Às vezes gerenciar vendas é tarefa para uma máquina. Não é incomum que, em um único dia, gerentes de vendas precisem treinar novos integrantes da equipe; precisem dar feedback ao time; precisem verificar se os objetivos estão sendo alcançados; precisem analisar dados; precisem determinar novas estratégias; precisem avaliar a performance do time comercial… (a lista não acaba por aqui!). Mas é possível otimizar todas essas obrigações com as informações certas, e os mais ricos são fornecidos pelos seus próprios clientes ao telefone. Por isso, a conversão de voz em texto pode ser “A” solução para os seus negócios.
Ao acompanhar o que as ligações telefônicas indicam para a sua empresa, você descobre quantas ligações estão convertendo por esse canal, o que os vendedores estão dizendo e o que não estão dizendo, quais deles estão fechando negócios, quais estratégias eles usam para vender, bem como que tipo de discurso converte mais, entre muitas outras informações estratégicas para melhorar a performance de vendas na sua empresa.
Informações como essas são cruciais para refinar os esforços de vendas e desenvolver estratégias mais certeiras para o seu time de vendas, não é mesmo? E você pode consegui-las de maneira bem fácil: fazendo a conversão de voz em texto com o uso de um software de call tracking.
E me fazer ler mais relatórios, conversas transcritas, vai otimizar meu tempo como? — pergunta você assustado. E eu te respondo:
Calme lá! Vamos ver primeiro do que se trata a conversão de voz em texto e depois como usá-la estrategicamente para refinar as suas estratégias de vendas. Tá?
Conversão de voz em texto
Primeiro um importante dado para ter em mente: independentemente dos diversos canais de comunicação disponíveis para o contato entre cliente e empresa, 80% das pessoas ainda preferem resolver seus problemas diretamente com um agente humano, por telefone.
Agora uma verdade onerosa: o custo para manter equipes de vendas é bastante alto. Não é mesmo? Por isso, investir em ferramentas que ajudem efetivamente a melhorar a performance da equipe comercial é extremamente importante.
O recurso de conversão de voz em texto, disponível em avançados sistemas de call tracking, acaba sendo uma primorosa mão na roda para empresários, supervisores e gerentes de vendas que sonham em ver suas taxas de conversão deslancharem.
As novas tecnologias de voz reconhecem a fala humana com o uso da inteligência artificial. Desse modo, robustos softwares são programados para reconhecer padrões na fala e transformar todo áudio conversado, através do canal telefônico, em texto.
Uma vantagem simples da tecnologia de conversão de voz é que ela permite encontrar mais facilmente informações sobre aquilo que foi discutido por telefone, sem a necessidade de ouvir inteiramente todas as chamadas telefônicas para saber o que foi conversado.
Mas para times de vendas, focados em performance, existem muitas outras vantagens que a conversão de voz em texto traz para uma empresa.
Vamos ver como a conversão de voz em texto pode ser extremamente útil quando utilizada com um avançado software de call tracking?
Como converter voz em texto com call tracking
Atualmente, as plataformas de call tracking estão voltadas para melhorar os esforços das ações de marketing e fornecer informações estratégicas para times de vendas. Por essa razão, alguns softwares de call tracking têm quatro ferramentas importantíssimas que todo gerente de vendas precisa ficar atento se deseja ter o time de vendas de seus sonhos.
| Monitoramento de ligações:
O monitoramento de ligações telefônicas é o grande diferencial das avançadas plataformas de call tracking. Desse modo, o monitoramento consiste em gerenciar os contatos realizados por telefone, mensurar as chamadas recebidas, rastrear números e outros dados de quem originou a ligação.
É com essa funcionalidade que os gestores podem coletar informações valiosas para as empresas, para nortear tomadas de decisões e oferecer insights de melhorias em todo o processo de vendas e atendimento, além de monitorar e auxiliar no treinamento de equipes como um todo.
Tais plataformas de monitoramento de ligações possuem painéis de controle onde ficam disponíveis diversos relatórios gerenciais e ferramentas específicas que ajudam a melhorar o atendimento telefônico, avaliar a performance dos vendedores, aperfeiçoar o trabalho das equipes de atendimento e fornecer informações extremamente estratégicas para a gestão.
Portanto, gerenciar essas informações permite que supervisores se assegurem de que seus vendedores estão focados nos detalhes e realizando os procedimentos padrão de vendas da sua empresa, como realizar follow ups.
| Gravação de chamadas:
Nas plataformas mais avançadas de call tracking, todas as chamadas recebidas podem ser gravadas para que gestores tirem dúvidas sobre o atendimento prestado, verifiquem indicadores estratégicos codificados pela análise de voz e concentre seus esforços em melhorar esse importante canal de vendas (o telefone).
Sabemos que supervisionar cada conversação no software é uma tarefa pra lá de dispendiosa, porém, ter a garantia de que a interação entre seus vendedores e clientes está sendo gravada, de maneira discreta, é ter a possibilidade de acessar informações necessárias quando for preciso, seja para pegar dados que não foram anotados na chamada ou até mesmo diagnosticar as habilidades de um vendedor recém treinado, por exemplo.
| Transcrição das chamadas:
As ASR (automatic speech recognition) ou, em português, o Reconhecimento Automático de Voz é uma tecnologia que permite aos softwares interpretarem a fala humana, transformando qualquer palavra oral para o formato de texto.
As transcrições das chamadas agilizam bastante o serviço de gestores de vendas, pois são mais facilmente acessadas. Você pode buscar por um termo diretamente no sistema e encontrar exatamente o trecho que precisa em uma conversa; além de ser mais fácil encaminhar arquivos de texto por outros canais, como e-mails.
| Reconhecimento de palavras-chave:
Os sistemas de call tracking que fazem gravação e transcrição das chamadas telefônicas recebidas também identificam palavras-chave e frases que indicam momentos positivos ou negativos durante a ligação.
Essa ferramenta permite que os gerentes reconheçam e encontrem mais rapidamente os momentos que consideram importantes em uma chamada específica, em vez de ler ou ouvir tudo o que foi conversado entre cliente e atendente.
Também é possível padronizar esses marcadores de palavras-chave, criando e adicionando diferentes classificações e status para as ligações recebidas por sua empresa. Desse modo, você qualifica e identifica os tipos de leads que entram em contato por telefone.
Percebeu todas as possibilidades que a conversão de voz em texto pode fazer pela sua equipe de vendas com pouco esforço? Pois é, além de incrementar a performance da sua equipe essa tendência também fornece informações bastante estratégicas para suas tomadas de decisão na empresa. É ou não é uma “A” solução para otimizar tempo?