Você sabia que o contrato digital pode ser um grande aliado para o setor de vendas? Em tempos de pandemia, fechar negócios à distância virou a única solução para diversas empresas sobreviverem.
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As empresas dos mais variados setores tiveram que se adaptar à transformação digital. Se ainda não estavam neste cenário antes da pandemia, então com certeza tiveram ainda mais dificuldade para se adequarem ao “novo normal”.
Essa nova era das negociações precisa atender, ainda, às exigências e opções do consumidor moderno, com novos padrões de compras e desejos. Então, é nesse contexto que o contrato digital se adequa muito bem às necessidades das equipes de vendas.
Neste artigo, você vai entender melhor os seguintes pontos:
- O que é um contrato digital?
- Como assinar um contrato digital?
- O que é gestão de contratos digitais?
Vamos lá!
Esse texto é uma parceria da PhoneTrack com a Contraktor.
O que é um contrato digital?
Em resumo, um contrato digital nada mais é do que um contrato online, que é criado, assinado e armazenado exclusivamente no meio eletrônico. Assim como o contrato físico (no papel), o digital funciona da mesma forma. Conforme disposto no Código Civil brasileiro, um contrato é uma formalização de um acordo entre partes, sendo necessário que os participantes conheçam e concordem com os termos descritos.
Além disso, temos a Medida Provisória 2.200-2, de 2001, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil). A ICP-Brasil garante a autenticidade, integridade e validade jurídica dos documentos em forma eletrônica.
Com os contratos digitais, os documentos em papel vão se tornando, pouco a pouco, “coisa do passado”. Mas você deve estar se perguntando: se um contrato digital é um documento que tramita somente no meio eletrônico, como faço para assiná-lo? Vamos para o próximo item.
Como assinar um contrato digital?
Como o contrato digital é um documento que só pode tramitar no meio eletrônico, então as partes do acordo precisam assiná-lo através de assinatura eletrônica ou digital.
Para isso, é necessário utilizar uma plataforma de assinatura eletrônica, como é o caso da Contraktor, por exemplo. A solução torna possível que qualquer usuário ou empresa assine documentos em geral, de maneira eletrônica ou digital (com ou sem o uso do certificado digital) e com validade jurídica.
Além da assinatura eletrônica e digital, a Contraktor também é uma plataforma de gestão de documentos digitais, que auxilia na formalização dos documentos da empresa.
O que é gestão de contratos digitais?
Em resumo, a gestão de documentos digitais é a administração dos documentos eletrônicos feita 100% online. Com isso, você pode criar os documentos, salvar modelos, editá-los, disparar para assinatura, cadastrar assinantes, verificar quais assinaturas estão pendentes, monitorar prazos, entre outras facilidades.
Para uma equipe de vendas, a gestão de documentos eletrônicos pode ser uma estratégia que traz muitos benefícios.
Menos burocracia: o setor não vai mais precisar redigir contratos do zero. Além disso, não existe mais aquela coisa de depender de correios, motoboy ou impressão de documentos. Isso também gera uma redução de custos imensa, além de otimizar o tempo.
Assim, você ganha mais velocidade no envio e assinatura de contratos e, ainda, consegue fechar negócios com mais rapidez. E mais negócios fechados significam mais vendas!
Além disso, o time só tende a ganhar produtividade com processos mais eficientes. Além de mais organização, já que os documentos ficam na nuvem e não ocupam espaço físico no escritório.
Tecnologia para todos os setores da empresa
Sobre a Contraktor: para que a sua gestão de contratos digitais seja eficiente, conte com uma plataforma como a Contraktor, que já possui mais de 1 bilhão de reais em documentos gerenciados dentro da plataforma e mais de 170 mil usuários assinando pela ferramenta!
Assim como a PhoneTrack, essas tecnologias são importantes para times de vendas, mas podem ajudar a empresa como um todo. No caso da PhoneTrack, ela traz dados de voz, ajudando setores de marketing, vendas e gestão como um todo. Com a tecnologia, é possível saber qual a origem da ligação (nas campanhas de marketing), qual o período com mais ou menos ligações, qual o potencial da ligação se tornar um venda e várias outros dados importantes.
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