de dados quantitativos, existem alguns passos que devem ser seguidos. Veja, a seguir, quais são eles!
1. Reconhecimento do problema
Ao trabalhar com dados, é importante que se use a criatividade para reconhecer problemas que possam ser resolvidos com essa solução.
A ideia é que se tenha um norte para pesquisar. Ou seja, deve-se fazer perguntas que sejam úteis para as empresas que você atende e que possam ser respondidas com dados coletados nas interações.
2. Análise dos dados
Nessa etapa deve ser realizada a análise dos dados propriamente dita. Aqui, as informações são observadas de forma minuciosa, para que os questionamentos anteriormente levantados possam ser respondidos.
Ferramentas como o Data Studio podem ser muito úteis nesse momento. A partir delas, os dados deixam de ser isolados e passam a compor relatórios e painéis interativos.
3. Geração de insights
A partir da análise realizada, o responsável pela comunicação da empresa poderá ter insights de estratégias e pontos de melhoria nas ações.
Com um panorama real sobre o que os clientes pensam sobre a empresa, por exemplo, ficará mais fácil tomar decisões estratégicas.
Entre outras coisas, você pode descobrir qual é o melhor canal para investir e impactar mais a sua audiência.
4. Acompanhamento das estratégias
A partir do momento em que as estratégias forem geradas, é importante acompanhá-las e seguir coletando dados.
Se uma ação desenvolvida for corretiva, para melhorar o atendimento da empresa, por exemplo, convém buscar novos dados para saber se o resultado desejado foi alcançado.
4 exemplos de extração de insights de relatórios quantitativos
Agora você já sabe mais sobre como extrair insights de relatórios quantitativos. Para que possa se inspirar, apresentaremos alguns exemplos de ideias para ações que podem ser retiradas desses documentos. Observe!
1. Informações para compor a persona
Como você deve saber, as personas são personagens semifictícios e que representam o cliente ideal para uma empresa.
Quanto mais próximas as personas de um negócio forem dos clientes reais, mais certeiras serão as campanhas de marketing e comunicação.
Com os relatórios quantitativos, você poderá extrair informações valiosas e que contribuirão muito para gerar personas bem mais próximas à realidade.
2. Resultados de campanhas de mídias pagas
Mídias pagas, como o Facebook e o Instagram, são fundamentais para que se alcance determinados públicos nos dias de hoje. Por isso, os resultados alcançados ao apostar nessas estratégias fazem parte da lista de insights de relatórios quantitativos relevantes.
O gestor de marketing deve apresentar esses dados para a sua equipe criativa, para que acertos e erros sejam avaliados. Dessa maneira, se poderá aprimorar as peças publicitárias, para que elas sejam mais impactantes para o público-alvo.
3. Palavras-chave para campanhas de SEO
Em estratégias de inbound marketing e produção de conteúdo para web, trabalhar bem o SEO é fundamental. Dessa forma, os materiais produzidos performam melhor em buscadores, como o Google.
A escolha de boas palavras-chave pode ser definida como o coração do SEO. Elas são o principal ponto de partida para a produção de um conteúdo relevante e que possa atrair leads para o blog ou outro canal dos seus clientes.
Para escolher as melhores palavras-chave, analisar relatórios quantitativos também é uma boa medida. O próprio Google disponibiliza informações sobre os termos mais buscados e você pode tirar proveito disso.
4. Satisfação dos clientes
Mensurar a satisfação dos clientes, em relação aos mais diversos aspectos da empresa, também é algo que se espera das companhias, quando falamos de trabalho com dados.
Se os relatórios de pesquisas realizadas por telefone com os clientes apontarem que o atendimento é ruim, por exemplo, podem ser propostas melhorias.
Novamente, depois de um tempo decorrido das ações corretivas serem aplicadas, deve-se mensurar a satisfação dos clientes. A ideia é comparar resultados e verificar se os consumidores estão mais satisfeitos com os produtos, serviços ou atendimento da empresa.
Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo e que ele tenha sido útil para que você possa extrair insights de relatórios quantitativos. E lembre-se, quando for trabalhar com esse tipo de estratégia, deve sempre seguir as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados. Saiba mais sobre isso em nosso artigo que fala sobre a LGPD para agências de marketing.