Assim como um jardineiro, um diretor de marketing poderia dizer: “é preciso mais do que chuva para crescer”. Metaforicamente interpretando, isso quer dizer que transformar leads em conversões promissoras exige muito trabalho e dedicação. Apesar de não ser uma tarefa fácil, os resultados podem ser surpreendentes.
Separamos seis dicas que transformarão a forma como você cultiva seus clientes e gerencia seus leads, tornando-os mais efetivos e promissores.
1 | Crie times híbridos de marketing e vendas
É comum vermos a equipe de marketing e o time de vendas trabalhando desconectadas — uma prática que muitas vezes resulta em leads de baixa qualidade. Para se esquivar disso, procure fazer com que pessoas-chave de marketing e vendas se comuniquem frequentemente, no mínimo, toda semana.
Sugira feedbacks para o time de vendas: Os leads recebidos são quentes ou frios? Eles apresentam dúvidas sobre o produto ou serviço que poderiam ser sanados com um bom trabalho de marketing?
Ao se comunicar com uma coequipe, o direcionamento do marketing terá mais foco, os leads serão mais qualificados e isso promoverá uma melhor conexão entre os departamentos.
2 | Colete informações
Faça estudos regulares sobre seus consumidores e analise o atendimento que seus clientes estão recebendo.
Utilize a equipe de vendas e marketing para determinar quais informações são importantes e crie formulários que deverão ser preenchidos por seus clientes. Isso auxiliará na catalogação e nutrição de seus leads.
Se sua equipe de vendas é dividida em subequipes que atendem a mercados ou públicos diferentes, atente-se em adequar a coleta de dados para as necessidades de cada persona.
Realize testes A/B em suas landing pages, a fim de analisar quais campos trazem leads de melhor qualidade.
3 | Faça anotações e pontue seus leads
Após um contato telefônico, o preenchimento de um formulário ou um e-mail recebido, faça anotações a respeito do lead: anote suas qualidades, necessidades e a forma como deve ser tratado no futuro.
Pontue e aplique marcadores: frio ou quente, 0 a 5 estrelas ou qualquer outro sistema que seja interessante para você. O importante é aplicar novas informações àquelas que você já coletou anteriormente.
Isso ajudará sua equipe de vendas a saber quais leads estão próximos de uma conversão ou quais precisam de um auxílio especial, direcionando assim os esforços para conquistar mais um cliente.
4 | Nutra seus leads
Nem todo lead está pronto para fechar negócio. Alguns ainda não estão dispostos a utilizar seus serviços ou produtos, enquanto outros podem estar aguardando para realizar uma transação.
Enviar ocasionalmente campanhas ou pequenos conteúdos a essas pessoas, ajudará com que você seja lembrado e fique gravado na cabeça dos seus futuros clientes, sem que você precise ser inconveniente.
5 | Utilize ferramentas
Existem diversas ferramentas disponíveis para ajudar equipes de marketing e vendas a gerir seus leads.
De fato, é bem possível que sua ferramenta de CRM tenha algumas funcionalidades que ajudarão a gerar e gerenciar leads. Independentemente de qual você use, tenha certeza de que ela está capturando os dados que você precisa para analisar a jornada do seu cliente.
Estas informações potencializam sua equipe de vendas, bem como a de marketing, com tudo o que precisam para transformar leads em conversões.
6 | Rastreie e mensure suas ligações
Muitos diretores de marketing acreditam que compreendem seu funil de vendas plenamente quando, na realidade, acabam não dando a verdadeira importância para um canal de vendas fundamental: o telefone.
O rastreamento de ligações é um adicional fundamental ao seu sistema de gestão de leads. Além de auxiliar no gerenciamento de ligações telefônicas, ferramentas de call tracking, como o PhoneTrack, possibilitam enxergar novos dados, descrevendo com precisão quem são seus leads — online ou offline.
Lembre-se de que suas equipes de marketing e vendas precisam de dados precisos e de sintonia. Tenha isso em mente e continue aperfeiçoando sua estratégia de gerenciamento de leads. Isso pode melhorar significativamente sua geração de negócios.
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