Seja você um vendedor, um analista de suporte ou um profissional de marketing, você deve saber que ouvir o que os clientes têm a dizer é fundamental para vender mais ou aumentar a satisfação do público com o seu serviço/produto. Com isso em foco, os dados de voz representam um enorme potencial para fazer a diferença nas suas estratégias. Saiba como:
Extrair dados é um requisito básico para empresas criarem estratégias e estarem sempre um passo à frente da concorrência. A boa notícia é que, nos dias de hoje, existem diversas formas de conseguir as mais variadas informações e, com elas, decifrar quais são os próximos passos que seu negócio precisa dar.
Porém, quando se fala em dados, pouquíssimas empresas se preocupam com os dados de voz. Você já ouviu falar neles?
Dados de voz são informações extraídas através do contato por canais de comunicação oral. Sem sombra de dúvidas, as chamadas telefônicas são as mais conhecidas entre os meios de comunicação desse estilo. Porém, não podemos deixar de mencionar que as chamadas de vídeo, áudio por canais como WhatsApp, entre outros, também entram nessa categoria.
Mas como extrair dados de voz? E melhor: como eles podem me ajudar a vender mais? A aperfeiçoar a experiência dos meus clientes?
Essas e outras respostas você encontra neste artigo que preparamos para você. Vamos em frente?
O que são Dados de Voz?
Dados de voz, como o próprio nome sugere, são informações extraídas através da interação por meio da fala. Para obter um exemplo claro de como eles funcionam, basta olharmos para tecnologias como o Speech Analytics, que transforma a voz dos clientes em dados estratégicos para as empresas.
Mas como assim?
O Speech Analytics é uma inteligência artificial que acompanha as suas interações com os clientes. Através dessa proximidade com as suas falas, essa IA começa a apresentar dados, em tempo real, sobre tudo o que está sendo dito durante a conversa.
Por exemplo: suponhamos que você é dona(o) de uma instituição que presta serviços de empréstimos. O principal canal de contato entre você e seus clientes é o telefone. O Speech Analytics consegue mapear:
- quais são os produtos mais procurados;
- as condições mais buscadas pelos clientes;
- quais concorrentes estão sendo mais mencionados;
- quais as reclamações mais presentes;
- e muito mais.
Tudo isso é extraído através da fala do seu público. Ou seja, essa tecnologia transforma, literalmente, a voz em dados.
Mas não para por aí. A extração de dados de voz, através do Speech Analytics, também consegue identificar o humor do cliente com quem você está conversando. Além disso, você tem a possibilidade de monitorar a efetividade das suas chamadas, identificar quais argumentos vendem mais, que palavras nunca devem ser mencionadas, entre outros.
Tudo isso pode ser utilizado para desenhar novas estratégias para a sua empresa. Como fazer isso? A gente te mostra!
Como usar na minha estratégia?
Usar dados de voz na sua estratégia pode potencializar suas vendas e aperfeiçoar a experiência do seu público. Veja só:
Com o uso de uma inteligência artificial como o Speech Analytics, você consegue obter dados riquíssimos para seu script de vendas.
Como dissemos anteriormente, essa funcionalidade te auxilia a mapear os melhores argumentos para vendas. Você também consegue descobrir quais condições de compra o seu público busca, como descontos, por exemplo. Isso te ajuda a definir melhores estratégias de negociação.
Além disso, é possível identificar, não só quais concorrentes são mais mencionados, como também os produtos que eles disponibilizam ao público.
Com essas informações, você consegue acompanhar o que outras empresas do segmento estão fazendo, ter uma carta na manga para cobrir possíveis ofertas e saber onde seu produto/serviço se destaca se comparada a elas.
O Speech Analytics também permite que você mapeie quais vendedores estão com uma melhor desenvoltura, quais os gargalos processuais que estão te prejudicando, qual a porcentagem de ligações que está sendo mais produtiva, entre muitos outros insights.
Em contrapartida, do ponto de vista da User Experience, times de suporte e atendimento tem na tela qual o humor do cliente. Com isso mãos, é possível adaptar as falas do agente para obter uma troca mais assertiva e focada nas necessidades do usuário.
Também é possível identificar quais produtos estão dando mais problema, alertas para quando expressões como “reclamação” ou “ouvidoria” forem ditas, tom de voz do agente, e muito mais!
Com tudo isso em mente, fica bem mais fácil identificar o quanto o uso dos dados de voz pode ser benéfico ao seu negócio, não é verdade?
E na prática, como os dados de voz podem me ajudar?
Vamos imaginar que a empresa TJ Veículos tem 100 ligações no mês, com uma média de 1 minuto cada uma. Existe uma estimativa do mercado de que o tempo de uma transcrição manual pode ser 5x maior do que o tempo da duração da própria gravação.
O gerente de vendas, Ronaldo, tem percebido que o NPS da empresa está caindo na mesma proporção das suas vendas, que até então eram um sucesso pelo telefone. Ele tem um palpite (pois escutou de forma informal alguns atendentes) de que o time está desatualizado sobre o script de atendimento.
SEM Speech Analytics
Ronaldo pode resolver isso escutando todas as ligações para, então, analisar os dados de voz. Fazendo tudo manualmente, ele vai precisar de mais de 5h apenas para escutar e digitalizar todas as ligações— tudo isso sem considerar o tempo de análise em si.
COM Speech Analytics
Com o Speech Analytics, Ronaldo consegue pesquisar e obter, com alguns cliques, o universo de todas as 100 ligações e perceber: uma palavra específica, frases mais comuns, temas mais frequentes, potencial da ligação gerar venda e outros tópicos importantes. Tudo isso em alguns minutos.
Muito mais simples, não é verdade?
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