Na hotelaria, as ligações telefônicas são a forma mais comum e mais fácil de contato. Através das ligações, é possível fazer reservas, tirar dúvidas e realizar pedidos. Tanto é que esse setor faz mais de um quarto de suas reservas através do telefone.
Dessa forma, é evidente a importância que elas possuem para o funcionamento e produtividade do ramo. E não são só as ligações atendidas, mas também as ligações perdidas. Você sabia que é possível recuperá-las e convertê-las em vendas?
Recupere os leads de ligações perdidas agora mesmo com o Call Tracking da PhoneTrack!
O relatório Hotelaria em Números – Brasil 2021 mostrou que a pandemia de covid-19 trouxe redução de ganhos para o setor. Com o avanço dos casos e o isolamento social, as pessoas viajaram menos e, consequentemente, tiveram menos acesso a hotéis. Essa situação causou uma crise no ramo.
Agora, durante o período de retomada econômica e com a chegada da temporada de férias, como reverter essa situação? Continue lendo nosso artigo para saber o que fazer!
A situação da hotelaria e perspectiva de crescimento
A hotelaria é um setor importante e em crescimento. Inclusive, o relatório Hotelaria em Números – Brasil 2019, anterior à pandemia, demonstrou aumento nos números. O documento apresentou crescimento de 4,7% no REVPAR (receita por quarto disponível) e 2,7% no número de quartos. Além disso, houve aumento de 26% na receita total!
A pandemia, que teve início no fim de 2019 e rapidamente se alastrou pelo mundo, trouxe grandes consequências para esse setor. Ela trouxe a diminuição de reservas e, dessa forma, dos lucros. Os gestores fizeram um ótimo trabalho realizando controle de gastos e renegociando com fornecedores, o que manteve diversos hotéis em funcionamento.
Com o avanço das vacinações e o controle da pandemia, o setor começa sua recuperação no último trimestre de 2021. E esse processo deve durar por volta de um ano. As portas estão voltando a se abrir para a hotelaria! Mesmo assim, a JLL’s Hotels & Hospitality Group, relatora do Hotelaria em Números, acredita que a forma de administrar hotéis nunca mais será a mesma.
Monitorar as ligações faz toda a diferença
Se no uso geral o telefone é importante para comunicação e geração de leads, na hotelaria é mais do que essencial. Como falado anteriormente, as ligações telefônicas são a principal forma de comunicação do ramo de hotéis. A maior parte das reservas são feitas através do telefone, o que o torna fundamental para o aumento das vendas. Afinal, monitorar as ligações telefônicas é explorar as possibilidades de conversão em vendas.
O monitoramento transforma suas ligações em dados. Assim, é possível entender melhor o perfil de compra dos seus clientes: interesse em quais quartos, quantidades de reservas, época do ano com mais vendas… A partir dos dados coletados, é possível ter insights que nortearão o trabalho das equipes de marketing e vendas. Assim, dá para ajustar as pontas soltas e adequar suas estratégias!
Sendo as ligações tão importantes na hotelaria, monitorar essas chamadas é dominar a principal ferramenta de contato com os clientes. E, melhor ainda, conseguir aumentar a potência de cada chamada e a capacidade de venda! O nome disso é Call Tracking.
O Call Tracking é uma tecnologia que permite identificar quais campanhas de mídia estão originando ligações para a sua empresa. Também identificar e mensurar quais campanhas estão trazendo mais vendas para a sua empresa. Além disso, também monitora anúncios, integra sistemas de análises, grava ligações e mapeia as ligações perdidas.
Fica claro a relevância de mapear e monitorar as ligações recebidas. Entretanto, não são só as ligações atendidas que geram vendas. Já parou para pensar nas oportunidades perdidas quando as ligações não são atendidas? Quantos consumidores podem desistir da reserva e procurar outro hotel?
É por isso que o Call Tracking também monitora as ligações perdidas. Assim, você consegue retornar essas chamadas e transformá-las em novas reservas para seu hotel!
Transforme as ligações perdidas em oportunidades de vendas
Você sabia que 29% das ligações não são atendidas? E que 53,6% das pessoas que não são atendidas não voltam a ligar? O que você pode fazer sobre isso? Retornar todas com uma tecnologia de Call Tracking!
Além de tudo que o Call Tracking oferece para a hotelaria, uma delas é a análise de ligações perdidas. Essa métrica é fundamental para aumentar as vendas. Ao mapear as ligações não atendidas, você pode retornar essas chamadas e não perder nenhuma oportunidade. Além disso, é possível formular estratégias para diminuir as ligações perdidas, como escalar atendentes nos horários de maior ocorrência.
Em momentos de recuperação econômica da hotelaria, não dá para deixar nenhuma oportunidade passar. E, às vezes, as maiores oportunidades estão nas chamadas que não atendemos. O melhor é estar em todos os canais e ser capaz de monitorar a origem de todos os seus leads.
A partir das ligações perdidas, também é possível analisar outra métrica: quantas ligações foram retornadas. Dessa forma, você pode ligar novamente e recuperar esses clientes e também reduzir gradualmente a necessidade de retornar as ligações. Isso porque já terá formulado estratégias para atender na primeira chamada.
Isso tudo somado a um bom alinhamento na equipe de vendas consegue, até mesmo, diminuir o número de ligações necessárias para fechar uma venda. Ou seja, torna seu atendimento mais ágil, eficaz e produtivo, além de otimizar o tempo da sua equipe.
______________________________________________________________________________
Neste artigo, você viu como as ligações perdidas são essenciais para suas vendas. Principalmente nesse período de retomada econômica e recuperação das vendas na hotelaria. Quer garantir melhores resultados? Conheça a nossa plataforma de Call Tracking, a PhoneTrack!
Confira também 5 indicadores essenciais para a Central de Reservas do seu hotel! E visite regularmente nosso blog para saber mais!