Um lead enriquecido é melhor do que 10 leads sem informações. É o mesmo papo de que mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Quem trabalha com o mercado automotivo sabe: não basta sair por aí captando leads sem que esses contatos tenham uma riqueza de informações que contribua para o resultado final em vendas. Concessionárias e montadoras precisam trabalhar com o enriquecimento de leads para tornar a comunicação muito mais eficaz e fazer a jornada de compra realmente trazer resultados efetivos.
O Enriquecimento de Leads, também chamado de Lead Enrichment é um procedimento que vai auxiliar a empresa a reunir e adicionar informações sobre seus Leads. Ou seja, com mais campos de informação sobre cada um dos contatos coletados, torna-se mais fácil transformar esses leads em oportunidades, qualificando-os para a venda.
E é inegável a importância do telefone para que isso seja possível.
No mercado automotivo, de acordo com o Panorama das Concessionárias no Brasil 2019, que foi idealizado pela Followize e pela Contramestre, mostra que “os principais leads (oportunidades de vendas) do mercado automotivo são originados do Facebook Leads Ads (62,9%), iCarros (28,9%), OLX (16,6%), Webmotors (16%), Google (12,6%) e Portal da Montadora (12,23%).”.
Junto a isso, é importante ressaltar que, de acordo com um estudo realizado pela PhoneTrack “70% das pesquisas locais realizadas via mobile resultam em contato com as empresas através do botão “ligar” do Google”.
Saiba mais sobre a importância dos canais de voz (uso do telefone) no mercado automotivo aqui!
Ou seja, as estratégias digitais levam os usuários a entrarem em contato com as empresas do setor, por telefone!
Mas é necessário ir além de atender o telefone e começar a pensar em como utilizar esse canal como uma ferramenta de enriquecimento de leads…
Uma estratégia assertiva: a PhoneTrack no enriquecimento de leads para o mercado automotivo
Concessionárias e montadoras utilizam muito o telefone nas estratégias de venda. Esse canal faz parte da jornada de compra do consumidor desse mercado. Afinal, é uma compra que exige muita pesquisa e as conversas por telefone podem fazer com que o cliente sinta-se mais seguro para finalizar a compra.
E como evidenciamos com os dados apresentados anteriormente, inserir o telefone na estratégia de vendas é primordial para aumentar os resultados.
Mas não basta apenas inserir o canal na jornada. É necessário utilizá-lo de maneira estratégica.
O telefone é mais do que um canal de contato direto
O que queremos dizer é que não basta atender uma ligação e converter esse lead em uma oportunidade. O canal telefônico e o lead telefônico podem ser pensados de maneira a enriquecer a sua base de leads.
Neste aspecto, é necessário encarar os canais de voz como canais de coleta de informações.
Com a PhoneTrack, por exemplo, que é uma plataforma que consegue fazer a mensuração, a análise e qualificação de dados de voz isso se torna possível. Com a utilização da Inteligência Artificial para analisar as ligações telefônicas, nós conseguimos classificar as ligações mais produtivas e criar automações que podem acelerar o processo de venda.
As vantagens de trazer esse enriquecimento de leads através do telefone são muitas! Alguns dos nossos clientes do setor automotivo já conseguem visualizar os resultados.
Grupo Saga: 85% de aproveitamento dos leads telefônicos
Entendendo a importância de se trabalhar com o canal telefônico ao máximo, o Grupo Saga escolheu aprofundar a sua experiência com o telefone, utilizando a PhoneTrack.
Antes da implementação da plataforma, cerca de 45,5% dos leads ligavam apenas uma vez para as concessionárias, e muitas dessas ligações eram perdidas.
Após a implementação, 85% dos leads já são atendidos logo na primeira tentativa de ligação. Isso proporciona com que a jornada de compra e experiência do cliente seja cada vez melhor.
Além disso, com os dados gerados através da inteligência artificial da PhoneTrack, o grupo conseguiu enriquecer a sua base de leads, para qualificá-la da melhor maneira possível. Com isso, conseguiram melhorar as estratégias de investimento em mídia, já que se tornou viável entender de onde esses leads estavam vindo (Google Ads, Facebook Ads, etc).
Ou seja, o Grupo Saga conseguiu superar as barreiras da utilização do telefone apenas como um canal de contato e descobriu que:
- Com a utilização do telefone aliado à PhoneTrack é possível enriquecer a base de leads.
- Com esse enriquecimento, torna-se possível também obter um encurtamento do ciclo de venda. Ou seja a jornada de compra leva menos tempo.
- É possível fazer com que o time de pré-venda ou venda atuem de forma mais assertiva.
- E é possível ainda, enxergar quais são os furos nas estratégias de investimento em mídia digital.
PhoneTrack e Mercado Automotivo: enriquecendo leads para acelerar negócios
Percebe agora como é possível trabalhar com o enriquecimento de leads, através do telefone, de maneira eficaz?
Essa é apenas uma das formas de utilizar o canal telefônico com um viés mais estratégico para o negócio.
Empresas que precisam utilizar o telefone como principal canal de contato com os clientes devem procurar por essas soluções para que as estratégias da jornada de compra tragam resultados reais. É o caso do setor automotivo.
Continue acelerando o seu negócio com as dicas do nosso blog!