Tudo o que você precisa saber sobre o identificador de cliques do Google Analytics (GCLID)
Se você trabalha com o Google Analytics, já deve ter se deparado com o termo GCLID — ou Google Click ID em algum lugar. Essa sigla representa o mecanismo utilizado pelo Google para identificar de onde os cliques de uma campanha estão vindo.
O que muita gente não sabe, é que esta pequena sigla tem muito mais serventia do que apenas mapear os cliques de um determinado anúncio, mas que também é uma ferramenta essencial para otimizar suas campanhas.
Quer saber tudo sobre o GCLID e como ele pode te ajudar? Continue lendo este artigo que nós preparamos para você!
O que é o GCLID?
O GCLID é a sigla de Google Click ID — ou identificador de cliques do Google. Localizado dentro do Google Analytics, esse mecanismo identifica de onde os cliques de uma campanha ou grupo de anúncios vêm, te ajudando a mapear as campanhas mais efetivas.
Os identificadores de clique estão presentes no mundo virtual há muito tempo. Porém, dificilmente nós vamos notá-los, já que ficam localizados na URL de uma landing page, blog post ou outro tipo de página que você utiliza para impulsionar seu negócio através de anúncios.
Ou seja, esses parâmetros não são exclusivos do Google Analytics. Toda plataforma de publicidade que permite que seus usuários criem anúncios tem seu próprio identificador de cliques. O do Facebook Ads, por exemplo, se chama FBCLID.
Como ele funciona?
O ID de clique do Google cria um parâmetro que é transmitido no URL das suas campanhas. A cada clique que seu anúncio receber, um código de acompanhamento é gerado e incorporado ao endereço do URL.
Esse código gerado é o GCLID, o qual possui um número exclusivo que pode ser utilizado no seu Google Analytics para você obter mais informações sobre o clique recebido.
Ainda parece confuso? Calma que nós simplificamos para você!
Só para ilustrar: imagine que um usuário acabou de clicar no seu anúncio do Google. A partir do momento em que ele entra na sua página, automaticamente um código único e exclusivo é transmitido na URL acessada por ele. Mais ou menos assim:
http://seusite.com.br/?gclid=AbCD123efG
A partir deste momento, você consegue identificar:
- Campanha de origem do clique;
- Grupo de anúncios de onde ele veio;
- Qual Palavra-chave o usuário pesquisou no Google;
- Criativo do anúncio, caso esteja sendo exibido na rede de display;
- Qual a hora do dia em que o clique é feito;
Agora que você já sabe o que é o GCLID, vamos aprender a otimizar as suas campanhas para que suas estratégias sejam ainda mais efetivas!
Usando o GCLID para otimizar campanhas de marketing
Bom, como você deve ter visto, o GCLID proporciona uma série de informações valiosas aos seus usuários. E um dos principais benefícios da ferramenta, está na identificação de campanhas e anúncios que estão trazendo mais resultados para sua empresa.
Afinal, com o identificador de cliques, você consegue mapear os pontos fracos e fortes da sua estratégia. Isso permite que você invista esforços nos anúncios que mostram mais resultados.
O Google Analytics traz uma série de informações minuciosas sobre os acessos da sua campanha, o que é essencial para o monitoramento das suas ações. Mas vale lembrar que o papel de identificar problemas e acertos cabe a você.
Desse modo, para potencializar a análise, mesmo que o Google disponibilize o GCLID de forma automática, muitas empresas utilizam provedores de rastreamento alternativos, pois é possível adicionar ainda mais detalhes na análise.
Se essa estratégia faz sentido ou não para o seu negócio, é um assunto totalmente diferente.
Seja como for, o que você precisa ter em mente é que o identificador de cliques do Google é uma arma com muito potencial para auxiliar as empresas que investem dinheiro em anúncios na plataforma.
A fim de evitar erros e dores de cabeça nesse processo, ao invés de investir em outros provedores de rastreamento, vale a pena considerar ferramentas que fazem integração com o Google Analytics e usem o próprio GCLID para te oferecer mais dados.
A PhoneTrack, por exemplo, é uma plataforma que, quando, integrada ao seu painel de Google Analytics, oferece, com maior riqueza, dados relacionados a ligações telefônicas.
Com a nossa plataforma de Call Analytics, você consegue identificar:
- Quais campanhas, grupos de anúncio e palavras-chave do Google Ads geram mais ligações;
- Quais tipos de anúncio do Google Ads geram mais ligações;
- Otimização das campanhas através da análise das ligações que converteram em vendas.
- De onde (ESTADO) as ligações estão vindo;
- Data e horário de clique.
- Quais páginas do seu site o usuário acessou no período de 7 dias;
- posicionamento no google ads
- Formato de acesso dos leads que originou o clique (mobile ou desktop)
Tudo isso e ainda: saiba quantas ligações você recebeu e número de ligações perdidas, completas, incompletas e perdidas.