Recentemente, a Netflix lançou um documentário que mostra um pouco mais sobre como as gigantes do mercado da tecnologia coletam e trabalham com nossos dados. Nesse sentido, “The Social Dilemma” traz uma visão crítica importante para a sociedade como um todo. Além disso, deixa claro sobre o quanto as empresas que investem nas plataformas digitais podem trabalhar com os dados para entender melhor o comportamento do consumidor e vender mais.
Assim, quando falamos que o segredo para ter sucesso com o seu público está na sua frente, não é brincadeira. Seja você uma agência de comunicação ou marketing, um anunciante ou uma empresa que quer vender mais. Seja como for, o segredo está aí, nessa tela que você está olhando agora.
![](https://blog.phonetrack.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Comportamento-do-consumidor-e-dados-o-segredo-está-aí-2-1024x683.jpg)
Ou seja, temos acesso a todos os dados possíveis através de um computador. E com esses dados, você consegue entender a fundo as nuances do comportamento do seu público.
Afinal, é inegável pensar que sem dados não teríamos sucesso nas campanhas desenvolvidas para o ambiente digital. Dados disponibilizados pelas mais diferentes plataformas do mercado.
Afinal, eles são como um guia para entender como o comportamento do consumidor funciona.
29% de todas as oportunidades no telefone são perdidas. Veja os dados e como incluir dados de voz pode ser um diferencial para sua agência:
Comportamento do consumidor na teoria e na prática
Philip Kotler apresenta o comportamento do consumidor como sendo a área que estuda como as pessoas, ou grupos e organizações vão selecionar, comprar, usar e descartar produtos, serviços, ideias ou experiências, para satisfazer suas necessidades e seus desejos.
Ou seja, qualquer empresa que procure vender algum produto ou serviço, precisa entender um pouco mais sobre o comportamento do consumidor.
Bem como, a tecnologia, como já apresentamos, está aí para nos ajudar. Em síntese, os dados estão rolando pela rede.
![](https://blog.phonetrack.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Comportamento-do-consumidor-e-dados-o-segredo-está-aí-3-1024x683.jpg)
Nesse sentido, para garantir um melhor aproveitamento das suas estratégias, entendendo a fundo o comportamento do consumidor, separamos diferentes formas de aproveitar os dados de maneira eficiente. Confira:
Acompanhe dados das campanhas e do comportamento do consumidor
Antes de mais nada, você provavelmente já faz isso. Mas com quais olhos você está realizando esse acompanhamento?
Seja como for, acompanhar esses dados é muito mais do que só mensurar resultados. Bem como, acompanhar o desenvolvimento de campanhas digitais, desde a taxa de clique, até mesmo a taxa de conversão, é essencial para entender o comportamento do consumidor.
Você pode estar muito focado em trazer resultados. Mas não entender porque os usuários estão clicando mais em um anúncio do que no outro, pode te levar a perder uma oportunidade.
Mude a forma de mensurar e qualificar as campanhas através do Call Tracking. Baixe o nosso guia gratuito e veja como fazer isso na prática:
Ainda mais, acompanhar os dados que Facebook Ads e Google Ads trazem, referentes às suas campanhas, ajuda a enxergar um comportamento claro do seu público, que pode trazer mais resultados para o seu negócio.
Acompanhe o comportamento dos usuários no seu site e no site dos concorrentes
Outra ação importante é o acompanhamento constante do seu site e dos sites dos seus concorrentes.
- Em quais links as pessoas estão clicando no seu site?
- Quais são as páginas mais acessadas?
- Qual conteúdo seu público mais gostou?
- Qual página tem o maior tempo de retenção de usuários?
- Por que meu concorrente investe em determinado tema para geração de conteúdo?
Para fazer esse tipo de acompanhamento, as próprias plataformas de gestão do site, como o WordPress, por exemplo, podem trazer dados básicos. Bem como, outros serviços, como o RD Station e o SEM Rush, também podem auxiliar com esses dados.
![](https://blog.phonetrack.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Comportamento-do-consumidor-e-dados-o-segredo-está-aí-4-1024x683.jpg)
Acompanhe as trends
Acompanhar tendências de pesquisa, dados sobre o que o seu público está pesquisando no momento, é muito importante para entender o comportamento do consumidor.
Em meio ao período de quarentena, por exemplo, nós encontramos diversas trends que foram grandes oportunidades para alguns segmentos.
- Por exemplo, houve um aumento no número de buscas por práticas de bem-estar durante a quarentena, como o yoga.
- Também houveram mais pesquisas sobre meditação.
- “Como cortar o cabelo em casa?” foi um termo de busca que teve um grande aumento também!
Isso apenas demonstra que em diferentes períodos podem haver diferentes tendências. Ou seja, é necessário acompanhar essas trends para não perder oportunidades de negócio.
Uma forma fácil de fazer isso é acompanhar os dados da ferramenta gratuita Google Trends.
Acompanhe dados de canais específicos
Pensar nos canais de forma separada e entender como os consumidores se comportam em cada um é essencial para uma estratégia bem elaborada.
- Redes Sociais.
- Site.
- Telefone.
- Entre outros.
Veja como o telefone traz muitos dados sobre o comportamento do consumidor e a importância deles para seu negócio. Conheça a Phonetrack:
É necessário acompanhar esses dados específicos para desenvolver ações, seja de comunicação ou de venda direta, que conversem mais com o comportamento do público.
Utilizar o telefone na jornada do consumidor, por exemplo, é uma ótima estratégia. E é possível também, ter acesso aos dados das ligações. A Phonetrack é uma das soluções do mercado que torna possível aumentar a performance através de dados gerados por voz.
Ou seja, é possível acompanhar esses canais separadamente para ter mais sucesso em cada um, conversando com o comportamento do consumidor de forma eficiente.
![](http://blog.phonetrack.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Comportamento-do-consumidor-e-dados-o-segredo-está-aí-5-1024x683.jpg)
Agora que você reforçou na sua mente algumas formas de trabalhar melhor com os dados, que tal aplicar na sua estratégia? Busque por soluções que facilitem a visualização dos dados e que tornem o processo de entender o comportamento do consumidor muito mais simples.
Continue acompanhando o nosso blog para mais informações e dicas!