Na era digital, as mídias online possuem um importante papel quando tratamos de promover as empresas e os métodos de divulgação com maior reprodução. Porém, entre as agências, é comum que alguns clientes optem por não investir em mídias. Tal ação pode impossibilitar que a agência consiga exercer seu trabalho com a empresa da melhor maneira e comprovar o valor de seu serviço.
Isso acontece porque as mídias online possuem a conexão com o público-alvo como uma de suas maiores vantagens, o que pode direcionar a campanha de acordo com seu propósito de alcance.
Dessa forma, é o papel da agência mostrar a necessidade das empresas e, assim, fazer com elas reconheçam a indispensabilidade do investimento em mídias para que, com isso, alcance uma boa performance.
Agora, a grande questão é: como convencer seus clientes a aumentar ou começar a investir em mídias? É só seguir o nosso passo a passo:
Passo 01❙Crie a necessidade no cliente
Para começar a investir em mídias é preciso que os clientes compreendam a necessidade de despender dinheiro em campanhas online. Isso pode ser feito pela a agência por meio de dados ou posicionamento de grandes empresas e especialistas a favor de investimento em mídias.
De acordo com a revista Exame, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. Esse número é um importante indicador para evidenciar a necessidade de uma empresa se manter presente no mundo online e investir nestes canais.
Outro ponto a ser reforçado é com relação ao comportamento do consumidor. Isso porque, durante uma pesquisa da Social Miner, 75% dos consumidores afirmaram realizar buscas online antes de efetuar uma compra, seja para conferir preços, ofertas ou informações sobre os produtos. Dessa maneira, hoje, estar presente com campanhas online é fundamental para que as empresas garantam posição no mercado de atuação.
Por isso, é essencial que as agências exerçam o papel de mostrar ao seu cliente que ele está perdendo sem investir em campanhas e, assim, ficará atrás nas buscas em importantes navegadores.
Passo 02❙ Mostre os benefícios de investir
Após o cliente reconhecer a necessidade de investir em mídias, ele precisa compreender quais serão as vantagens para ele. É neste momento que os profissionais da agência devem apresentar todos os benefícios das mídias e qual o retorno para o investidor.
Para isso, é importante evidenciar que as mídias são fundamentais para que as empresas conquistem autoridade online. Isso porque o Google, como maior buscador do mundo, possibilita que sejam criados Ads e, no momento que uma busca for realizada, a empresa anunciante tenha maior chance de se posicionar nos primeiros resultados.
Além disso, outro benefício é com relação à garantia das mídias em estabelecer um canal de contato direto entre a empresa e o cliente, com respostas rápidas via mensagem ou telefone (principalmente em função da ferramenta click to call).
Segmentar público-alvo, tornar-se referência no mercado e analisar melhor os resultados estão entre as vantagens de investir em mídias e devem ser apresentadas aos seus clientes para que ele reconheça o retorno do investimento.
Passo 03❙ Utilize cases de sucesso
No momento de convencer um cliente a contratar algum serviço ou comprar um produto, uma estratégia fundamental é demonstrar como outras empresas já estão se beneficiando do retorno dessas escolhas. Por isso, os cases de sucesso devem ser utilizados para comprovar os resultados positivos de alguma estratégia da sua agência. Portanto, ter como referência casos de clientes que efetivamente tiveram sucesso com as metodologias da agência é fundamental para que o cliente compreenda o valor do seu serviço.
Além disso, os cases são importantes para nortear o cliente e a agência durante todo o caminho para alcançarem o resultado desejado, com procedimentos em investimento em mídias comprovadamente de sucesso.
Com isso, é possível reconhecer que os benefícios são reais e o aumento dos investimentos devem ser feitos para que alcance os resultados como nos cases apresentados.
Passo 04❙Mostre que o cliente pode acompanhar o retorno de cada anúncio
Para que o cliente se sinta seguro com o aumento do investimento, é necessário que a agência garanta o retorno e, além disso, garanta a ele o acompanhamento desse retorno. Em mídias como o Google Ads, informações das campanhas são facilmente acessadas e gerenciadas. Dessa maneira, é possível tanto que a agência entregue relatórios para acompanhamento ou o próprio cliente consiga criar uma rotina de verificação do desempenho de cada anúncio investido.
Assim, a agência assume o papel de garantir o retorno pelos anúncios em mídias e torna possível a verificação dos resultados, assim, as empresas são impulsionadas a se sentirem mais seguras não apenas para investir, mas também para aumentar o investimento em suas mídias.
Passo 05❙Apresente o valor ideal de investimento para alcançar a performance desejada
Depois que o cliente já compreendeu a necessidade, ele passa a conhecer os benefícios e sabe como enxergá-los. O papel da agência agora é estudar e apresentar o melhor valor de investimento que cada cliente deve fazer para que a empresa performe da melhor maneira.
Por isso, nesta última etapa, além de indicar qual o valor do investimento, é necessário estimar quais os resultados que o cliente terá com o desembolso. Dessa maneira, é possível verificar que o investimento será convertido em retorno para a empresa. Além disso, é necessário identificar quais as melhores mídias para determinado mercado de atuação da empresa. Bem como horários mais apropriados para a divulgação dos anúncios e delimitação de público-alvo.
Após todos os passos será muito mais fácil tornar o seu cliente disposto a aumentar o investimento em mídias.
E aí, já está pronto para inserir todas essas etapas na sua estratégia e, assim, convencer os seus cliente?