Antes de mais nada, criatividade e dados são marcas importantes publicidade. Seja como for, não se faz comunicação de marcas e negócios sem a busca por novas ideias e a criatividade que vai encantar o público consumidor. Ao mesmo tempo, com a utilização de dados nas campanhas, abriu-se um novo mundo para os profissionais da área.
Ainda mais, não é à toa que uma das maiores premiações do mercado da publicidade possui uma categoria com o nome de Creative Data. Nesta categoria de Cannes Lions, são consagradas campanhas que usam dados aliando-os à criatividade. Com isso, as campanhas vão além da divulgação pura e simples, mas inovam e brincam com os números e as ideias de uma forma única.
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Campanhas que uniram criatividade e dados
Dessa forma, para mostrar o valor de aliar os dados à criatividade, separamos 3 campanhas publicitárias que inovaram, utilizando dados, confira:
1. The Time We Have Left – Pernod Richard
A Pernod Richard trouxe, em 2019, uma campanha incrível que apresentava quanto tempo de convivência que as pessoas ainda possuem umas com as outras, através da utilização de um algoritmo.
A campanha utilizou dados disponíveis em um instituto de pesquisa e a agência responsável criou o seu próprio algoritmo para que fosse possível calcular o tempo ao lado das pessoas que amamos.
Como resultado, o case é uma das provas de que é possível criar histórias comoventes, que cativam, utilizando números!
2. #GoBacktoAfrica – FCB / Six Toronto
A agência FCB / Six Toronto, também em 2019, apostou nos dados para criar uma campanha que levou o Grand Prix na categoria Creative Data, do Cannes Lions, em que falava sobre racismo.
A campanha, criada para o cliente Black & Abroad — uma agência de viagens especializada em criar experiência para pessoas negras — conquistou à todos, pois utilizada dos discursos de ódio, racistas, das redes sociais, para divulgar a beleza do continente africano.
Para esta ação, foi desenvolvida uma forma de escanear a frase “go back to Africa”. Assim, todas as vezes que algum usuários das redes sociais publicava comentários racistas utilizando a frase, a FCB / Six identificava o comentário e respondia com imagens de todos os 54 países do continente. Ao mesmo tempo em que usava a hashtag #GoBackToAfrica como forma de incentivar à viagem ao continente.
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3. Pet Commerce – Ogilvy
A agência Ogilvy desenvolveu para a Petz, um dos maiores Pet Centers do país, uma campanha com foco na análise das expressões dos cachorros para que eles mesmos escolhessem os brinquedos que gostam através de um e-commerce.
Em síntese, a ação contou com o desenvolvimento de uma tecnologia que utiliza dados relacionados às expressões dos cães. Dessa forma, era possível entender quando eles gostam ou não gostam de um brinquedo que é apresentado a eles pela plataforma.
Utilize criatividade e dados a seu favor!
Seja como for, essas três campanhas são a prova de como aliar números, dados e informações à criatividade. Tudo para criar uma comunicação inovadora para qualquer marca.
Contudo, não precisamos ir muito longe para isso e não é necessário desenvolver tecnologias grandiosas. Ao passo que, existem inúmeras plataformas que oferecem informações-chave para a elaboração de estratégias criativas para empresas dos mais diferentes segmentos.
A Phonetrack, por exemplo, traz dados relacionados às ligações telefônicas, utilizando a inteligência artificial para analisar essas ligações e entender a fundo o comportamento de quem está ligando.
Como resultado, esses dados com certeza vão ajudar times de criação e planejamento em campanhas mais completas e criativas.
Veja como a PhoneTrack pode ajudar agências de comunicação a mensurar melhor as campanhas e incluir dados de voz. Conheça o Analytics das ligações:
Enfim, faça um uso inteligente dos dados disponíveis e elabore campanhas e ações que realmente sejam inovadoras.
Por fim, gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para mais inspirações e informações sobre como você pode utilizar os dados à seu favor.