Recentemente, a Netflix lançou um documentário que mostra um pouco mais sobre como as gigantes do mercado da tecnologia coletam e trabalham com nossos dados. Nesse sentido, “The Social Dilemma” traz uma visão crítica importante para a sociedade como um todo. Além disso, deixa claro sobre o quanto as empresas que investem nas plataformas digitais podem trabalhar com os dados para entender melhor o comportamento do consumidor e vender mais.
Assim, quando falamos que o segredo para ter sucesso com o seu público está na sua frente, não é brincadeira. Seja você uma agência de comunicação ou marketing, um anunciante ou uma empresa que quer vender mais. Seja como for, o segredo está aí, nessa tela que você está olhando agora.
Ou seja, temos acesso a todos os dados possíveis através de um computador. E com esses dados, você consegue entender a fundo as nuances do comportamento do seu público.
Afinal, é inegável pensar que sem dados não teríamos sucesso nas campanhas desenvolvidas para o ambiente digital. Dados disponibilizados pelas mais diferentes plataformas do mercado.
Afinal, eles são como um guia para entender como o comportamento do consumidor funciona.
29% de todas as oportunidades no telefone são perdidas. Veja os dados e como incluir dados de voz pode ser um diferencial para sua agência:
Comportamento do consumidor na teoria e na prática
Philip Kotler apresenta o comportamento do consumidor como sendo a área que estuda como as pessoas, ou grupos e organizações vão selecionar, comprar, usar e descartar produtos, serviços, ideias ou experiências, para satisfazer suas necessidades e seus desejos.
Ou seja, qualquer empresa que procure vender algum produto ou serviço, precisa entender um pouco mais sobre o comportamento do consumidor.
Bem como, a tecnologia, como já apresentamos, está aí para nos ajudar. Em síntese, os dados estão rolando pela rede.
Nesse sentido, para garantir um melhor aproveitamento das suas estratégias, entendendo a fundo o comportamento do consumidor, separamos diferentes formas de aproveitar os dados de maneira eficiente. Confira:
Acompanhe dados das campanhas e do comportamento do consumidor
Antes de mais nada, você provavelmente já faz isso. Mas com quais olhos você está realizando esse acompanhamento?
Seja como for, acompanhar esses dados é muito mais do que só mensurar resultados. Bem como, acompanhar o desenvolvimento de campanhas digitais, desde a taxa de clique, até mesmo a taxa de conversão, é essencial para entender o comportamento do consumidor.
Você pode estar muito focado em trazer resultados. Mas não entender porque os usuários estão clicando mais em um anúncio do que no outro, pode te levar a perder uma oportunidade.
Mude a forma de mensurar e qualificar as campanhas através do Call Tracking. Baixe o nosso guia gratuito e veja como fazer isso na prática:
Ainda mais, acompanhar os dados que Facebook Ads e Google Ads trazem, referentes às suas campanhas, ajuda a enxergar um comportamento claro do seu público, que pode trazer mais resultados para o seu negócio.
Acompanhe o comportamento dos usuários no seu site e no site dos concorrentes
Outra ação importante é o acompanhamento constante do seu site e dos sites dos seus concorrentes.
- Em quais links as pessoas estão clicando no seu site?
- Quais são as páginas mais acessadas?
- Qual conteúdo seu público mais gostou?
- Qual página tem o maior tempo de retenção de usuários?
- Por que meu concorrente investe em determinado tema para geração de conteúdo?
Para fazer esse tipo de acompanhamento, as próprias plataformas de gestão do site, como o WordPress, por exemplo, podem trazer dados básicos. Bem como, outros serviços, como o RD Station e o SEM Rush, também podem auxiliar com esses dados.
Acompanhe as trends
Acompanhar tendências de pesquisa, dados sobre o que o seu público está pesquisando no momento, é muito importante para entender o comportamento do consumidor.
Em meio ao período de quarentena, por exemplo, nós encontramos diversas trends que foram grandes oportunidades para alguns segmentos.
- Por exemplo, houve um aumento no número de buscas por práticas de bem-estar durante a quarentena, como o yoga.
- Também houveram mais pesquisas sobre meditação.
- “Como cortar o cabelo em casa?” foi um termo de busca que teve um grande aumento também!
Isso apenas demonstra que em diferentes períodos podem haver diferentes tendências. Ou seja, é necessário acompanhar essas trends para não perder oportunidades de negócio.
Uma forma fácil de fazer isso é acompanhar os dados da ferramenta gratuita Google Trends.
Acompanhe dados de canais específicos
Pensar nos canais de forma separada e entender como os consumidores se comportam em cada um é essencial para uma estratégia bem elaborada.
- Redes Sociais.
- Site.
- Telefone.
- Entre outros.
Veja como o telefone traz muitos dados sobre o comportamento do consumidor e a importância deles para seu negócio. Conheça a Phonetrack:
É necessário acompanhar esses dados específicos para desenvolver ações, seja de comunicação ou de venda direta, que conversem mais com o comportamento do público.
Utilizar o telefone na jornada do consumidor, por exemplo, é uma ótima estratégia. E é possível também, ter acesso aos dados das ligações. A Phonetrack é uma das soluções do mercado que torna possível aumentar a performance através de dados gerados por voz.
Ou seja, é possível acompanhar esses canais separadamente para ter mais sucesso em cada um, conversando com o comportamento do consumidor de forma eficiente.
Agora que você reforçou na sua mente algumas formas de trabalhar melhor com os dados, que tal aplicar na sua estratégia? Busque por soluções que facilitem a visualização dos dados e que tornem o processo de entender o comportamento do consumidor muito mais simples.
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