A união de ferramentas e estratégias é fundamental para melhores resultados nas campanhas de marketing digital. E a agência de marketing médico em São Paulo, Future Marketing, tem feito essa junção com êxito.
Este post foi desenvolvido numa parceria entre a PhoneTrack e a Future Marketing
A ferramenta de call tracking da PhoneTrack é usada para monitorar as estratégias de marketing na área da saúde, revelando oportunidades de otimização e gerando insights.
Para isso, nossa plataforma disponibiliza a gravação e monitoramento das chamadas, com os dados sendo exibidos em um dashboard unificado. Assim, é possível acompanhar o conteúdo das ligações, métricas, fazer anotações e muito mais.
Como usar a PhoneTrack no marketing para clínicas?
O sócio da Future Marketing, Filipe Cipolla, explica que a PhoneTrack viabiliza um monitoramento quantitativo e qualitativo das campanhas. Assim, é possível identificar oportunidades de otimização em diferentes etapas da estratégia.
No aspecto de qualidade, a ferramenta permite gravar e acompanhar as ligações de potenciais pacientes para as clínicas, viabilizando que os gestores e analistas saibam o que ocorre em cada uma das chamadas.
Além disso, o monitoramento do conteúdo das chamadas é fundamental para identificar gargalos na estratégia que comprometam a experiência do paciente. Como aqueles que impedem o agendamento da consulta, que é o objetivo central das campanhas online.
A PhoneTrack também permite o acompanhamento da quantidade de atendimentos, convertendo os contatos via telefone da clínica em números que podem ser mensurados e comparados. Dessa forma, é possível revelar, por exemplo, aumento dos contatos, tempo médio das chamadas, capacidade de atendimento diária, call score e outras métricas relevantes.
Quais insights a agência de marketing médico obtém?
Quando ferramentas inteligentes como a PhoneTrack são usadas de forma estratégica nas campanhas de marketing médico, elas revelam insights valiosos sobre as práticas adotadas.
É esse tipo de informação, convertido em decisões práticas, que transforma uma estratégia boa em resultados efetivos.
Campanhas de marketing médico
O monitoramento da qualidade das chamadas telefônicas na clínica médica revela, por exemplo, se os contatos são qualificados ou não.
Quando parte significativa das chamadas é de leads não qualificados, é possível constatar que há problemas na execução das campanhas de marketing. Afinal, elas não estão impactando as pessoas certas.
Essa informação é valiosa na reestruturação das ações na campanha de marketing digital para médico, que deverá ser readequada para o público-alvo mapeado.
Qualificação dos leads
Outro gargalo da estratégia que pode ser identificado, é quanto ao lead que não está pronto para o fechamento devido a problemas no funil de vendas.
Um exemplo é quando o site da clínica não traz informações que serviriam para triagem desses contatos.
Por exemplo: um paciente pode estar em busca da especialidade atendida, mas pode ter um orçamento menor do que o necessário à clínica em questão.
Para reduzir esses contatos não qualificados via telefone, uma alternativa é aumentar as informações disponíveis no site da clínica. É possível, por exemplo, incluir o valor da consulta, especialidades atendidas, planos de saúde com os quais trabalha e outras que reduzam as chamadas telefônicas sem potencial de conversão.
Treinamento de equipes
Também é possível que as campanhas de marketing médico e qualificação dos leads estejam apropriadas, mas o gargalo operacional aconteça durante o próprio atendimento telefônico.
Quando um lead qualificado entra em contato via telefone e não agenda a consulta, pode ser por conta da inabilidade do profissional em conduzir o paciente ao fechamento.
Assim, o treinamento de equipes entra como uma etapa fundamental da estratégia na área da saúde. Afinal, é preciso desenvolver habilidades de vendas para reverter possíveis objeções dos pacientes. Como em relação ao preço da consulta ou tempo de espera da agenda, por exemplo.
Nesses casos, é importante que o profissional de atendimento saiba apresentar os diferenciais e vantagens da clínica que justifiquem o investimento.
Esse tipo de informação também é identificável por meio da PhoneTrack. Dessa forma, você reconhece se os resultados insuficientes são consequência dessa falta de treinamento na etapa final da jornada do paciente.
Estruturação dos processos da clínica
O monitoramento das chamadas pela empresa de marketing médico também pode indicar que, apesar das etapas anteriores estarem satisfatórias, falta uma boa estruturação dos processos da clínica.
Um exemplo é a falta do script de atendimento, tornando os contatos pouco padronizados e profissionais. Isso compromete a experiência do paciente e as chances de finalização do agendamento.
Portanto, o script é um importante aliado da estratégia de marketing médico. Afinal, ele reconhece quais são as objeções mais comuns dos possíveis pacientes e indica caminhos para revertê-las.
Muitas agências de marketing encerram sua participação na estratégia de vendas do cliente na etapa de qualificação, não oferecendo suporte para fases posteriores. Elas são decisivas nos resultados alcançados e não devem ser deixadas de lado.
Entender que a estratégia de marketing médico vai desde o primeiro contato do potencial paciente com a clínica até o pós-consulta é indispensável para práticas mais sólidas. Só assim você pode colocar a experiência do paciente no centro e entregar resultados consistentes no longo prazo.