Você gostaria que a sua empresa se tornasse uma poderosa máquina de vendas? Com tudo fluindo às mil maravilhas, todas as metas sendo batidas, clientes satisfeitos com o atendimento e ainda retornando para comprar mais ou indicando seus serviços… Um sonho, né? Sonho nada! Isso pode ser realidade, se você se atentar às nossas dicas sobre como usar o call tracking nas vendas, que podem transformar a sua empresa de uma vez por todas.
Hoje em dia, quando o assunto é vendas, existe um canal relativamente negligenciado e que vem sendo mal utilizado: o telefone.
Você já deve ter lido ou escutado que a tecnologia dos smartphones, juntamente com os anúncios do tipo click to call do Google, estão revolucionando mercados locais, a nível mundial. De olho nessas mudanças, muitas pesquisas foram realizadas, ao passo que descobriram que o telefone ainda é um meio de comunicação altamente eficiente para vendas.
Dois dados interessantes confirmam o valor das ligações telefônicas, tanto para comércio quanto para serviços:
❯ As pessoas se sentem mais confortáveis para tirar dúvidas diretamente com alguém. Por “alguém” entende-se uma voz que te responde imediatamente ao ouvir uma dúvida ou objeção;
❯ Quem pesquisa pela venda de um produto ou serviço local, via smartphone, está pronto para adquiri-lo no exato momento da pesquisa.
Com essas informações o que percebemos? Que a sua empresa pode estar perdendo muitas oportunidades em vendas? Sim, infelizmente. Mas uma outra tecnologia vai te ajudar com esse problema: o call tracking!
Sem essa ferramenta, é possível que você esteja perdendo muitas oportunidades de negócios. Mas pense que isso é passado! Porque, agora, tudo o que você precisa é prestar atenção em nossas dicas de vendas, colocá-las em prática e observar sua empresa se transformar em uma poderosa máquina de vendas!
→ Quer entender melhor a transformação digital que vai transformar, e já está revolucionando, os departamentos de marketing e equipes de vendas?
Leia mais em: Transformação digital: como serão marketing e vendas no futuro (ou será no presente?).
Call tracking — o que é
Os softwares de call tracking fornecem diferentes números de telefone para cada veículo em que você anuncia sua empresa, sejam em links patrocinados, no site da sua organização ou até mesmo em propaganda em outdoor.
Como cada mídia tem um número diferente, que redireciona as chamadas para um número previamente definido, o call tracking permite saber a origem de cada ligação para sua empresa — um post no Facebook, um outdoor, uma busca no Google, um spot no rádio, um link patrocinado etc.
E isso ajuda empresas a venderem mais? Não seria melhor investir em mais propagandas direcionadas e melhorar o atendimento feito pela minha equipe de vendas?
Sim, sem sombra de dúvidas! E o call tracking te ajuda exatamente com isso, entre otras cositas más. Venha ver nossas dicas sobre como usar o call tracking nas vendas e, enfim, transformar sua empresa em uma máquina de fazer negócios.
Como usar o call tracking nas vendas
Além da possibilidade de mensurar suas campanhas de mídia e de gerar dados a respeito dos seus prospects, as plataformas de call tracking, permitem gravar as chamadas telefônicas realizadas para a sua empresa, o que é uma solução revolucionária para equipes de marketing e comercial, como um todo.
Ao ter acesso às ligações, você pode conhecer o comportamento dos prospects e clientes que entram em contato por telefone. E isso nenhuma outra ferramenta no mercado te proporciona!
Vale a pena lembrar que, como vimos aqui neste post, os leads que ligam para empresas são importantíssimos, pois estão atrás do seu produto ou serviço e por essa razão estão cheios de informações valiosíssimas.
Dito isso, vamos às 5 dicas de vendas para transformar o setor comercial da sua empresa implementando as soluções de call tracking?
5 dicas de vendas sobre como usar o call tracking nas vendas
1❙Aproveite as oportunidades de vendas
As ligações gravadas permitem que você entenda quantos minutos são necessários para conseguir uma conversão.
O PhoneTrack, maior plataforma de call tracking no Brasil, tem marcadores que indicam quais ligações significam oportunidade de venda, baseados no tempo da chamada. Nesse sentido, é possível identificar facilmente os possíveis compradores e retornar o contato se for identificado que ele é um lead quente;
2❙Retorne as ligações perdidas
Todas as ligações não atendidas podem ser retornadas, assim, se concentra esforços em quem realmente está interessado no seu produto.
Quando uma ligação é perdida, imediatamente, é gerado um alerta para retornar a ligação o quanto antes. Pois, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, 1 em cada 5 ligações para empresas caem na caixa postal, e 57% dessas ligações foram sinalizadas como de alta intenção de compra.
Então, não deixe seu lead encontrar outra empresa que o atenda, retorne a ligação assim que receber o alerta de ligação perdida;
3❙Foque em campanhas que geram leads mais quentes
Invista sua verba para campanhas de marketing naquelas mídias que, de fato, trazem retorno para sua empresa.
Com os relatórios que softwares de call tracking entregam, é possível identificar as campanhas que geram mais conversões e, assim, permitir um cálculo de ROI muito mais preciso, bem como reduzir o custo de aquisição de novos clientes e leads.
Ou seja, controle seus gastos e aumente suas vendas apenas observando os dados gerados a partir do rastreamento das ligações telefônicas;
4❙Integre o canal telefônico com suas ferramentas de gestão de clientes
Personalize o atendimento aos leads que ligam para sua empresa ao identificar se ele é um prospect, se é um cliente novo ou se é um antigo cliente e direcione o atendimento levando em consideração o perfil e o histórico de quem liga para sua empresa.
A integração com ferramentas de gestão de clientes permite, portanto, que você otimize o trabalho da equipe comercial e melhore sua imagem ao oferecer atendimento personalizado aos seus prospects e clientes;
5❙Identifique horários de pico e dimensione sua equipe de vendas
Analisar os horários que apresentam maior volume de ligações recebidas parece ser uma solução perfeita para dimensionar a equipe responsável por atender telefonemas, mas analisar os horários que mais recebem ligações perdidas e leads quentes (oportunidades de vendas) é ainda mais eficiente para o atendimento dos seus clientes.
Portanto, analisar esses indicadores permitem que sua empresa se adeque às necessidades dos seus prospects e converta-os mais facilmente ao atendê-los assim que ligam;
EXTRA❙ Treinamento
Sim, muitas empresas utilizam as ligações gravadas e armazenadas pelo PhoneTrack para realizar treinamentos mais efetivos para suas equipes comerciais e até de marketing. Porque, com essa funcionalidade, é possível identificar dúvidas frequentes, perfil dos clientes, escutar quais tipos de atendimentos convertem mais e padronizar o discurso dos atendentes, sem soar como robozinhos, claro.
Torne-se referência para seus clientes oferecendo atendimento de telefone com grande excelência e diretamente focado para seus públicos.
→ Quer saber mais como as ligações telefônicas melhoram o treinamento de vendas da sua equipe comercial?
Leia mais em: Como o telefone pode se tornar seu melhor amigo no treinamento da equipe de vendas.
Pronto! Agora você já sabe como ajudar sua empresa a se transformar numa máquina de fazer negócios. Basta saber como usar call tracking implementando essas dicas de vendas. E isso é fácil, fácil. Sabe o por quê? Porque o PhoneTrack faz demonstrações gratuitas para você testar nossa plataforma. Solicite ainda hoje, clicando aqui!