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  • 08.03.2021
  • Tecnologias

Do “mobile first” ao “mobile only”: a evolução de um conceito

Do mobile first ao mobile only: a evolução de um conceito

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Mobile first. Se você já trabalhou com comunicação, em algum momento deve ter ouvido essa expressão por aí. A ideia é simples: os dispositivos móveis são vistos como o canal preferido das pessoas. Esse pensamento fez com que toda a criação de materiais de comunicação, como sites, vídeos, blogs, entre outros, fossem moldados para uma experiência no celular. Mas, não é novidade para ninguém: os dispositivos móveis tornaram-se ainda mais relevantes na rotina das pessoas, o que fez o conceito surgir o conceito mobile only. 

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É claro que essa ideia de pensar nos dispositivos móveis em primeiro lugar se espalhou rapidamente pelo Brasil. Afinal, de acordo com números de 2017, o país na época já liderava o número de smartphones conectados na América Latina.

De acordo com dados mais recentes de uma pesquisa da FGVcia, o Brasil tem 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Ou seja, é mais de 1 dispositivo por habitante.

Com isso, é impossível não pensar em estratégias mobile diante de um cenário tão promissor, não é?

É essencial que marcas e empresas de comunicação reflitam sobre as estratégias de desenvolvimento e comecem a considerar essa mudança do mobile first para o mobile only.

Entendendo a diferença: mobile first x mobile only

Os conceitos de mobile first e mobile only são recentes e fáceis de serem entendidos. Vamos aprofundar um pouco mais sobre o que cada um quer dizer?

Mobile first

Quando os dispositivos móveis começaram a ganhar força, o mercado de comunicação e design passou a perceber uma mudança no comportamento de consumo dos usuários que utilizam esses dispositivos. 

Os celulares passaram a se tornar a principal ferramenta de acesso à internet e o desktop perdeu força diante dessa novidade.

Com isso, surgiu a questão: se as pessoas estão acessando a internet pelo celular, muito mais do que pelo computador, não seria o caso de criarmos os materiais e sites mais pensados para esse tipo de dispositivo?

Foi Luke Wroblewski, Diretor de Produto do Google, em 2010, quem trouxe essa questão para o mercado.

É dessa forma que a ideia de Mobile first nos leva a sua definição básica: pensar em sistemas e materiais, PRIMEIRAMENTE, para o celular e só depois para o desktop ou notebook.

Isso é necessário pois existe uma diferença entre abrir um site em um celular e um notebook, por exemplo. Caso o sistema seja pensado apenas para desktop ou notebook, fica difícil o entendimento quando o acesso é por dispositivos móveis.

Quando esse pensamento de mobile first é aplicado, informações desnecessárias são removidas, fazendo com que os sistemas sejam preparados para serem acessados pelo celular.

E o Mobile Only?

Como já afirmamos, o uso de dispositivos móveis se fortaleceu nos últimos. Com isso, a ideia de mobile first evoluiu. 

Para ficar ainda mais claro e para que você tenha uma ideia melhor dessa mudança e fortalecimento desses dispositivos, trazemos alguns números. A Search Engine Watch publicou que “41% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis, 80% das buscas locais em smartphones são convertidas em compras e as pessoas olham o celular aproximadamente 150 vezes ao dia”.

Ou seja, as pessoas começaram a acessar a internet somente pelo celular, ou pelo menos a maior parte das vezes isso é feito através dos dispositivos. 

Cerca de 30% dos usuários brasileiros acessam a internet SOMENTE pelo celular.

Então não faz sentido pensarmos na criação de sistemas e outros materiais apenas por essas plataformas? 

A evolução dos dispositivos móveis nos leva a crer que esse número de usuários que acessam a rede somente pelo celular vai crescer. Então, surge a necessidade de criar produtos e estratégias pensadas exclusivamente na satisfação do consumidor através dessas plataformas.

Ou seja, o mobile first passa a dar espaço ao mobile only.

Invista em plataformas e estratégias que conversem com essa realidade!

Agora que você já sabe as diferenças entre mobile first e mobile only, deve estar se perguntando: mas o que eu faço para mudar?

Em primeiro lugar, invista em estratégias focadas em dispositivos móveis. Pensar em mobile unicamente pode ser um caminho promissor para o futuro.

Além disso, invista em ferramentas que integram essa experiência. Por exemplo, se as pessoas estão utilizando os celulares para acesso à internet, é possível que ligações telefônicas estejam assumindo um papel primordial no contato dos consumidores com as marcas. Apostar em uma ferramenta como a PhoneTrack, por exemplo, que conta com inteligência artificial e análise de dados, é um caminho eficaz para trabalhar de forma mais estratégica o uso do mobile only.


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