Iniciar uma cultura Data Driven quando se trabalha no setor financeiro é um processo que pode gerar muitas dúvidas. Com o apoio das tecnologias certas, é possível tornar esse caminho mais simples.
Uma cultura data driven é fundamental para que as empresas tomem decisões mais assertivas. Para empresas da área financeira, o apoio nessa estratégia é crucial para detectar problemas e automatizar os processos diários, já que empresas desse segmento geram um grande volume de dados por dia.
Mas por onde começar a cultura data driven da minha organização de serviços financeiros?
Esse artigo vai trazer a resposta que você precisa! Vamos em frente?
Os desafios na implementação da cultura data driven na área financeira
O uso de dados de forma estratégica não para de crescer dentro das empresas. E não à toa, afinal, com essas informações em mãos, é possível direcionar melhor os próximos passos do negócio. Pois uma cultura data driven ajuda a gestão a ter um conhecimento profundo tanto do negócio, quanto de todo o mercado em que está atuando.
Empresas orientadas por dados têm 3 vezes mais chances de obter melhorias significativas na tomada de decisões.
Já falamos por aqui sobre o poder dos dados para equipes de marketing. Também conversamos sobre o potencial da cultura data driven para equipes de vendas e para o atendimento ao público. E é claro que para empresas da área financeira isso não seria diferente.
No entanto, empresas desse segmento podem enfrentar algumas dificuldades em se adaptar à uma cultura Data Driven. Segundo a Invesp, entre os inúmeros motivos para essa dificuldade, estão:
- Tecnologia insuficiente – para 44% das empresas;
- Falta de engajamento interno – para 34%;
- Falta de recursos próprios para extração de dados – para 32%;
Apesar de desafiadores, esses motivos podem ser superados de forma mais simplificada com o apoio das soluções certas. O uso da inteligência artificial, por exemplo, pode ser o primeiro passo para que sua empresa de serviços financeiros consiga passar por cima desses desafios.
Logo mais, você vai entender melhor como a IA pode ser seu braço direito nesse processo. Além disso, você também vai descobrir quais são os primeiros passos que sua empresa precisa dar para uma cultura data driven eficiente.
Por que investir numa cultura de dados?
Uma cultura focada em dados nas empresas da área financeira é fundamental para a previsibilidade de cenários que podem ser prejudiciais para o negócio. Isso faz com que as decisões que a gestão vai tomar sejam mais assertivas e com resultados mais previsíveis.
Além disso, é possível automatizar algumas tarefas. Por exemplo: com dados na palma das mãos o tempo todo, a empresa consegue identificar se oferecer um empréstimo para determinado cliente é um bom negócio ou se é preciso adaptar uma oferta para não ficar no prejuízo. Essa análise que, antes, seria feita de forma manual, pode ser 100% automatizada numa cultura data driven.
Outras vantagens de uma cultura orientada a dados:
- Controle e direcionamento correto dos custos da empresa;
- Possibilidade de oferta de serviços personalizados de forma mais simplificada;
- Segurança;
- Prevenção a cenários futuros;
Por fim, uma cultura data driven é o pontapé inicial para que sua empresa trilhe um bom caminho, tomando as decisões certas e sem colocar em risco a saúde financeira dos negócios.
Como iniciar uma cultura data driven em empresas do setor financeiro
Está na hora de entender quais os primeiros passos para implementar uma cultura data driven no setor financeiro. A implementação dessa estratégia tem transformado a forma como a gestão trata a oferta e disponibilidade de serviços, além disso, os dados são usados como recurso primordial para controlar e otimizar as operações
Dados de voz
Você já está familiarizado com os dados de voz? Se a sua empresa da área financeira utiliza o telefone e chamadas de voz na estratégia de conversão e relacionamento com o público, eles podem ser um bom ponto de partida para a criação da sua cultura data driven.
O Speech Analytics é a inteligência artificial responsável por este trabalho. Para isso, a tecnologia acompanha todas as chamadas de sua empresa e extrai dados em tempo real. Assim, o agente consegue adequar seu discurso conforme o seu objetivo e a gestão consegue qualificar o atendimento de forma automatizada.
Você consegue acompanhar, por exemplo:
- Produtos mais mencionados;
- Condições de pagamento mais procuradas;
- Quando seus concorrentes são citados nas chamadas;
- Nível de adesão dos agentes ao script de atendimento;
- Palavras-chave ditas pelo agente e pelo cliente;
- Sentimento do cliente;
- Quais argumentos vendem mais;
- Nível de produtividade das chamadas (call score);
- Outros dados da pessoa que te ligou (origem da ligação e histórico de chamadas, por exemplo).
Com essas informações, é possível encontrar gargalos no seu processo de atendimento e aumentar a taxa de conversão da sua empresa na área financeira. Afinal, a gestão terá uma visão mais clara e detalhada das chamadas de forma 100% automatizada.
Além disso, os dados em tempo real trazidos pelo Speech Analytics ajudam o atendente, seja ele um vendedor ou profissional de suporte, a adaptar sua postura conforme as necessidades do cliente.
A empresa Certto Telecom, por exemplo, utilizou a nossa inteligência artificial para aumentar o ticket médio e aperfeiçoar o processo de atendimento. Então por que não fazer o mesmo com sua empresa no setor financeiro?
Análises em tempo real
Além do Speech Analytics, existem outras tecnologias que trazem dados em tempo real para a sua empresa. Elas são fundamentais para compreender e responder ao comportamento dos consumidores de forma ágil.
Portanto, a análise em tempo real ajuda os bancos e empresas do setor financeiro a terem informações como o que o público quer e precisa e quando ele quer e precisa. Dessa forma, é possível criar ações para satisfazer a procura dos consumidores, como o disparo de e-mails, realizar ligações e até mesmo criar ações de marketing exclusivas para cada situação.
Para que isso seja possível, existem tecnologias desenvolvidas para processar grandes volumes de dados e torná-los legíveis e acessíveis para análise humana, com gráficos e indicadores de fácil leitura. Os ERPs são os softwares mais famosos nesse aspecto.
Automatização na monitoria de atendimento
A cultura data driven pode ter um impacto positivo na monitoria de atendimento da sua empresa no mercado financeiro. O uso do Call Tracking, por exemplo, fez com que pudéssemos reunir alguns dados valiosos sobre as ligações telefônicas recebidas por empresas desse setor, como:
- O número de chamadas perdidas no segmento financeiro chega a 35,8%;
- 70% dos leads telefônicos realizam uma única chamada para instituições financeiras;
- 58,7% dos leads que não são atendidos na primeira ligação, nunca mais tentam um novo contato;
- 45% das ligações são originadas de campanhas do Google e 24,7% de anúncios na TV;
- 55,9% das ligações recebidas por essas empresas são consideradas ‘muito improdutivas’, ao passo que somente 29,4% delas são consideradas ‘produtivas’.
Esses números dizem muita coisa. Através da análise desses dados, é possível investir em melhorias para melhorar os resultados. Além disso, é muito importante entender que, muito mais do que um canal de atendimento, o telefone pode ser uma fonte inesgotável de dados.
Combate à fraudes e crimes financeiros
A cultura data driven para empresas da área financeira também é crucial para uma das maiores preocupações dos clientes: fraudes e crimes financeiros.
A fim de diminuir a vulnerabilidade nos serviços de pagamento online, é possível investir esforços em sistemas de monitoramento de fraudes. Assim, essas tecnologias conseguem fazer uma análise preditiva através da inteligência artificial para detectar e combater atividades fraudulentas de forma ágil.
Nesse sentido, os softwares focados em repositórios do tipo Data Lake são os mais utilizados por empresas desse segmento.
Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a entender o potencial da Cultura Data Driven para empresas da área financeira. Para saber mais sobre o universo dos dados, continue acompanhando o nosso Blog!